Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

Professores da rede estadual de Sergipe encerram greve

Após um amplo debate em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira, 12, os professores da rede estadual encerram a greve a acatam a contraproposta do governo. Nesta quinta-feira, 13, os professores retornam as aulas e cada escola definirá o seu calendário de reposição dos dias de greve. A categoria estava em greve desde o último dia 3 de junho, em protesto contra o descumprimento da Lei do Piso por parte do governo estadual. Os educadores contabilizam 514 dias sem reajuste de salários.
O diretor do Sindicato dos Professores, Roberto Silva, confirma que a greve foi suspensa e os professores voltam para as salas de aula nesta quinta-feira, 13. “Estamos na expectativa de que o governo precisa, a partir de agora, dialogar com os professores. A gente entende que uma comissão deverá ser criada de forma imediata. O papel desta comissão será fazer o estudo da folha de pagamento e os problemas dos planos de carreira que deverão ser corrigidos e definir como o governo vai pagar o passível trabalhista de 2012 e do retroativo de 2013. A gente espera que o governo tenha vontade de negociar para que seja superado o problema com o magistério da rede estadual”, disse.
Na tarde da última terça-feira, 11, o governador em exercício, Jackson Barreto, anunciou uma contraproposta oferecendo o reajuste para os profissionais do magistério de 7,97% (como reposição do piso) para toda a categoria, a partir do mês de setembro. A contraproposta foi apresentada pelo secretário de Estado da Casa Civil, Silvio Santos, atendendo à solicitação do governador em exercício.

Informações e foto do portal INFONET.