Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Corrupção em licitação e finanças desvia dinheiro do Fundeb

Governador Mangabeira (foto: valtervieira.com.br)

Um funcionário que participaria de um esquema para desviar R$ 500 mil da prefeitura de Governador Mangabeira se arrependeu e resolveu denunciar o caso à prefeita Domingas Paixão (PT), que exonerou no último fim de semana a dupla acusada de realizar o desvio. A delegacia do município abriu inquérito para apurar o envolvimento de Marcos Fernando Kirchel, que atuava no setor de licitações, e Glécia Martins, superintendente administrativa da secretaria municipal de Finanças, no esquema. Eles teriam pago, para acobertar a ação, R$ 100 mil ao funcionário que denunciou a fraude e acabou devolvendo o valor. O sistema interno de vídeo da prefeitura flagrou os acusados quando recolhiam documentos na tesouraria fora do horário de trabalho. A verba desviada era oriunda do Fundo de Manutenção de Educação Básica (Fundeb) e foi depositado em uma conta bancária de uma empresa com sede em Alagoinhas.  
Professores protestam
Professores estaduais de Barreiras, no oeste do estado, fizeram uma manifestação, nesta sexta-feira (26), durante o seminário sobre a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) para cobrar melhorias para a categoria ao governador Jaques Wagner (PT), que estava presente no evento. O grupo de docentes sustentava o discurso com cartazes com os dizeres “somos importantes para o desenvolvimento da região” e “Jaques Wagner, pague o que deve aos professores”. Os educadores pararam de terça (23) à quinta-feira (25) em adesão ao movimento nacional que reivindica a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) que deverá ampliar para 10% o investimento em educação no país. Os três dias ainda não renderam os frutos esperados, mas em São Paulo os professores da rede estadual decidiram em assembleia nesta sexta-feira (26) manter a greve iniciada na última segunda-feira (22). A assembleia aconteceu durante manifestação na avenida Paulista. Os manifestantes fecharam todas as faixas da avenida e devem seguir em passeata até a Praça da República. Os professores pedem aumento salarial de 36,74%. A proposta do governo paulista é de 8,1%. Na Bahia Jaques Wagner continua em silêncio. Parece que ainda não prendeu a lição.
Professores pressionam governador (foto:zda.com.br)
 
Vacina para gripe até final de maio
Apenas 33% da população de Salvador que tem direito a receber vacina gratuita contra o vírus da gripe foi imunizada durante a campanha nacional, prorrogada até o dia 31 de maio. Até quinta-feira (25), 151 mil pessoas tinham sido vacinadas em Salvador, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde. A expectativa é atingir a cobertura vacinal de 80% do público-alvo e atender a 465 mil pessoas. Os postos de saúde do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Podem receber a dose idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados. De acordo com a secretaria, nos últimos quatro anos, a cidade se manteve abaixo do índice estabelecido pelo Ministério da Saúde, em 2011 atingiu 74,8% e em 2012, 75%. Os dados de Heliópolis ainda não são conhecidos.
Interesse pessoal acima do coletivo
Do jornalista Luís Augusto Gomes, do portal Por escrito: “Que o Poder Legislativo no Brasil vem apodrecendo, com evidente perda de representatividade popular, ninguém duvida, pois é senso comum que os parlamentares se mostram cada vez mais comprometidos com interesses pessoais e de grupos, desprezando os da coletividade. A despeito de terem sido eleitos pelo “povo”, Senado e Câmara compõem hoje um conglomerado que reflete prioritariamente o poder econômico – do sistema financeiro, da mídia, do setor agrícola, da indústria e mesmo das profissões religiosas. Mas o que não se imaginava é que nossos congressistas estivessem a caminho da completa falta de vergonha e decoro, como atestam projetos já aprovados ou em perspectiva, que afrontam a independência e a harmonia entre os Poderes. A proposta de emenda constitucional para retirar do Ministério Público a prerrogativa da investigação e aquela que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal são, por si sós, uma agressão à própria Constituição, que, parece, em breve não terá quem a defenda. A sociedade, por causa da “índole pacífica” do brasileiro, assiste inerte à gestação de uma crise institucional da qual, como em todas desse gênero, ninguém sabe o que resultará. A República dos privilégios se consolida, pereniza-se a injustiça social e o direito afunda para voltar à tona não se sabe quando.”. Perfeito.  
Assalto ao BB com reféns
Três assaltantes mantiveram reféns a família e o gerente do Banco do Brasil de Belo Campo, a 616 km de Salvador, durante 14 horas. A ação começou por volta de 17h desta quinta (25), quando os bandidos armados invadiram a casa da família.  Segundo o tenente Jarbas Silva, do Comando Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Sudoeste), além do gerente, a mulher dele, que também é funcionária do banco, e dois filhos – uma jovem de 26 anos e um garoto de 18 -, foram obrigados a permanecer no imóvel.  No início da manhã desta sexta-feira (26), um dos criminosos levou os filhos do casal para Vitória da Conquista no carro da família. Enquanto isso, o gerente foi ao banco retirar a quantia exigida pelo grupo e, em seguida, foi ao encontro dos assaltantes em Vitória da Conquista, onde entregou o dinheiro. Com o pagamento do resgate, os dois jovens foram liberados nas proximidades da rodoviária de Conquista. O gerente acionou a polícia, mas, até as 17h desta sexta, nenhum dos bandidos havia sido preso.
Bruno Reis será presidente do MD na Bahia
E o comando do novo partido na Bahia, o MD, deve ficar mesmo com o deputado estadual Bruno Reis, hoje no PRP, depois de uma operação delicada que envolveu muita habilidade política e uma articulação muito bem conduzida pelo grupo de deputados estaduais que decidiu migrar para a legenda, dando a ela uma feição completamente nova na Bahia. Ainda não temos informações de como ficará a situação de Poly, atual presidente do PPS. Sabe-se que o partido cresce a nível estadual, mas não está muito preocupado em manter suas bases no interior e deverá perder muitos filiados. É verdade também que herdará muitos descontentes de outras legendas.
É difícil comprar um carro novo
A vereadora Ana Dalva apertou o cinto e conseguiu economizar recursos para a compra de um veículo para a Câmara Municipal. Garantidos os recursos, passou a ir à busca de um veículo bom, bonito e barato. Até que encontrou, mas as concessionárias estão, digamos, passando por dificuldades financeiras e não possuem toda a documentação legal (certidões) para que se possa efetivar a venda. Resultado, a vereadora já bateu em mais de 10 portas e ainda não conseguiu fazer a compra, mesmo já devidamente autorizada pelo TCM. Como é difícil ser honesto neste país!!!
Com informações complementares do Brumado Notícias, A Tarde, Folha de São Paulo, Por escrito, Tribuna da Bahia e Bahia Notícias.