Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Ildinho e Gama comandam manifestação com 4 mil pessoas em Heliópolis


Uma multidão pintou a cidade de verde (foto postada no Facebook por Paola de Oliveira)

     Não há como não dizer que a inauguração do Comitê Eleitoral da coligação liderada por Ildinho/Gama foi a maior manifestação política dos últimos tempos em Heliópolis, ocorrida no último domingo (29). Cerca de 4 mil pessoas, mais de duzentos veículos e quase 500 motocicletas circularam pelas ruas de Heliópolis levados pelos candidatos da coligação oposicionista. A eleição será 7 de Outubro. Até lá muita coisa pode mudar, mas a oposição deu uma resposta contundente à inauguração do comitê dos governistas. O trabalho de costura de mais de 60 dias para unir nove partidos parece que deu resultado satisfatório e abalou os alicerces da estrutura politica do governo municipal.
     No palanque armado na Avenida 7 de Setembro, os discursos inflamados clamavam pela união do povo em torno de um só objetivo: ganhar as eleições para Heliópolis voltar a sorrir. Ocorreram alguns excessos, o que é comum numa lista enorme de oradores, mas nada que tirasse o brilho de uma das maiores manifestações democráticas de todos os tempos no município. Parecia que as pessoas estavam aguardando o momento para dar um claro recado: o povo ainda está no comando.
    Presentes ao evento o deputado estadual Vando (PSC) e o deputado federal Zé Nunes (PSD), de Euclides da Cunha. Os parlamentares atestaram que ainda não participaram de manifestação tão organizada e repleta de pessoas, mesmo em cidades maiores. Nos bastidores a alegria estava estampada na fisionomia dos opositores e os discursos eram de exaltação à união em torno de Ildinho (PSC) e Gama Neves (DEM). Além dos deputados, usaram da palavra os candidatos a vereadores Zé Amilton do João Grande (PSC), Zé Sales (PDT), Zeic de Renilson (PTN), Sebastião Elesbão (PSDB), Zé do Sertão (PDT), Valdilene (PDT), Kelton (PDT), Ronaldo (DEM), Zé Guerra (PT) e Ana Dalva (PPS). Também falaram alguns presidentes de partidos, lideranças e membros da organização do comitê.
     No encerramento, falaram Gama Neves (DEM), o candidato a vice-prefeito, e Ildinho Fonseca (PSC), o candidato a prefeito da coligação Unidos por Heliópolis, que envolve os partidos PSC, DEM, PPS, PDT, PTN, PSDB, PTC, PR e PT. Gama exaltou a união e agradeceu a todos que tiveram que ceder um pouco para se construir uma coligação capaz de vencer as eleições e fazer Heliópolis sorrir novamente. Já Ildinho foi irônico quando trouxe um discurso por escrito. “Trago aqui um discurso escrito, não vou mentir para vocês. É que disseram que eu sou analfabeto, então vou ler aqui para que eles possam me ouvir!”. Foi aplaudidíssimo ao prometer que cuidaria da educação, da saúde e da segurança. Agradeceu ainda os apoios recebidos, inclusive dos vereadores Renilson Alves (PT) e José Clovis Pereria (PSD).
     Fato é que a manifestação deve provocar reação forte nas hostes governistas. De uma coisa eles estão sabendo: o adversário da oposição não está para brincadeira. Agora resta esperar os próximos capítulos. Será que vão aceitar o fato de que a eleição não está fácil e partir para o contra-ataque ou vão fingir que aquela multidão foi formada por pessoas dos municípios vizinhos? É fato: o jogo está 3 a zero para a oposição, mas estamos apenas no primeiro tempo da peleja!