Exclusivo!

A corrupção bolivariana do PT

Gleisi Hoffmann aposta no Brasil como uma Venezuela (foto:Wenderson Araújo)       A senadora Gleisi Hoffmann não é apenas a representa...

Novidade

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Senado quer mandato de 6 anos e fim da reeleição

Senador Romero Jucá - autor da proposta.
Após a revolta dos deputados federais do PMDB contrários à realização do plebiscito da reforma política, a bancada do Senado também passou a defender mudanças no sistema político e eleitoral que batem de frente com as sugestões apresentadas pela presidente Dilma Rousseff. Um grupo de senadores do partido articula a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada em dezembro de 2012 pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), que acabaria com a reeleição para todos os cargos eletivos e estenderia os mandatos para seis anos. 
Na prática, seriam extintas as eleições no país a cada dois anos. O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) apresentou na noite da quarta-feira (3) seu parecer favorável à matéria na Comissão de Constituição e Justiça da Casa e se manifestou em favor de ampliar a proposta original, que prevê a extensão dos mandatos por seis anos apenas de prefeitos e vereadores eleitos em 2016, a fim de coincidir com as eleições gerais de 2022. Para entender melhor, no caso de Heliópolis, o prefeito Ildinho perderia direito à reeleição e o seu sucessor teria um mandato de 6 anos, até 2022. A intenção de um grupo de peemedebistas agora é levar a proposta diretamente para votação do plenário antes do recesso parlamentar.

Informações do Bahia Notícias.