Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Mensagem circula na Internet e chama brasileiro de burro, imbecil e ignorante


Uma mensagem carregada de revolta circula amplamente na Internet e está carregada de adjetivos negativos contra o povo brasileiro. Há adjetivos como palhaço, burro, ignorante, imbecil. Não se sabe quem a postou, mas milhões já a receberam nas suas caixas de e-mails. O texto é uma tácita revolta contra a suposta aceitação do brasileiro ao que está acontecendo de errado no país. Veja a seguir:







A única coisa que faz o brasileiro reclamar é quando o time dele perde. Aí ele se dispõe a ir até no aeroporto de madrugada xingar jogador... Por que não vai até a câmara dos deputados exigir reforma da previdência, reforma política, acabar com aposentadorias milionárias pra políticos, acabar com auxílio terno, exigir a prisão de políticos corruptos, acabar com a imunidade parlamentar etc.???? Povo Burro, imbecil e ignorante que só pensa em futebol, copa do mundo, e bolsa família, enquanto os políticos fazendo a festa com a ignorância do povo!

>>>Cheio de Arte: Seca levou civilização maia ao colapso

>>>Cheio de Arte: Seca levou civilização maia ao colapso: RICARDO BONALUME NETO – da Folha de São Paulo O colapso da civilização maia, da América Central, ocorreu devido a uma modesta queda no...

Juíza de Caravelas é espancada por promotor de Porto Seguro


     David Mendes – do Bahia Notícias
A Juíza Nemora e o promotor Dioneles: violência sem explicação.
A juíza da comarca de Caravelas, no sul baiano, Nemora de Lima Jannsen dos Santos, de 35 anos, foi espancada na madrugada desta sexta-feira (24) pelo promotor da Vara Única Criminal de Porto Seguro, Dioneles Leones Santana Filho, quando participava do Carnaporto, o carnaval indoor do município da Costa do Descobrimento. Segundo consta no boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Proteção ao Turista de Porto Seguro (Deltur), a magistrada estava em companhia do namorado, o advogado Leonardo Wishart, de 27 anos, em um camarote da Arena Axé Moi, quando o agressor se aproximou por trás e deferiu um soco que atingiu a sua nuca. Com o impacto, Nemora caiu no chão, mas a agressão não parou por aí. Caída, a juíza recebeu diversos chutes na cabeça e em outras partes do corpo. O companheiro dela, que estava ao lado, chegou a entrar em luta corporal com Dioneles, e também foi agredido com socos. “Enfurecido, (Dioneles) agredia cuja intenção era a de matar a comunicante. É o registro”, diz a certidão emitida pela Deltur. Procurada pela reportagem do Bahia Notícias, a magistrada não quis se pronunciar sobre o caso. O seu parceiro, contatado pelo site, informou apenas que a juíza, que já atuou na comarca de Porto Seguro, está bastante abalada e assustada com o episódio, e diz desconhecer os motivos que levaram o promotor a cometer o ato violento. Ainda segundo Wishart, os organizadores do evento chegaram a ser procurados, mas se recusaram a informar quais seguranças estavam no local no momento da agressão. “Por conta disso, estamos nos sentindo ameaçados”, revelou. A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) afirmou que só se pronunciará sobre o caso, após a conclusão do inquérito que estaria a cargo da Polícia Civil. Ainda segundo os interlocutores da corte baiana, Nemora não solicitou escolta pessoal para garantir a sua integridade. “Caso um magistrado se sinta ameaçado, ele pode contatar imediatamente a Comissão de Segurança, que acionará a guarda militar a qualquer momento”, explicou. Já a assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que o inquérito já teria sido entregue pelo delegado responsável, Ricardo Feitosa, à 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Eunápolis, que ficou de entregar o relatório, ainda nesta sexta, às Corregedorias do Ministério Público Estadual (MP-BA) e do TJ-BA. "Reza uma orientação legal que casos envolvendo representante desses dois órgãos, a polícia, no máximo, registra a ocorrência, expede guias de exames periciais, junta tudo em um documento e encaminha ao presidente do Tribunal de Justiça e ao Ministério Público", explicou. O casal realizou exame de corpo de delito na manhã desta sexta no Complexo Policial de Porto Seguro. Já o promotor Dioneles não foi localizado pela reportagem.

Ana Dalva News: Entrevista de Gama Neves ao Jornal Impacto, de Jor...

Ana Dalva News: Entrevista de Gama Neves ao Jornal Impacto, de Jor...: Presidente do Democratas de Heliópolis e pré-candidato a prefeito afirma que o que era para ser o “novo”, infelizmente “envelheceu” muito ...

Esfera cai do céu no Maranhão e assusta moradores


Analistas dizem ser resto de um foguete francês
Aliny Gama
Do UOL, em Maceió
A esfera é uma provável parte de um foguete francês
Os cientistas brasileiros pretendem investigar um objeto metálico de aproximadamente 30 quilos e 1 metro de diâmetro que moradores relataram ter caído do céu na zona rural do município de Anapurus (MA), a 275 km de São Luis. A esfera metálica veio ao chão por volta das 6h da quarta-feira (22) e assustou os moradores do povoado Riacho dos Poços, a 15 km do centro da cidade. Moradores disseram que ouviram quatro "estrondos" e depois identificaram que se tratava de um objeto espacial Mais Blog Interligado
A queda de objetos, provavelmente do foguete francês Ariane 4, já era prevista pela entidade americana Center For Orbital and Reentry Debris Studies. Segundo o site do órgão, a previsão era de que um objeto do foguete reentrasse na Terra às 7h22 do dia 22, com a diferença de três horas a mais ou a menos – ou seja, pouco mais de uma hora do relato dos moradores.
Segundo testemunhas, com a queda, o objeto atingiu um buritizeiro e um cajueiro, que tiveram galhos arrancados. Os moradores do povoado afirmaram que foram quatro “estrondos” causados com a queda da bola espacial, que abriu um buraco de cerca de um metro no chão próximo a casa de José Valdir Mendes, 46, proprietário do sítio que a esfera caiu.
De acordo com o professor da Universidade Federal de São Carlos, astrofísico Gustavo Rojas, apenas uma análise vai determinar exatamente o que é a peça que caiu no Maranhão. Porém, como um objeto similar do foguete Ariane 4 já caiu em Uganda, em 2002, é uma forte hipótese levada em conta pelo cientista.
“Uma identificação definitiva só pode ser feita após a análise do objeto. Contudo, é muito provável que seja o reservatório de Hélio do terceiro estágio de um foguete Ariane 4, lançado em 1997. Sua reentrada na atmosfera estava prevista para a manhã do dia 22, de acordo com o Center for Orbital and Reentry Debris Studies”, explicou.
Apesar de se tratar de lixo espacial, Rojas afirmou que pelas imagens que viu do objeto ele não contém material radioativo. “Porém, é importante salientar que é sempre prudente evitar tocar nesses objetos até que as autoridades locais sejam alertadas e a natureza do objeto identificada.”
Grande parte da população está assustada com a queda e teme que ocorra outra queda e aconteça um acidente com vítimas, mas Rojas orienta que a possibilidade de uma pessoa ser atingida por um lixo espacial “é muito menor que a de sofrer qualquer outro tipo de acidente cotidiano.”
“O medo é infundado. Estima-se que a chance de isso acontecer seja de 1 em 1 trilhão, enquanto por exemplo a de ser atingido por um raio é de 1 em 1 milhão. Em 50 anos de exploração espacial mais de 5 mil toneladas de lixo espacial voltaram ao solo, sem nenhum relato de vítimas.”
Relatos
Por conta do alvoroço causado pelo objeto, a Polícia Militar esteve no local, na tarde desta quinta-feira, em busca do objeto. Segundo os moradores, muitas pessoas ficaram com medo de ocorrer outra queda de lixo espacial.
“O barulho foi tão grande que os moradores do povoado acharam que era um avião que tinha caído”, afirmou Zacarias Santos, que reside em Chapadinha e foi ver de perto a bola metálica. De acordo com relatos de moradores do povoado, a esfera caiu em cima de um cajueiro, atravessou o riacho dos Poços e ainda atingiu o tronco de um buritizeiro.
Apesar de a queda da esfera ter ocorrido na zona rural, onde existem poucas casas, os moradores das cidades próximas a Anapurus, como Chapadinha (a 29 km) e Mata Roma (a 7 km) estão assustados. O objeto atraiu centenas de pessoas que foram até o povoado Riacho dos Poços ver de perto o objeto que caiu do céu. “Estamos todos assustados porque imagina se isso cai em cima de uma casa. A força da gravidade com o peso pode causar um acidente fatal”, disse Santos.
Segundo moradores que mexeram na esfera, o objeto é oco e possui fragmentos soltos dentro do globo. O objeto tem cerca de 1 metro de diâmetro, pesa cerca de 30k e tem em uma das partes uma espécie de válvula.
A delegacia de Anapurus informou à reportagem do UOL que não houve nenhuma abertura de BO (Boletim de Ocorrência) sobre o caso. Segundo o escrivão Raimundo Gonçalves, não vai investigar o caso. “Iríamos entrar no caso para investigar a origem da esfera se houvesse alguma pessoa atingida pela bola.”
O UOL entrou em contato com a assessoria de comunicação do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara) e foi informada de que não havia registro de nenhum evento similar ao ocorrido em Anapurus, apesar de moradores afirmarem terem contatado a base de Alcântara sobre da queda de um objeto espacial. A reportagem enviou e-mail para o diretor do CLA, Ricardo Rodrigues Rangel, para saber se o objeto será levado para o centro e se algum especialista vai analisá-lo, mas até a publicação deste texto não obtivemos resposta.

Superação: Estudante passa em 11 vestibulares de Medicina


Mariana com a mãe: exemplo de superação.

Uma estudante de apenas 19 anos de Pouso Alegre, no Sul de Minas, foi aprovada no curso de medicina de 11 universidades do país. A determinação de Mariana Vilas Boas garantiu a ela 8 aprovações em universidades federais e estaduais, entre elas Unicamp, USP e UFMG.
Mariana iniciou os estudos em escolas públicas. Logo se destacou com boas notas que garantiram bolsas de estudos. “Consegui uma bolsa em uma escola particular e fiquei por lá até me formar”, conta. Depois dos dias e dias de estudos, Mariana precisou fazer uma peregrinação pelos vestibulares do país. “Teve uma semana inteira que eu fiquei viajando de cidade em cidade para fazer as provas. Algumas vezes cheguei a prestar provas em dia seguido do outro”, informa.
Além de passar em um dos cursos mais concorridos do país, a jovem também foi aprovada em odontologia e fisioterapia. Não foi difícil optar pela medicina, mas a escolha da universidade foi um pouco mais complicada. “Enquanto não tinha saído o resultado da USP estava muito confusa. Mas quando fiquei sabendo que fui aprovada lá eu não tive dúvidas, pois sempre foi meu sonho”, informa a jovem. Antes de começar, Mariana já traçou o caminho que irá seguir após a universidade.
“Quando eu me formar vou buscar uma boa residência para construir minha carreira. Gosto muito de crianças, então acho que vou seguir pediatria”, explica. Para quem está se esforçando para passar no vestibular, Mariana deixa a dica. “É preciso ter foco, saber o que quer e não desistir. Você não pode achar que enquanto está estudando não está vivendo”, revela.
Informações do G1.

>>>Cheio de Arte: Por que morrem tantos fotógrafos de guerra?

>>>Cheio de Arte: Por que morrem tantos fotógrafos de guerra?: LEÃO SERVA – especial para a FOLHA DE SÃO PAULO Kevin Carter venceu com esta foto o Pulitzer de 1994 (uma criança subnutrida observada ...

Ativistas do Femen dizem que corpo é "arma poderosa"


Elise Barthet - do Le Monde, na Ucrânia e do UOL.
Sasha Chevtchenko exibe seu peito como se brandisse uma arma em punho. Esbelta, orgulhosa, segura de sua beleza, essa bela loira de olhos negros, formada em economia, conduz, de seios nus, uma revolução de um novo gênero. Há quatro anos, ela é uma das musas mais midiáticas do grupo Femen, movimento de ativistas de Kiev (Ucrânia) famoso por suas performances provocadoras. Suas integrantes, de salto alto e roupas curtas, denunciam desde a prostituição, o recuo da democracia, até as ingerências da vizinha Rússia e as baixezas de figurões como Silvio Berlusconi e Dominique Strauss-Kahn. O único objetivo é despertar suas compatriotas, esmagadas pelas tradições patriarcais.
Para se tornarem conhecidas, desde 2008 as Femen demonstraram um apurado sentido de encenação. Vestidas de empregada ou de boxeadoras, elas fizeram manifestos em Paris, Davos e mais recentemente em Moscou. E também em Kiev, onde elas concentram a maior parte de suas ações.
Quando não estão sentadas no Café Cupido, seu quartel-general, as ativistas do Femen geralmente se encontram no ateliê de Oksana Chatchko. O reduto, alugado por cerca de cem euros em um apartamento coletivo, é mal iluminado e repleto de vestígios de suas ações passadas. No chão manchado de tinta, há pedaços de cartolina pintados. Uma dezena de luvas de boxe no alto do armário ameaçam despencar.
Oksana vive nessa bagunça com um quê de “Factory” [de Andy Warhol]. Assim como Sasha, essa frágil morena de 25 anos cresceu em Khmelnitski, uma cidade de porte médio situada  300 quilômetros a oeste de Kiev. Desde os 8 anos de idade, ela pinta santos. Alguns ainda decoram as paredes de seu quarto, ao lado de cartazes desenhados grosseiramente em homenagem ao Femen. “Quando eu era mais nova”, ela conta, “eu era muito religiosa, queria dedicar minha vida a Deus. Foram meus pais que não me deixaram entrar no convento, então comecei a estudar filosofia. Li Marx, Engels... depois conheci Anna Hutsol”.
Muitas vezes apresentada como a “líder” do Femen, essa pequena ruiva de 27 anos é a cabeça do movimento desde seu início. Tão discreta quanto suas colegas são expansivas, ela é a inspiradora e a idealizadora do movimento.
Foi por iniciativa de Anna, no começo dos anos 2000, que as jovens criaram, fora da universidade, uma associação exclusivamente reservada às mulheres. “A ideia era bastante ingênua”, lembra Oksana. “A gente organizava jogos de cultura geral, grupos de leitura, conferências.” A associação, chamada de Nova Ética, durou apesar da saída de suas fundadoras. Em Khmelnitski, as perspectivas eram limitadas demais para essas jovens ambiciosas. Sempre pioneira, Anna foi a primeira a partir. As outras foram atrás.
Os inícios em Kiev foram difíceis. Chefe de equipe em uma agência de telefonia, Sasha perdeu seu emprego depois que foram publicadas em jornais fotos dela protestando. A jovem ativista morava então com duas outras garotas em uma pequena quitinete pouco aquecida no térreo de um velho prédio ao norte da capital. O pouco de dinheiro que o Femen recebe permite pagar os 90 euros de aluguel. “Vivíamos de pão e leite,” ela sorri. “Era estimulante. Se conseguíssemos sobreviver, nos autofinanciar, certamente conseguiríamos atingir nossos objetivos”.
Foi esse engajamento alegre, quase exaltado, que atraiu Inna Chevtchenko, 21. Estudante de jornalismo em uma das melhores universidades de Kiev, a jovem de olhos verdes originária de Kherson trabalhava no serviço de imprensa da prefeitura da capital quando encontrou as Femen pela primeira vez. “Antes de conhecer a Anna Hutsol, eu era outra pessoa”, ela diz. “Eu tinha um bom salário, um belo apartamento. De um dia para outro, não tinha mais nada. Mas eu era livre.”
Para essas garotas “totalmente simples”, como elas gostam de se descrever, o Femen se tornou um trabalho em tempo integral. Toda manhã, por volta das 10 horas, elas se encontram no Café Cupido para discutir sobre a melhor maneira de dar continuidade ao movimento. A ideia de protestarem seminuas não veio logo de início.  Para denunciar o turismo sexual, que vem ganhando terreno desde que em 2005 caiu a exigência de certos vistos de entrada para a Ucrânia, as meninas começaram a se vestir como prostitutas. “Marchávamos com camisetas e balões rosa. Foi por acaso, durante uma manifestação contra os cortes de água quente nas residências estudantis, que uma de nós perdeu a alça de seu top”, lembra Anna.
Continuar nesse caminho não era algo evidente. Quando a questão é debatida dentro do grupo, a maioria das ativistas hesita em tirar a parte de cima da roupa. Somente as mais entusiastas como Sasha e Inna decidiram aproveitar o potencial midiático de um modus operandi como esse. Hoje são cerca de vinte, dentre trezentas, que protestam dessa maneira. A mais jovem tem 16 anos, a mais velha, 64. “Não é a nudez que faz a diferença, mas sim o fato de que mulheres estão se expondo em uma sociedade dominada pelos homens”, garante Oksana. Se o procedimento choca, melhor. As “sufragistas” [ativistas que lutaram pelo direito de voto da mulher], em sua época, esperavam isso. “Ao protestarem de seios de fora, as garotas estão se reapropriando de seus corpos. Elas realizam um ato de libertação”, afirma Anna.
Mas em Khmelnitski, em Kherson, pais e vizinhos estão apavorados. Em uma sociedade dominada pelos valores familiares, a exibição militante desses jovens seios dá o que falar. “Desde que elas são crianças, as garotas ouvem que elas devem se casar, se possível com um estrangeiro rico. Quando minha mãe descobriu que eu havia protestado seminua, ela parou de falar comigo durante dois meses”, conta Inna. “Mas, ao contrário dela, acredito que as mulheres têm o lugar delas na vida pública, da mesma forma que os homens.”
É essa ambição “revolucionária” que leva as ativistas do Femen a protestarem em todas as direções. Elas são acusadas de oportunismo e respondem que a causa das mulheres não é diferente de nenhuma questão social, econômica ou geracional. Inna conclui: “Nós queremos a democracia, como os europeus”. Apaixonada por política, a jovem gostaria de um dia entrar para o Parlamento de Estrasburgo. O da Ucrânia conta hoje com somente 8% de mulheres. O governo do primeiro-ministro, Mycola Azarova, não possui nenhuma.
Para financiar suas ações, os membros do Femen contam com as doações que os benfeitores interessados podem fazer através de seu website. Elas também lançaram uma loja online que lhes rende entre 3 mil e 4 mil euros por mês. O dinheiro serve para pagar as multas que elas recebem a cada prisão, e para sustentar seus quatro principais integrantes. “Tentaram nos cooptar, mas não trabalhamos para nenhum partido político”, garante Anna. Autofinanciado, o Femen é um movimento independente.
Suas duas principais musas lucraram com esse sucesso. No entanto, embora elas não andem mais “gola, bossa i ou vinkou”, como diz o provérbio ucraniano (“sem roupas, sem sapatos, mas com uma coroa de flores nos cabelos”), ainda não estão ricas. Para se lembrar de onde veio, Sasha mandou tatuar em seu seio esquerdo, na primavera passada, versos do poeta ucraniano Taras Chevtchenko. “Minhas doces, minhas jovens pombinhas/ Para quem vocês vivem neste mundo?”. Escritas em tinta preta sobre sua pele alva, as palavras parecem listras. “Meu corpo é uma arma,” ela avisa. “Uma arma poderosa”.

Genialidade: Inglês de 20 anos fala 11 idiomas


Alex fala inglês, francês, grego, alemão, russo, espanhol, italiano, catalão, holandês, hebreu e africâner.
Alex Rawlings: poliglota genial
O britânico Alex Rawlings, de 20 anos de idade, fala 11 línguas e pretende aprender outros idiomas. "Quanto mais se aprende, mais fácil fica", diz ele, que passa atualmente uma temporada de oito meses na cidade russa de Yaroslva para se aperfeiçoar no idioma russo, que estuda como parte de seu curso na Universidade de Oxford, onde também estuda o alemão. Ele aprendeu o grego e francês por influência da mãe. O holandês e o africâner, idioma da África do Sul, foram aprendidos ainda na adolescência. Alex fala ainda espanhol, hebreu, italiano e catalão. Após o russo, ele diz pretender estudar árabe. "Acho lindo e há tempos quero aprender." Dominar o idioma eslavo pode ainda ajudá-lo a aprender línguas similares como o sérvio e o polonês. "Fiz muitos amigos por causa dos meus idiomas. Quero aprender outras línguas. Há muitos lugares para ver e pessoas para conhecer", completa. 
BBC Brasil. Reproduzido do estadão.com.br. 

Refrigerante diet pode causar infarto e derrame


Refrigerante diet em excesso eleva consideravelmente o risco de se ter um infarto ou derrame, segundo estudo que acompanhou adultos consumidores da bebida durante uma década. A probabilidade de incidência de doenças coronárias entre aqueles que ingeriram refrigerante diet foi significativo: 44% maior do que os que não tomaram. Para detectar as diferenças entre os dois grupos, um deles bebeu drinques diet todos os dias. Dos 2.564 adultos com idade média de 69 anos, 591 (homens e mulheres) sofreram um infarto ou um derrame ou morreram por causas cardiovasculares ao longo de dez anos. Os autores, pesquisadores da Escola de Medicina Miller, da Universidade de Miami (EUA), salientam que não há provas de que os drinques sem açúcar são os responsáveis pelo quadro, mas sim que há uma associação entre beber muito refrigerante diet e desenvolver uma doença do coração. Hannah Gardener, que participou do monitoramento, diz que quem bebeu refrigerante diet diariamente apresentou mais fatores de risco como pressão arterial elevada, diabetes e colesterol alto. Ela lembra que a forma como a bebida diet interfere na saúde não está muito clara, e que mais estudos precisam ser feitos para entender essa relação. A pesquisa foi publicada na versão on-line do "Journal of General Internal Medicine" de 27 de janeiro.
Informações da Tribuna da Bahia.

>>>Cheio de Arte: Alumiar fala sobre o coquetel de lançamento do liv...

>>>Cheio de Arte: Alumiar fala sobre o coquetel de lançamento do liv...: O escritor, Maurício Ramonnd, realizou – com o apoio do grupo Alumiar, representado por Douglas Alves – no dia 28 de janeiro de 2012...

>>>Cheio de Arte: Metinides: A arte fotográfica da tragédia

>>>Cheio de Arte: Metinides: A arte fotográfica da tragédia: Enrique Metinides Jesus Barber eletrocutado Em espanhol, se fala de "notas rojas". Notícias vermelhas. Algo do tipo "espreme que sa...

Liderança de José Ronaldo pode levar PT a vexame eleitoral


José Ronaldo: Líder em Feira de Santana

Mesmo fora do poder e sem a máquina, o ex-prefeito José Ronaldo (DEM) segue crescendo na preferência dos feirenses para assumir a Prefeitura em 2012. Informações dão conta que ele aparece na frente em todas as pesquisas, mesmo as contratadas pela oposição. Em algumas ele chega a ultrapassar a casa dos 80%, o que tem levado ao governador Jaques Wagner (PT) a pensar em apoiar o atual prefeito Tarcízio Pimenta (PDT) na sua reeleição. Neste caso Wagner abriria mão da candidatura do seu próprio partido, poupando o líder de seu governo na Assembleia Legislativa de amagar um possível terceiro lugar, conforme notícia divulgada pelo site "Por Escrito", do jornalista Luiz Augusto.
Onde estaria o poder de José Ronaldo? O que revela a força do ex-prefeito? Talvez na união do seu grupo, no seu lema "Trabalho constante", no seu carisma com o público, ou na seriedade com que trata a coisa pública. Num dado ano, José Ronaldo foi o único prefeito da Bahia a ter suas contas aprovadas integralmente.
Muitas são as estratégias da oposição no intuito de barrar o avanço de Ronaldo nas pesquisas e na preferência do povo. Já disseram que ele é tirano, foi fantasiado de nazista, terror de vereadores, etc. Mas nada parece barrar o crescimento e a evolução do ex-prefeito. Com a chegada de Paulo Aquino, atual vice-prefeito, o Democratas tem demonstrado mais força e segue crescendo rumo a retomada do poder em Feira e região, pelo menos esse é o intuito.
Governador estaria repensando
O governador Jaques Wagner está trabalhando para o deputado estadual José Neto (PT) desistir da candidatura a prefeito de Feira de Santana e passar a apoiar a reeleição de Tarcízio Pimenta (PDT), confidenciou ao blog um parlamentar governista. Wagner veria nessa aliança a única forma de tentar derrotar o candidato do Democratas, o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho. Segundo a fonte, o governador, embora desenvolva uma estratégia "para não ter surpresas nos grandes centros", tem consciência de que Feira de Santana é um caso quase perdido. Assim, procuraria reforçar o prefeito Tarcízio, que é de sua base, e pouparia seu líder de um vexaminoso terceiro lugar.
Com informações de Osvaldo Cruz – blog "Rota da Informação", Dimas Oliveira e portal Interior da Bahia.

Principais concursos públicos somam 21.169 vagas com remuneração de até R$ 21,7 mil


Do UOL
Nesta segunda (20), os principais concursos públicos com inscrições abertas oferecem 21.169vagas em 15 seleções. Destaque para as 1.700 vagas para professor em Sergipe. As oportunidades estão distribuídas em diversos cargos destinados a candidatos de todos os níveis escolares. As remunerações iniciais podem chegar a R$ 21.766, dependendo da função desejada.
              Confira os principais concursos:
Órgão
Vagas
Escolaridade
Salário

STJ
28
Níveis médio e superior
R$ 4.052 a R$ 6.611
Liquigás
1.160
Todos os níveis
R$ 854 a R$ 4.292
Educação (SP)
9.932
Nível médio
R$ 800
Educação (SE)
1.700
Nível superior
R$ 1.661
Transpetro
322
Nível superior
R$ 7.964
Saúde (RJ)
492
Níveis médio e superior
R$ 700 a R$ 9.000
Angra dos Reis (RJ)
402
Todos os níveis
R$ 778 a R$ 6.879
Marinha
1.720
Nível fundamental
R$ 1.100
Belford Roxo (RJ)
1.499
Níveis médio e superior
R$ 622 a R$ 5.000
Saúde (RJ)
492
Níveis médio e superior
R$ 700 a R$ 9.000
São José dos Campos (SP)
279
Todos os níveis
R$ 735 a R$ 6.792
Polícia Civil (RJ)
600
Níveis superior
R$ 2.087
Russas (CE)
815
Todos os níveis
R$ 622 a R$ 6.515
TRT de Campinas (SP)
34
Nível superior
R$ 21.766
Uberlândia (MG)
1.694
Todos os níveis
R$ 538 a R$ 1.481

Camarote desaba, mata uma pessoa e fere onze em Alcobaça


Mario Bittencourt – da Sucursal de ATARDE em Eunápolis  
Estrutura metálica não suportou o forte vento
(foto: Fernando Amorim - Ag. A TARDE)
Um jovem de 15 anos morreu e outras onze pessoas ficaram feridas após o camarote oficial da prefeitura de Alcobaça, município no extremo sul da Bahia, desabar na madrugada deste domingo, 19, durante os festejos de carnaval da cidade.
O adolescente David Neves dos Santos acompanhava os shows com três amigos em um espaço na pista próximo ao camarote. Quando a estrutura começou a ruir, David correu, mas foi atingido pelos escombros e morreu no local.
Onze pessoas ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Municipal São Bernardo, em Alcobaça. Quatro delas, em estado grave, foram transferidas em seguida para hospitais de Teixeira de Freitas. As demais já foram liberadas.
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar as causas do acidente. O laudo da perícia deve ficar pronto em 30 dias. A princípio, desconfia-se que a estrutura do camarote não suportou a um vento forte. A estrutura metálica de alumínio se partiu na base, e o camarote caiu para a frente, derrubando até um poste de energia.
Testemunha do ocorrido, o mineiro Jonas Carlos Santos da Alegria, 24, disse que o vento levou a lona do camarote para cima e depois tudo caiu de vez. "Não deu tempo de correr, estava todo mundo distraído, foi tudo no susto mesmo", contou.
Segundo a polícia, havia 40 mil pessoas participando da festa, mas como o acidente ocorreu por volta das 4 horas, e choveu muito antes desse horário, acredita-se que o número de pessoas no momento do desabamento era menor.
Os relatos de pessoas que estavam na hora são de pânico e correria. Luiz Antônio de Aragão, 39, falou que houve corre-corre e desespero. "Não sei como alguém não morreu pisoteado", comentou ele, que é de Piracicaba (SP) e estava na cidade pela primeira vez.
Nenhum representante da empresa TM21 Produções e Eventos, responsável pela instalação do camarote, foi localizado para comentar o ocorrido. Em nota oficial, a prefeitura de Alcobaça informou que decidiu manter os festejos do Carnaval em atenção a comerciantes locais e turistas.

Ana Dalva News: Enquanto “seu” Momo não vai...

Ana Dalva News: Enquanto “seu” Momo não vai...: Landisvalth Lima Enquanto a folia momesca ajuda muitos brasileiros esquecer os problemas do país e me permit...

Investir mais em educação não garante resultados melhores, afirma OCDE


“Dinheiro não pode comprar um bom sistema educacional”. “Países com os melhores resultados são aqueles que mais investem em seus professores”, diz entidade.
Alésia - aluna do 3º ano médio 2011 do CEJDS, em Heliópolis: destaque em Língua Portuguesa.
Os países que mais investem em educação por aluno entre os 6 e os 15 anos não são necessariamente os que apresentam um melhor rendimento de seus estudantes, segundo uma análise do relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado nesta quinta-feira pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). "O dinheiro sozinho não pode comprar um bom sistema educacional", destacou a OCDE em seu relatório "Pisa in Focus", que indica que os países que obtiveram melhores resultados nessas provas em 2009 são os que acreditam que "todas as crianças podem ter êxito na escola".
Segundo essa organização com sede em Paris, uma das chaves do sucesso dos sistemas educacionais é considerar que todos os estudantes podem ter êxito e não deixar que os alunos com problemas repitam de ano ou sejam transferidos a outras escolas, ou que sejam agrupados em diferentes turmas em função de suas habilidades. "Superado o nível de aproximadamente 35.000 dólares" de investimento por estudantes entre os 6 e os 15 anos em unidades monetárias harmonizadas, a despesa "não está relacionada com o resultado", indicou a OCDE.
A organização com sede em Paris citou como exemplo países que investem mais de 100.000 dólares por aluno, como Luxemburgo, Noruega, Suíça e Estados Unidos, e que obtêm resultados similares a nações que destinam a metade por estudante, como Estônia (43.037 dólares), Hungria (44.342) e Polônia (39.964).
Assim, os dois países que obtiveram os melhores resultados nas últimas provas Pisa (Finlândia, com 71.385 dólares; e Coreia do Sul, com 61.104) estão bastante distantes dos que mais investiram (como Luxemburgo, com 155.624 dólares acumulados por aluno; e Suíça, com 104.352). O Chile investe por aluno 23.597 dólares, mais do que o México (21.175), ambos acima de países "associados" à OCDE como o Brasil (18.261) e a Colômbia (19.067). Todos eles superam a Turquia, que, com 12.708 dólares por aluno, é a lanterna da lista de 33 estados-membros da OCDE.
Outro dos fatores cruciais detectados pela OCDE é que os países com os melhores resultados nas provas trianuais sobre compreensão de texto, matemática e ciências naturais são aqueles que mais investem em seus professores. Assim, os professores do ensino médio da Coreia do Sul e Hong Kong, ambos com excelentes resultados nas provas Pisa, ganham "mais do que dobro do Produto Interno Bruto (PIB) 'per capita' médio em seus respectivos países".
"Em geral, os países que alcançam bons resultados na Pisa atraem os melhores estudantes à profissão de professores, e lhes oferecem salários mais altos e um grande status profissional", indicou a OCDE. No entanto, essa organização precisou que essa relação entre professores e resultados não acontece entre os países menos ricos.
Informações do portal Educação da revista VEJA (Agência EFE).