Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Honestidade não dá voto?

Vereadora Ana Dalva
Um vereador experiente, que pediu para não divulgar o nome, disse que o que a vereadora Ana Dalva está fazendo não renderá votos. “Ela pode até estar correndo risco de não se reeleger!”. Perguntado por que a afirmação, o vereador foi taxativo: “O que dá voto é usar o dinheiro da Câmara para alugar carros, dar ordem de gasolina e, sobrando dinheiro, dividir tudo com os aliados. Aí ela estará costurando seu caminho para sentar na cadeira da prefeitura.” Disse ainda: “Desde que me entendo na política, é assim que a coisa funciona e não vai mudar tão cedo!”. Foi só o vereador fechar a boca e o Senado Federal aprovou corrupção como crime hediondo, lançou o projeto do Passe Livre para estudantes, e aprovou o uso dos recursos dos royalties do petróleo para a educação (75%) e saúde (25%), depois de a Câmara dos Deputados enterrar a PEC 37. Há pessoas tão acostumadas com determinadas situações que, além de se fechar para um mundo novo que bate à porta, não consegue enxergar quando este mundo arromba a porta e se impõe. Vereador, a corrupção está com os dias contados, pelo menos como regra. Ana Dalva está no caminho certo.
Festa Junina e recesso
O secretário municipal de educação, prof. José Quelton Almeida, fez um pequeno ajuste no calendário escolar e permitiu o Recesso Junino tradicional do nosso período festivo. Não haverá aulas entre os dias 1º a 8 de Julho. Tempo livre para todos aproveitarem o São Pedro de Heliópolis nos dias 5, 6 e 7. E por falar em festa, o Colégio Waldir Pires está promovendo nesta sexta-feira sua festa de São João/São Pedro. O professor Marizan e toda sua equipe aguardam a comunidade a partir das 13 horas desta sexta-feira (28) nas dependências do próprio colégio. Vai ser um arrasta-pé de lascar!
Padilha encurralado
Médicos de todo o Brasil agendaram nesta quarta-feira (26) uma mobilização nacional contra a importação de médicos formados fora do Brasil sem a revalidação do diploma. A ação está agendada para o dia 3 de julho e terá a participação de profissionais das áreas associativa, sindical e conselhal de residentes, além de acadêmicos de medicina. A categoria decidiu ainda intitular o ministro da Saúde Alexandre Padilha persona non grata entre as entidades de classe. As lideranças médicas reivindicam, para resolver o problema, a aprovação imediata da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 454/2009, que cria a carreira médica nos serviços públicos federal, estadual e municipal, semelhante à de juízes e promotores. Segundo o grupo, a aprovação da PEC 454 garante a interiorização de médicos brasileiros para as áreas carentes de acesso à assistência, o que evitaria a necessidade de importação de médicos sem aprovação do Revalida.
Prefeitos cassados
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou os mandatos dos prefeitos dos municípios de Macarani, no sudoeste da Bahia e Terra Nova, no Recôncavo, em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (26). O prefeito cassado de Macarani, Antônio Carlos Macedo Araújo, ficará inelegível por oito anos, por decisão da Corte eleitoral baiana. A cassação do gestor municipal foi motivada por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico. Já o prefeito cassado de Terra Nova, Francisco Hélio de Souza, teve seus direitos políticos anulados por prática de ato de improbidade administrativa, através de uma ação civil pública, analisada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em maio de 2009, com trânsito em julgado.
Garanhão aos 11 anos
Um menino de 11 anos engravidou a mãe de um colega em Auckland, na Nova Zelândia. O garoto contou ao diretor da escola onde estuda ter feito sexo com a mulher, de 36 anos. Segundo contou o diretor ao jornal The Weekend Herald, o menino falou: “Você não ficará feliz comigo”. “Ele então disse que tinha tido relações sexuais com a mãe do seu amigo e me disse que ‘aquilo precisava parar’”, afirmou. Após a revelação, conselheiros pediram uma reforma na legislação relativa ao estupro no país. Segundo as leis da Nova Zelândia, apenas um homem pode ser acusado de estupro, quando força o sexo. Já as mulheres que forçam a relação sexual podem ser acusadas de violação sexual. Ambos os crimes têm pena máxima de 20 anos.
Procura-se Deputado
O deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) teve prisão decretada nesta quarta-feira pelo Supremo Tribunal Federal. Ele foi condenado a 13 anos por envolvimento em esquema de corrupção em RO e será o primeiro a ser preso no Brasil, após a Constituição de 1988. Como não cumpriu o acordo firmado com a Polícia Federal de se entregar na manhã desta quinta-feira, 27, policiais estão nas ruas com a determinação de cumprir a ordem de prisão. A Inteligência da Polícia Federal foi acionada para monitorar todos os possíveis pontos em que o deputado possa estar. Postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em estradas e também equipes em aeroportos já foram avisadas da ordem. A PF trabalha neste momento considerando que Donadon ainda esteja em Brasília. O irmão do deputado, também envolvido no esquema corrupto, também já foi preso. Viva! 
Jovem nua com ovo (Lucian Freud)
O realismo de Lucian Freud 
Um dos pintores mais importantes do século 20, Lucian Freud, que morreu há dois anos em Londres, onde se radicou depois de fugir da Alemanha nazista, fez fama e fortuna retratando pessoas que encontrava no dia a dia, de sua mulher ao açougueiro. Também retratou personagens do underground londrino, como o travesti Leigh Bowery, quase sempre nus e em poses que fogem do padrão. São gordos, suados, carecas. De pernas abertas, o sexo exposto, rugas e marcas de expressão exacerbadas, a pele como espécie de histórico sulcado de vidas nada fáceis. Uma mostra de Freud começou nesta quinta-feira (27) no Masp, em São Paulo, e faz um apanhado geral da sua obra. São seis pinturas de quase todas as fases de sua carreira, dos anos 1940 aos anos 1980, e mais de 40 gravuras e fotografias de seu ateliê, onde seus modelos posavam ao longo de anos para uma única tela ficar pronta. Freud é de um realismo que chega a causar pena.
Com informações do Bahia Notícias, Folha de São Paulo, Agência Brasil, O Estado de São Paulo e A Tarde.