Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Professores ameaçam não repor aulas na rede estadual


O governo argumenta que o reajuste pedido pelos professores não pode ser pago porque 44,01% do orçamento do Estado já está comprometido com folha de pessoal. Sindicato pede contas do Estado para análise.
Da Redação do CORREIO e do BAHIA NOTÍCIAS
Professores estão acampados na AL-BA
Foto: Maurício Naiberg / Bahia Notícias
Se houver corte dos salários, os professores não vão repor as aulas perdidas durante a greve e isso pode comprometer o ano letivo. A ameaça foi feita pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira. “Eles vão ter que contratar quem reponha. A greve começou por causa do governo, que não cumpriu o acordo de garantir os 22,22% de reajuste”, afirmou ele.
“O governo diz que está aberto ao diálogo, mas os professores estão tendo os salários cortados, que diálogo é esse?!”. A Secretaria Estadual de Educação lembra que a suspensão de pagamentos está baseada na decisão do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto, que classifica a greve como ilegal e determina o retorno imediato dos professores. Informou também que fará um calendário  de reposição de aulas para que os 200 dias letivos exigidos por lei sejam cumpridos.
Hoje, por volta das 9h, os professores se reuniram nas dependências da Assembleia Legislativa, onde estão acampados desde o último domingo. No encontro, o sindicato fez uma carta com as reinvindicações da categoria para o governador Jaques Wagner, mas o governo argumenta que o reajuste pedido pelos professores não pode ser pago porque 44,01% do orçamento do Estado já está comprometido com folha de pessoal.
Esse percentual subirá em agosto para 46,02% e a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece teto de  46% do orçamento para essa finalidade. “Queremos que o Governo mostre as contas para nossos auditores”, diz Oliveira.
Greve continua
Professores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve da categoria, após reunião realizada na manhã desta sexta-feira (27), na Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Após a assembleia, os docentes saíram em passeata pelas ruas do CAB para um enterro simbólico da educação no estado. “Estamos aqui carregando uma cruz para cada deputado que votou a favor do projeto de reajuste para fazer um enterro do projeto da educação na Bahia”, contou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, que está acampado nas dependências da AL-BA com outras dezenas de professores desde o último dia 19.
Após as últimas declarações do secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto, que assegurou que “o canal de diálogo nunca foi fechado”, o comando de greve solicitará uma audiência com o governador Jaques Wagner. “Vamos protocolar em pedido de audiência com o governador, já que o governo fica dizendo que o diálogo está aberto, mas não fala nada, não nos procura”, reclamou o presidente da APLB. Enquanto o impasse não é resolvido, estudantes da rede estadual continuam sem aulas e os professores permanecem acampados na AL-BA.

Contas da Assembleia Legislativa por debaixo do pano


 Tiago Melo | Bahia Notícia

Somente três assembleias legislativas brasileiras tornam públicas, por meios eletrônicos, as informações sobre a execução orçamentária e financeira, conforme levantamento do Congresso em Foco. De acordo com o site, apenas as sedes dos Legislativos estaduais no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Ceará cumprem a determinação expressa na Lei da Transparência, de 2009, e divulgam os dados, que incluem os salários e os subsídios pagos aos deputados. A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) é, portanto, uma das 23 casas onde não há transparência total em relação aos vencimentos dos parlamentares. No caso de Minas Gerais, que é um dos exemplos contrários, é especificado o pagamento mensal dos deputados, além do auxílio-moradia mensal de R$ 2.250, o que totaliza R$ 22.292,35 de remuneração.
Seria conveniente que a Assembleia baiana divulgasse também os contratados de todos os níveis para que a população possa entender o rombo orçamentário que chegou a mais de 17 milhões. Seria possível saber, por exemplo, quanto ganham ex-prefeitos para não fazer nada. Enquanto isso, os nossos representantes votam projetos que não melhoram em nada a vida dos profissionais de educação e o Governo do Estado não estende o percentual do piso nacional aos professores de nível superior, alegando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Há uma grande incoerência aí.
Informações complementares do Bahia Notícias.

Ana Dalva News: PPS de Heliópolis realiza congresso sábado

Ana Dalva News: PPS de Heliópolis realiza congresso sábado: A vereadora Ana Dalva Batista Reis convida toda comunidade de Heliópolis para o Congresso Municipal do PPS - Partido Popular Socialista, d...

Homem que pariu se separa da mulher


Casado há nove anos com uma mulher, Thomas Beatie, 38, o primeiro transexual a dar à luz, resolveu se separar.
Thomas Beatie durante a gravidez, em 2008
Mais conhecido como o "homem grávido", Beatier falou sobre o término do casamento com Nancy no programa "The Doctors", da CBS. De acordo com o site "Daily Mail", ele também contou que tinha acabado de passar pela cirurgia final para mudança de sexo. "Nancy ainda não viu a minha nova versão", disse no programa, que vai ao ar no dia 7 de maio. "Como em todos os casamentos, temos nossos altos e baixos, e estamos passando por uma fase difícil agora. No momento, estamos separados", disse ele.
Nascido mulher com o nome de Tracy Lagondino, no Havaí, Beatie disse que sempre quis ser um homem. Sua mudança física começou aos 20 anos, quando ele começou a tomar injeções de testosterona. Sua cirurgia para mudança de sexo ocorreu em 2002, quando Beatie virou oficialmente um homem. Porém, ele optou por continuar com sua vagina e útero, possibilitando que ele engravidasse.
Mulher violenta chutou suas partes íntimas
Thomas Beatie brinca na piscina com seus filhos Jensen Beatie, de 1 ano, e Austin, de 2
Thomas Beatie disse que sua mulher, com quem foi casado por nove anos, é alcóolatra e já chegou a chutar sua "virilha" durante uma discussão na frente dos filhos. A informação é do site "TMZ", que teve acesso aos documentos do pedido de divórcio de Beatie, o primeiro transexual a dar à luz. Nos documentos, Thomas relata que em fevereiro deste ano, ele tentou impedir sua mulher, Nancy, "que estava visivelmente intoxicada" de dirigir até a creche para levar os filhos. Ela então começou a discutir e o empurrou. Ele chamou a polícia mas ela continua a ser agressiva e o chutou na "virilha".
Ainda segundo Thomas, essa não foi a primeira vez que a mulher o bateu. Em uma noite ela o acordou às 2h e começou a socá-lo no rosto sem razão. Nancy enviou seus próprios documentos negando as acusações de Thomas e dizendo que ele quem abusava fisica e emocionalmente dela. O "TMZ" também descobriu que uma audiência no começo de abril decidiu a favor de Beatie, com uma medida cautelar que impede de ser aproximar do "homem grávido" e seus três filhos. Beatie falou sobre o fim do seu casamento pela primeira vez ao programa "The Doctors", da CBS. De acordo com o site "Daily Mail", ele também contou que tinha acabado de passar pela cirurgia final para mudança de sexo.
Informações do F5, da FOLHA.COM.

Professores da Bahia querem 22,22% para todos e greve continua


Com informações do portal da APLB e LUCAS ESTEVES – do Portal TERRA.
Professores acampados e acompanhando a votação na ALBA
Os professores da rede estadual de ensino da Bahia decidiram em assembleia nesta quarta-feira que a greve, iniciada no último dia 11, continua. Na noite de terça, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto que concede aumento de 22,22% aos professores de nível médio, mas não estendem o reajuste aos outros docentes.
O movimento acontece exatamente porque, segundo sindicato da categoria, o governador Jaques Wagner (PT) havia feito um acordo com os professores de que concederia o aumento a todos os professores. Para o presidente da APLB Sindicato, Rui Oliveira, não houve nenhuma movimentação do governo para negociar o fim da greve e a desocupação da Assembleia Legislativa, que acontece desde o dia 13.
A votação na casa legislativa ocorreu com aprovação após 33 votos a favor, 19 contra e duas abstenções. A única deputada do governo a votar contra o projeto foi a petista Luiza Maia. Já Kelly Magalhães (PcdoB), absteve-se do voto. Da nossa região, Fátima Nunes (PT) (já foi professora do estado), Gildásio Penedo (PSD), Maria Del Carmem (PT) votaram a favor dos dois projetos, contrário aos professores. Já Álvaro Gomes (PCdoB) Não votou em um e se absteve em outro. É bom que se diga que o presidente da APLB é filiado do PCdoB. Além do projeto que concede reajuste, um outro também foi votado para transformar benefícios da classe em subsídios. O sindicato alega que esta matéria retira todas as conquistas dos trabalhadores e que, no final do processo, os docentes baianos saíram totalmente prejudicados.
Além disso, o Tribunal de Justiça da Bahia decidiu manter a decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública, que considerou a greve abusiva. O desembargador Gesivaldo Brito negou o pedido de liminar da APLB e sustentou que a educação é um serviço essencial e que, portanto, não pode ser interrompido. O sindicalista não quis falar sobre o assunto e disse que o departamento jurídico da APLB trabalha para reverter a situação.
Os professores devem se reunir em assembleia na sexta-feira, na Assembleia Legislativa, onde farão um enterro simbólico do governador Jaques Wagner e dos deputados que votaram a favor das novas leis. Se você deseja ver o conteúdo dos dois projetos aprovados, clique aqui. Segue relação completa dos deputados que participaram da votação com os respectivos endereços eletrônicos. Seria bom o envio de e-mails agradecendo a eles a contribuição dada ao povo baiano.

MATÉRIA :  PROJETO DE LEI Nº 19.778/2012
REUNIÃO: 11ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
DATA: 24/04/2012
HORÁRIO: 22:07:40 ÀS 22:17:06
QUORUM: MAIORIA SIMPLES
TOTAL DOS PRESENTES: 63 PARLAMENTARES
NOME
PARTIDO
E-MAIL
VOTO
ADERBAL CALDAS
PP
aderbalcaldas@alba.ba.gov.br
NÃO VOTOU
ADOLFO MENEZES
PSD
amenezes@alba.ba.gov.br
NÃO VOTOU
ADOLFO VIANA
PSDB
adolfoviana@alba.ba.gov.br
NÃO
ALAN SANCHES
PSD
alansanches@alba.ba.gov.br
SIM
ÁLVARO GOMES
PC do B
alvarogomes@alba.ba.gov.br
NÃO VOTOU
ANGELA SOUSA
PSD
angelasousa@alba.ba.gov.br
SIM
ANGELO CORONEL
PSD
acoronel@alba.ba.gov.br
SIM
AUGUSTO CASTRO
PSDB
augustocastro@alba.ba.gov.br
NÃO
BIRA CORÔA
PT
biracoroa@alba.ba.gov.br
SIM
BRUNO REIS
PRP
brunoreis@alba.ba.gov.br
NÃO
CACÁ LEÃO
PP
cacaleao@alba.ba.gov.br
SIM
CAPITÃO TADEU
PSB
capitaotadeu@alba.ba.gov.br
NÃO
CARLOS BRASILEIRO
PT
depcarlosbrasileiro@alba.ba.gov.br
SIM
CARLOS GEILSON
PTN
depcarlosgeilson@alba.ba.gov.br
NÃO
CARLOS UBALDINO
PSD
carlosubaldino@alba.ba.gov.br
SIM
CEL GILBERTO SANTANA
PTN
coronelgilbertosantana@alba.ba.gov.br
NÃO
CLAUDIA OLIVEIRA
PSL
claudiaoliveira@alba.ba.gov.br
SIM
DELEGADO DERALDO DAMASCENO
PSL
deraldodamasceno@alba.ba.gov.br
SIM
ELMAR NASCIMENTO
PR
elmar@alba.ba.gov.br
NÃO
EUCLIDES FERNANDES
PDT
euclidesfernandes@alba.ba.gov.br
SIM
EURES RIBEIRO
PV
euresribeiro@alba.ba.gov.br
SIM
FABRÍCIO FALCÃO
PC do B
dep.fabricio@alba.ba.gov.br
NÃO VOTOU
FÁTIMA NUNES
PT
fatimanunes@alba.ba.gov.br
SIM
GILDÁSIO PENEDO FILHO
PSD
gpenedo@alba.ba.gov.br
SIM
GRAÇA PIMENTA
PR
gracapimenta@alba.ba.gov.br
NÃO
HERBERT BARBOSA
DEM
herbertbarbosa@alba.ba.gov.br
NÃO
IVANA BASTOS
PSD
ivanabastos@alba.ba.gov.br
SIM
J. CARLOS
PT
jcarlos@alba.ba.gov.br
SIM
JOÃO BONFIM
PDT
jbonfim@alba.ba.gov.br
SIM
JOSEILDO RAMOS
PT
joseildoramos@alba.ba.gov.br
SIM
KELLY MAGALHÃES
PC do B
dep.kelly@alba.ba.gov.br
ABSTENÇÃO
LEUR LOMANTO JÚNIOR
PMDB
leurlomantojr@alba.ba.gov.br
NÃO
LUCIANO SIMÕES
PMDB
NÃO
LUIZ AUGUSTO
PP
SIM
LUIZA MAIA
PT
NÃO
LUIZINHO SOBRAL
PTN
NÃO
MARCELINO GALO
PT
SIM
MARCELO NILO
PDT
NÃO VOTOU
MARIA DEL CARMEN
PT
SIM
MARIA LUIZA
PSD
SIM
MARIA LUIZA LAUDANO
PSD
SIM
MÁRIO NEGROMONTE JÚNIOR
PP
SIM
NELSON LEAL
PSL
SIM
NEUSA CADORE
PT
SIM
PASTOR JOSÉ ARIMATÉIA
PRB
NÃO VOTOU
PASTOR SGT ISIDÓRIO
PSB
SIM
PAULO AZI
DEM
NÃO
PAULO RANGEL
PT
SIM
PEDRO TAVARES
PMDB
NÃO
REINALDO BRAGA
PR
NÃO VOTOU
ROBERTO CARLOS
PDT
NÃO VOTOU
ROGÉRIO ANDRADE
PSD
SIM
RONALDO CARLETTO
PP
SIM
ROSEMBERG PINTO
PT
NÃO VOTOU
SANDRO RÉGIS
PR
NÃO
SIDELVAN NOBREGA
PRB
SIM
TARGINO MACHADO
PSC
NÃO
TEMÓTEO BRITO
PSD
NÃO  VOTOU
TOM ARAUJO
DEM
NÃO
VANDO
PSC
NÃO
YULO OITICICA
PT
SIM
ZÉ NETO
PT
SIM
ZÉ RAIMUNDO
PT
SIM
TOTAIS DA VOTAÇÃO
SIM  – 33
NÃO – 19
ABSTENÇÃO – 2
TOTAL – 54

MATÉRIA :  PROJETO DE LEI Nº 19.779/2012
REUNIÃO: 11ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
DATA: 25/04/2012
HORÁRIO: 00:07:40 ÀS 00:15:59
QUORUM: MAIORIA SIMPLES
TOTAL DOS PRESENTES: 63 PARLAMENTARES
NOME
PARTIDO
E-MAIL
VOTO
ADERBAL CALDAS
PP
aderbalcaldas@alba.ba.gov.br
SIM
ADOLFO MENEZES
PSD
amenezes@alba.ba.gov.br
SIM
ADOLFO VIANA
PSDB
adolfoviana@alba.ba.gov.br
NÃO
ALAN SANCHES
PSD
alansanches@alba.ba.gov.br
SIM
ÁLVARO GOMES
PC do B
alvarogomes@alba.ba.gov.br
ABSTENÇÃO
ANGELA SOUSA
PSD
angelasousa@alba.ba.gov.br
SIM
ANGELO CORONEL
PSD
acoronel@alba.ba.gov.br
SIM
AUGUSTO CASTRO
PSDB
augustocastro@alba.ba.gov.br
NÃO
BIRA CORÔA
PT
biracoroa@alba.ba.gov.br
SIM
BRUNO REIS
PRP
brunoreis@alba.ba.gov.br
NÃO
CACÁ LEÃO
PP
cacaleao@alba.ba.gov.br
SIM
CAPITÃO TADEU
PSB
capitaotadeu@alba.ba.gov.br
NÃO
CARLOS BRASILEIRO
PT
depcarlosbrasileiro@alba.ba.gov.br
SIM
CARLOS GEILSON
PTN
depcarlosgeilson@alba.ba.gov.br
NÃO
CARLOS UBALDINO
PSD
carlosubaldino@alba.ba.gov.br
SIM
CEL GILBERTO SANTANA
PTN
coronelgilbertosantana@alba.ba.gov.br
NÃO
CLAUDIA OLIVEIRA
PSL
claudiaoliveira@alba.ba.gov.br
SIM
DELEGADO DERALDO DAMASCENO
PSL
deraldodamasceno@alba.ba.gov.br
SIM
ELMAR NASCIMENTO
PR
elmar@alba.ba.gov.br
NÃO
EUCLIDES FERNANDES
PDT
euclidesfernandes@alba.ba.gov.br
SIM
EURES RIBEIRO
PV
euresribeiro@alba.ba.gov.br
SIM
FABRÍCIO FALCÃO
PC do B
dep.fabricio@alba.ba.gov.br
NÃO VOTOU
FÁTIMA NUNES
PT
fatimanunes@alba.ba.gov.br
SIM
GILDÁSIO PENEDO FILHO
PSD
gpenedo@alba.ba.gov.br
SIM
GRAÇA PIMENTA
PR
gracapimenta@alba.ba.gov.br
NÃO
HERBERT BARBOSA
DEM
herbertbarbosa@alba.ba.gov.br
NÃO
IVANA BASTOS
PSD
ivanabastos@alba.ba.gov.br
SIM
J. CARLOS
PT
jcarlos@alba.ba.gov.br
SIM
JOÃO BONFIM
PDT
jbonfim@alba.ba.gov.br
SIM
JOSEILDO RAMOS
PT
joseildoramos@alba.ba.gov.br
SIM
KELLY MAGALHÃES
PC do B
dep.kelly@alba.ba.gov.br
ABSTENÇÃO
LEUR LOMANTO JÚNIOR
PMDB
leurlomantojr@alba.ba.gov.br
NÃO
LUCIANO SIMÕES
PMDB
NÃO
LUIZ AUGUSTO
PP
SIM
LUIZA MAIA
PT
NÃO
LUIZINHO SOBRAL
PTN
NÃO
MARCELINO GALO
PT
SIM
MARCELO NILO
PDT
NÃO VOTOU
MARIA DEL CARMEN
PT
SIM
MARIA LUIZA
PSD
SIM
MARIA LUIZA LAUDANO
PSD
SIM
MÁRIO NEGROMONTE JÚNIOR
PP
SIM
NELSON LEAL
PSL
SIM
NEUSA CADORE
PT
SIM
PASTOR JOSÉ ARIMATÉIA
PRB
NÃO VOTOU
PASTOR SGT ISIDÓRIO
PSB
SIM
PAULO AZI
DEM
NÃO
PAULO RANGEL
PT
SIM
PEDRO TAVARES
PMDB
NÃO
REINALDO BRAGA
PR
NÃO VOTOU
ROBERTO CARLOS
PDT
NÃO VOTOU
ROGÉRIO ANDRADE
PSD
SIM
RONALDO CARLETTO
PP
SIM
ROSEMBERG PINTO
PT
NÃO VOTOU
SANDRO RÉGIS
PR
NÃO
SIDELVAN NOBREGA
PRB
SIM
TARGINO MACHADO
PSC
NÃO
TEMÓTEO BRITO
PSD
NÃO  VOTOU
TOM ARAUJO
DEM
NÃO
VANDO
PSC
NÃO
YULO OITICICA
PT
SIM
ZÉ NETO
PT
SIM
ZÉ RAIMUNDO
PT
SIM
TOTAIS DA VOTAÇÃO
SIM  – 33
NÃO – 19
ABSTENÇÃO – 2
TOTAL – 56