Exclusivo!

Novo Triunfo é a cidade mais pobre do Brasil

Novo Triunfo é a cidade mais pobre do Brasil (foto: Google) Ser Nordeste duas vezes não é fácil. Nossa região está localizada no Norde...

Novidade

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Eduardo Campos é o governador mais popular. Wagner é o 4º pior, diz CNI/Ibope

Fernanda Calgaro - do UOL
Eduardo Campos é o melhor avaliado
O governo de Eduardo Campos (PSB), em Pernambuco, é avaliado como ótimo ou bom por 58% dos pernambucanos, segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o instituto Ibope divulgada nesta quinta-feira (25).O Governador baiano Jaques Wagner é o 4º pior avaliado, perdendo apenas para Sergio Cabral (RJ), Marconi Perillo (GO) e Geraldo Alckmin (SP).






A maneira de governar de Eduardo Campos (PSB), Pernambuco, é aprovada por 76% dos eleitores e 68% da população diz confiar no governador. A gestão dele é considerada ótima ou boa por 58% da população no Estado. Entre os 11 Estados pesquisados, Campos é o governador mais popular. As melhores áreas de atuação da sua gestão são consideradas capacitação profissional, educação e geração de empregos. Em relação à educação, 58% acham que o apoio do governo federal ao estadual é menor do que deveria ser; 27% entendem que é na medida certa; 10% consideram que está maior do que deveria ser; e 2% avaliam que a União não ajuda o Estado nesta área. 9% dos entrevistados não responderam. Pernambuco é um dos Estados pesquisados em que o governo Dilma teve pior avaliação do que o governo local: enquanto 58% dos pernambucos acham ótima ou boa a gestão de Eduardo Campos, apenas 41% pensam o mesmo sobre o governo federal. Campos é cotado para ser candidato a Presidência da República em 2014. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os pesquisadores foram a campo entre os dias 9 e 12 de julho, após a onda de protestos que ocorreu no país. A pesquisa foi feita com 7.686 pessoas com mais de 16 anos de idade em 434 municípios e inclui questões sobre as manifestações populares, a qualidade dos serviços públicos e a aplicação dos impostos arrecadados pelos governos. A pesquisa também avaliou o governo federal e a atuação da presidente Dilma Rousseff, que sofreu queda em ambos os quesitos. A avaliação mostra a opinião da população sobre o desempenho de 11 governadores que, juntos, são responsáveis por quase 90% do PIB (Produto Interno Bruto) industrial.  Os Estados pesquisados foram Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco,  Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.