Exclusivo!

Lena morreu!

Pesquisa aponta preferência por ACM Neto para governar a Bahia


ACM Neto lidera pesquisa interna encomendada pelo governo
O Governo do Estado, segundo o portal Por Escrito, do jornalista Luís Augusto Gomes, está de posse uma pesquisa de uso interno que o incomoda demais e que pode ser um dos motivos pelos quais, nos bastidores políticos, bolsões petistas estão fazendo de tudo para sabotar eventuais relações republicanas que o governador Jaques Wagner mantenha com o prefeito ACM Neto. Disparado à frente nas intenções de voto para governador em 2014, com 36%, Neto (DEM) é seguido pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), com 9%. O primeiro petista da turma é o senador Walter Pinheiro (6%), com o vice-governador Otto Alencar (PSD) nas proximidades (5%). O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), foi lembrado com 3,5%. Os demais, nesta ordem, estão de 2% para baixo: deputado Marcelo Nilo (PDT), ex-prefeito Luiz Caetano (PT), secretário Rui Costa (PT), ex-prefeito João Gualberto (PSDB) e secretário José Sérgio Gabrielli (PT). O candidato de Jaques Wagner não ganha nem mesmo entre os petistas.
    Gilmar Santos e o Concurso de Cícero Dantas
    O ex-vice-prefeito de Cícero Dantas enviou e-mail a este blogue e disse que infelizmente recebeu a notícia de mais uma tragédia contra o povo ianque, enquanto em Cícero Dantas há uma bomba com efeito retardado. Refere-se ao concurso municipal que, depois de idas e vindas, quando parecia que ia, dessa vez não vai. A bomba de lá foi na chegada, e em Cícero Dantas foi na saída, ou melhor, na nova publicação do Edital. Não é que publicaram no dia 13.04.2013, com emissão de 22.04.2013? Ou os ocupantes da prefeitura são muito eficientes, antecipando os acontecimentos em nove dias, ou os mesmos querem melar o concurso. Cícero Dantas não aguenta tanta dissimulação. Gilmar afirma que na história de concurso foram-se dois, ambos com irregularidades, e não gostaria de ver o terceiro no mesmo caminho. Não seria pedir demais às autoridades competentes para dar um basta na brincadeira. Com a palavra a Câmara de Vereadores.
    Marina Silva está incomodando
   Um dos auxiliares mais próximos da presidente Dilma Rousseff, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse nesta terça-feira (16) que o Palácio do Planalto não está preocupado com a criação de novos partidos. Segundo informa nesta terça o Estadão, a Rede Sustentabilidade, projeto de nova legenda capitaneada pela ex-senadora Marina Silva, acusou o governo nesta segunda-feira (15) de "golpe contra a democracia", pelo apoio à proposta do deputado federal Edinho Araújo (PMDB-SP) que propõe restringir o acesso de novas legendas ao Fundo Partidário e ao tempo de rádio e televisão gratuito. Além da criação da Rede, outra mudança no cenário político é a fusão de PPS e PMN, que pode ser finalizada esta semana. "É um movimento natural, assim como surgiu PSD, é normal que haja esses movimentos [de criação de novos partidos]. [PPS e PMN] São dois partidos que não estão na base governista, não cabe nenhum comentário valorativo dessa questão", disse Carvalho a jornalistas, após participar de seminário no Palácio do Planalto.  
Papa fala sobre atentado
O papa Francisco manifestou pesar pelas vítimas das explosões nesta segunda-feira (15) na cidade de Boston, nos Estados Unidos, durante uma maratona, informa o Jornal do Brasil. Em telegrama enviado ao cardeal-arcebispo de Boston, Sean O’ Malley, e assinado pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, o pontífice se diz “profundamente entristecido” pela perda de vidas, pelas pessoas que ficaram feridas gravemente e classificou o ataque como “uma tragédia insensata”.
Mais obras para Salvador
É incrível como o governo está com a caneta afiada quando se trata de planejar obras para a região metropolitana de Salvador, enquanto o sertão queima debaixo de um sol causticante e sem perspectiva de solução. Ordem de serviço assinada na manhã desta terça-feira (16) pelo governador Jaques Wagner autoriza a construção de um complexo de três viadutos e vias marginais entre a Avenida Paralela e a entrada do Imbuí. A solenidade de assinatura do termo foi realizada no canteiro central da Avenida Jorge Amado, com a presença de secretários estaduais e do prefeito ACM Neto. Os viadutos entre a Avenida Jorge Amado e a sede da Advocacia Geral da União interferem na ligação entre a Paralela, o Imbuí, a Boca do Rio, o Stiep e a orla, enquanto as vias marginais vão ligar o Centro Administrativo à Avenida Luís Eduardo Magalhães e ao Imbuí. O viaduto de Narandiba vai ligar a Avenida Edgard Santos (proximidades da Coelba) ao Imbuí (próximo ao almoxarifado da Farmácia Santana), para facilitar o acesso ao Cabula, Narandiba, Engomadeira e Tancredo Neves. Enquanto isso a economia do norte da Bahia vai ao chão.
Venezuela tem quatro mortos
Os protestos contra o resultado da eleição venezuelana à presidência deixaram ao menos quatro pessoas mortas, segundo a agência de notícias estatal AVN. Duas mortes ocorreram no estado de Miranda, que integra parte da área metropolitana de Caracas, uma em Zulia e outra em Táchira. Os três estados são locais tradicionais de oposição ao chavismo. O presidente da Assembleia Nacional, o chavista Diosdado Cabello, disse, através de sua conta no Twitter, que pedirá a investigação dos episódios de violência na noite de segunda-feira (15) e responsabilizou o oposicionista Henrique Capriles pelos confrontos. O presidente eleito Nicolás Maduro convocou uma marcha de partidários para tomar as ruas de Caracas nesta terça (16).
Mais extraordinárias
Como havia prometido, a vereadora Ana Dalva, de posse do parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, vendo que já havia uma Lei Federal idêntica à enviada pelo prefeito, e que portanto não necessitava da urgência do projeto, colocou o documento em votação, apenas para alterar a palavra “efetivos” para “titulares” no projeto enviado pelo prefeito municipal nesta última segunda-feira, solicitando esta correção na Lei nº 303/2009, que trata da nomeação de membros do Conselho Municipal de Assistência Social. Aprovado pela comissão e aprovado em primeira discussão no Plenário, a presidenta imediatamente convocou duas sessões extraordinárias em sequência e tudo está do jeito que se nego gosta.
Recado direto
Sou pelo debate. Não tenho medo de reunião, de exposição pública e não me escondo das pessoas. Soube, por fonte segura, que há um superior na Prefeitura Municipal que não está gostando das críticas aqui postadas. Nossa! Acho que até não vou dormir esta noite de tanta preocupação! Só espero que ele aprenda logo uma coisa: Heliópolis não é mais roça sem estrada. Qualquer pessoa que se sentir ofendida ou achar que não estou escrevendo a verdade pode lançar mão de algumas coisas úteis hoje em dia: e-mail, carta, telegrama, ofício ou até um simples bilhete, devidamente identificados pelo remetente. Eu terei o prazer de publicar, mesmo que não seja do meu agrado. Posso até treplicar, mas o espaço está aberto. Não adianta pensar que um dia serei submisso ao poder ou aos supostamente poderosos. Tudo isso é passageiro. A única coisa que fica é Heliópolis e estou intimamente submisso à sua evolução.
Com conteúdo auxiliar do Bahia Notícias e do blogue Por Escrito.