Exclusivo!

Lena morreu!

Wagner inaugura 1ª etapa do Águas do Sertão


Solenidade concorrida na inauguração

     As obras da primeira fase do Projeto Águas do Sertão foram concluídas pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e inauguradas neste sábado, em Cícero Dantas, pelo governador Jaques Wagner. O Águas do Sertão aproveita o grande potencial hídrico subterrâneo do Aquífero Tucano. O projeto avança na universalização da oferta de água em nas sedes municipais de Cícero Dantas, Fátima, Heliópolis, Paripiranga e 22 povoados, beneficiando 82 mil 932 habitantes, com investimentos de R$ 78,4 milhões.
O governador inspecionou tudo cuidadosamente

     Nesta fase, foram perfurados quatro poços tubulares profundos e implantados 142,8 km de adutora, mais seis estações elevatórias, duas com equipamentos de alta potência. Também foram concluídos um sistema de tratamento com seis casas de química e quatro de cloração, 100,6 km de rede de distribuição e sistema de reservação, composto de reservatórios de até 3 milhões de litros de água. A adutora será a primeira de uso múltiplo na Bahia, com previsão de utilização para atender ao abastecimento humano, a dessedentação de animais e a oferta para uso agroindustrial, segundo o presidente da Companhia de Engenharia Ambiental e 
Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Bento Ribeiro. 
Wagner anunciou a 2ª etapa do projeto
     A Bacia Sedimentar de Tucano é uma das maiores reservas de água subterrânea de boa qualidade e única alternativa de manancial da região, que concentra 13% da população que não tem acesso à água de qualidade. O governador Jaques Wagner, na cerimônia de inauguração, informou que a segunda fase do projeto deve começar ainda este ano, assim que o governo federal liberar a verba. Wagner disse ainda que esta nova etapa deve estar pronta no final de 2013 ou início de 2014. Na solenidade concorrida, vários prefeitos, vereadores e líderes políticos estavam presentes. Em Cícero Dantas, o governador foi recepcionado pelo prefeito Weldon, pelo vice Gilmar e pela deputada Fátima Nunes.