Exclusivo!

TCE fará evento no CEJDS

TCE quer alunos praticando cidadania (foto: divulgação)      O Tribunal de Contas do Estado da Bahia – TCE – está desenvolvendo o pr...

Novidade

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Denúncia: Helânio compra gasolina a 3,19 e Diesel a 2,54

Sinelson, Washington e Nininho denunciaram Helânio - prefeito de Cícero Dantas
Apesar de a Petrobrás anunciar que não haveria majoração do preço de combustível este ano, exatamente para evitar o aumento da inflação, em Cícero Dantas, o prefeito Helânio Calazans está comprando gasolina a 3,19, embora o preço na bomba custe 3,06. Outra espetacular jogada do alcaide foi comprar óleo Diesel a 2,52, quando é cobrado no posto a 2,34. A denúncia foi apresentada pelos vereadores da bancada da oposição, Washington da Sapataria (Washington Andrade Matos), Nininho de Nedito (Jenilson Batista de Oliveira) e Sinelson (Jose Cineido Santana), todos do PDT. Eles formularam representação ao Ministério Público da Bahia, após detectarem as bondades do prefeito em fiscalização rigorosa junto ao TCM. Washington não tem dúvida de que se trata de flagrante improbidade administrativa, isso apenas em dez meses de administração.   
O processo no MP leva número 83397/13 e revela ainda outra preciosidade: o valor unitário de um quilo de graxa chegou a ser comprado por 20 reais. E como o TCM é um órgão técnico, quem olha a prestação de contas vê que está uma maravilha porque seguiu os trâmites legais. O problema é que as leis no Brasil são feitas para beneficiar o corrupto e não proteger a sociedade. Se a Licitação foi feita dentro das normas e ninguém denunciar superfaturamentos absurdos como esses, o prefeito se safa. Daí o trabalho importantíssimo feito pela oposição e pela Câmara de Vereadores. Só se espera é que os vereadores continuem fiscalizando, independente de quem está no Poder Executivo, e não faça a prática do olhar dissimulado se o erro for do “seu” prefeito. Este blog não está pedindo nada demais. Isso é viver num estado democrático e republicano. Não é sonho nem utopia.

Informações básicas do Blog do Rodrigo Ferraz.