Exclusivo!

Polícia Militar faz cerco a veículos irregulares

Sargento PM Cunha palestra no CEJDS (foto: Landisvalth Lima) O comandante do destacamento da Polícia Militar de Heliópolis, Sargento C...

Novidade

domingo, 27 de janeiro de 2013

Incêndio em boate mata ao menos 233 pessoas em Santa Maria-RS


Cerca de 233 corpos foram retirados de dentro de uma boate, no centro da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, distante 307 quilômetros de Porte Alegre. Um incêndio destruiu a Boate Kiss, localizada na Rua dos Andradas, no centro. A casa estava lotada na noite deste sábado, 26. A capacidade é para três mil pessoas. O fogo começou aparentemente no palco, com o uso de um sinalizador por uma das bandas que se apresentava. A espuma colocada no teto para isolamento acústico incendiou. Peritos vão analisar as causas. Os bombeiros trabalham com um número que mostra a dimensão da tragédia - mais de 233 mortos – e alerta para o aumento deste número. Os bombeiros ainda trabalham no prédio e corpos são levados para o Centro Desportivo Municipal.
Os Bombeiros debelaram o incêndio por volta das 5;30 da manhã deste domingo

Muita correria na momento da tragédia
 O tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs afirmou que o número de mortos pode ser maior, já que ainda há pessoas desaparecidas e espalhadas por diversos hospitais. Ainda não foi divulgado a relação de nomes das vítimas. De acordo com Fuchs, o alvará do estabelecimento estava vencido desde agosto de 2012. Ele disse ainda que o transporte dos corpos para o Centro Desportivo Municipal (Farrezão) é realizado por um caminhão da Brigada Militar, devido ao elevado número de mortos. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adelar Vargas, o fogo teria começado na espuma de isolamento acústico, no teto. Um dos integrantes da banda, que se apresentava no local, teria acendido um sinalizador, que atingiu o teto e o fogo se espalhou rapidamente, de acordo com Vargas.
A auxiliar de escritório, Michele Pereira, 34, que estava em frente ao palco no momento em que começou o incêndio, confirma que um dos integrantes da banda acendeu um sinalizador no palco. "A banda que estava no palco começou a usar sinalizadores e, de repente, pararam o show e apontaram [o sinalizador] para cima. Aí o teto começou a pegar fogo, estava bem fraquinho, mas em questão de segundos começou a se alastrar", disse Pereira. No local, havia apenas uma saída de emergência. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede da boate para facilitar o acesso e a retirada das pessoas do local. A boate tem capacidade para cerca de 3.000 pessoas e realizava uma festa chamada "Aglomerados", com ingressos a partir de R$ 15,00, de acordo com folheto disponibilizado no site da boate, que fica na rua dos Andradas, na altura do número 1.925.
Momento em que a banda aciona o sinalizador dentro da boate (Foto DJ Bolinha.Facebook)
Os feridos foram levados aos hospitais Universitário, da Guarnição de Santa Maria, de Caridade, da Casa de Saúde, do São Francisco e UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) na própria região. O Corpo de Bombeiros pede que os parentes das vítimas busquem informações diretamente nos hospitais. O assessor do Hospital Caridade, que fica na região central da cidade, Claudemir Pereira, disse que pelo menos 30 pessoas estão no hospital com ferimentos leves a graves. Os corpos foram levados para o Centro Desportivo Municipal (Farrezão), porque o IML (Instituto Médico Legal) não tem capacidade para abrigá-los. Segundo informação preliminar da prefeitura, há registro de quatro mortes na UPA e outras quatro no Hospital da Guarnição de Santa Maria. A prefeitura está recrutando voluntários para ajudar no atendimento aos feridos, principalmente, enfermeiros e de médicos. O fogo foi controlado por volta das 5h30, mas por volta das 7h os bombeiros ainda permaneciam no local fazendo o trabalho de rescaldo. O prédio ficou destruído e corre risco de desabamento, de acordo com os bombeiros. As causas do incêndio serão investigadas. Próximo de 100 pessoas ainda se encontram hospitalizadas, algumas passando mal. A Presidenta Dilma Rousseff já está em Santa Maria prestando solidariedade às famílias dos mortos e dando todo apoio governamental possível.
Informações das agências de notícias e de blogs de Santa Maria-RS.