Exclusivo!

Poço Verde nega título a Lula. E daí?

A cegueira ideológica impede a transformação real da sociedade (foto: porvir.org.) Dizem que o Brasil está tão dividido que é preciso ...

Novidade

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Potencial de voto de Marina é superior ao de Dilma

               do UOL
Marina Silva (#REDE): potencial de votos superior
A ex-senadora Marina Silva, que busca registrar o seu partido, o Rede Sustentabilidade, na Justiça Eleitoral a tempo de disputar a sucessão presidencial, tem potencial de voto superior ao da presidente Dilma Rousseff, provável candidata do PT nas eleições de 2014. O cenário é apontado pela CNT.
Segundo a pesquisa, encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) ao instituto MDA e divulgada nesta terça-feira (10), 11,1% dos entrevistados disseram que Marina é a única candidata em que votariam. Outros 44% responderam que poderiam votar na ex-senadora. Somados os dois percentuais, a senadora tem potencial de voto de 55,1%. Com relação a Dilma, 20,2% afirmaram que somente a presidente receberia seu voto em 2014. Outros 33,7% disseram que poderiam votar em Dilma, totalizando potencial de voto de 53,9% do eleitorado. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, as duas possíveis candidatas estão tecnicamente empatadas no potencial de voto, mas Marina está ligeiramente à frente. Ainda há outro problema a ser enfrentado por Dilma: a sua rejeição supera a de Marina. Enquanto 41,6% dos entrevistados responderam que jamais votariam na presidente, 30,8% disseram o mesmo para a ex-ministra do Meio Ambiente. A pesquisa mostra ainda que 0,8% dos entrevistados não sabem quem é Dilma e 10,5% desconhecem Marina. 
     O potencial de voto do senador mineiro Aécio Neves, mais provável candidato do PSDB à Presidência, é de 41,4%: dos entrevistados, 6,5% disseram que só votariam em Aécio e 34,9% que poderiam votar nele caso se candidatasse. A rejeição do parlamentar mineiro é de 36,8%. Aécio é desconhecido de 17,9% dos entrevistados. Com relação ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), 2% disseram que ele é o único candidato em que votariam; 25,9% responderam que poderiam votar nele; 33,5% não votariam de jeito nenhum; e 34,7% não o conhecem.