Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Começa a Jornada Pedagógica em Heliópolis


Várias autoridades marcaram presença na abertura da Jornada Pedagógica 2013 em Heliópolis
A Jornada Pedagógica 2013 do município de Heliópolis teve inicio na última quarta-feira e supera as expectativas. A abertura do evento foi feito pelo prefeito de Heliópolis, Ildefonso Andrade Fonseca, o Ildinho, que agradeceu a presença dos professores e funcionários e desejou a todos um bom início de ano letivo. Em seguida falou a Professor José Quelton Almeida que disse evidenciar esforços para que a Jornada seja a melhor possível, apesar dos problemas enfrentados. Depois de desfeita a mesa, abriu o ciclo de palestras o Jairo de Paula - Professor, escritor e conferencista. Mestre em educação e Pós-Graduado em Marketing Empresarial. Também é graduado em Economia, Especialista em Artes Cênicas e Musicoterapia. Membro da Academia Brasileira Maçônica de Letras - Cadeira 33, e não a Academia Brasileira de Letras, como está no folder da Jornada, Jairo de Paula, autor de 10 livros, entre eles o  “Uma Marca Chamada VOCÊ”, concentrou a temática de sua palestra em três pontos: busca da felicidade como ato de vida, família como entidade educadora e escola como entidade que ensina. Mesclando temas de autoajuda com temas sociais, o palestrante defendeu o professor como não responsável pelo fracasso da escola pública. “Querem que o professor acerte se a família falhou. A família educa, com o pai e mãe cumprindo seu papel, com o filho ficando na sua. Aí, então, vai entrar o professor ensinando. Esse é o processo.”, concluiu com os aplausos da plateia. Ao final, Jairo de Paulo autografou o livro Desvendando a vida, de sua autoria. Marcaram presença no evento o secretário de administração Beto Fonseca, o secretária de Assistência Social Zélia Maranduba, o vice-prefeito Gama Neves, os vereadores Ronaldo, Giomar Evangelista, Doriedson e a presidente da Câmara Municipal de Heliópolis, vereadora Ana Dalva, dentre outras autoridades.
Professores e demais servidores marcaram presença
Na quinta-Feira, as palestras começaram com um atraso de 1 hora por causa da distribuição do material e teve cursos de Teorias e Práticas Educativas na Educação Infantil, com a palestrante Jeanne Magali Leal Dantas, no bloco temático inicial. No bloco dois, curso de Alfabetização e Letramento: novas possibilidades, para professores do 1º ao 3º ano. A palestrante foi Ivana Sacramento. No bloco temático três, palestra sobre a Aprendizagem significativa no 4° e 5° anos do Ensino Fundamental. A palestrante foi Betânia Santana Santos. No bloco temático quatro,  o professor Landisvalth Lima desenvolveu o tema Por que Gramática e O desafio do ato de ler. No mesmo bloco, o professor Marcos José falou sobre Linguagens Códigos e suas tecnologias no ensino fundamental II. O último bloco tratou de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias no ensino fundamental II, com o palestrante  Analdino Pinheiro Silva Filho.
Vereadora Ana Dalva e Jairo de Paula
Para esta sexta-feira (22), a programação é a seguinte:

Bloco Temático 1
Teorias e Práticas Educativas na Educação Infantil.
Palestrante - Jeanne Magali Leal Dantas

Bloco Temático 2
Alfabetização e Letramento: novas possibilidades.
Palestrante - Ivana Sacramento

Bloco Temático 3  
Aprendizagem significativa no 4° e 5° ano do Ensino Fundamental.
Palestrante - Betânia Santana Santos

Bloco Temático 4
Linguagens Códigos e suas Tecnologias.
Palestrantes - Landisvalth dos Santos Lima e
                        Marcos José de Souza
Bloco Temático 5
Fundamental II - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Palestrante - Analdino Pinheiro Silva Filho.

IFETE em Heliópolis
A turma do IFETE com o pastor Edmilson, prof. Marizan e esposa.
O IFETE, Instituto de Formação e Educação Teológica,  da cidade de Sobral, no Ceará, estará abrindo uma turma de graduação em Ciências da Religião, com fundamentos em Pedagogia. A aula inaugural da primeira turma foi aberta nesta quinta-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal de Heliópolis. O curso terá duração de três anos e mensalidades para até o vencimento de apenas 200 reais. As aulas terão início no próximo dia 1º de março, no Colégio Waldir Pires. A instituição é mantida pela LBS – Legião do BOM Samaritano, com sede em Sobral-CE, e o curso é autorizado pelo MEC.  Os dirigentes presentes à aula inaugural informaram já a abertura de matrículas para uma nova turma, com aulas aos domingos, também no Colégio Waldir Pires.