Exclusivo!

Lena morreu!

Heliópolis terá programação de cinema

Cena de O pagador de promessas
O Cineclube Filhos do Sol, o Ponto de leitura Antônio Ribeiro da Graça, a Arca das letras Maria Ferreira de Andrade e o Ponto de leitura da Viuveira estão com um programação cultural denominada Panorama cultural por uma cultura inclusiva. O objetivo é despertar, segundo o seu coordenador José Pereira, um novo olhar entre o cinema e a comunidade de Heliópolis. A programação começa dia 31 de outubro com o tema: Cinema no terreiro de casa. O local será na comunidade de Galinha Morta. No mesmo dia, no horário das 8:00 às 11:30, destinadas a crianças e professores, haverá uma oficina e a exibição de filmes na escola Marcelino Borges, no povoado Tijuco. Pela tarde, das 13:30 às 17:30, no povoado Viuveira, haverá uma oficina sobre movimentos culturais com apresentação de filme e exibição dos resultados do encontro.
No dia seguinte, 1º de novembro, na comunidade de Massaranduba, pela manhã, das 8:00 às 11:30, será realizada uma oficina com crianças e adolescentes sobre cinema. Pela tarde, das 13:00 às 16:30, outra oficina, desta vez com o pessoal da terceira idade, sempre com exibição de filmes. Pela noite, no povoado Serra dos Correias, a partir da 19:00 horas, haverá exibição de filmes e show cultural. No dia 2 de novembro, o Panorama cultural por cultura inclusiva voltará ao povoado Tijuco e lá ficará o dia inteiro. Pela manhã e tarde serão realizadas oficinas com a comunidade. No turno noturno serão apresentados os resultados das oficinas e haverá exibição de filmes.
Dia 3 de novembro, a turma do José Pereira voltará para Massaranduba. A partir das 19:00 horas haverá exibição de filme na Sala de leitura Maria Pereira. Dia 4 de novembro, também na Massaranduba, desta vez na praça do povoado, também serão exibidos filmes. No dia seguinte, será a vez do Bairro Santos Dumont  em Heliópolis. Pela noite haverá também exibição de filmes, a partir das 19:00 horas. No dia 6 de novembro, na véspera do encerramento do programa, na casa de Dona Maria, haverá novamente o Cinema no terreiro de casa, com exibição de filme. O encerramento do Panorama cultural por cultura inclusiva se dará na comunidade de Galinha Morta, onde começou. A partir das 19:00 horas do dia 7 de novembro haverá também exibição de filmes.
Vale lembrar que toda a programação tem entrada franca e deve ser produzido um documentário sobre o evento por uma equipe vinda de Salvador. A organização do Panorama cultural por cultura inclusiva está a cargo de José Pereira e José Milton Vital de Castro, contando com os apoios da Associação dos Artesãos da Viuveira, da Associação Comunitária Cidadania de Massaranduba e do prefeito municipal Ildefonso Andrade Fonseca.