Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

Corpos dos universitários do Espírito Santo são retirados de rio no Sul da Bahia


O veículo onde os corpos de quatro universitários estavam foi içado das margens do rio Mucuri por volta das 2h. Objetos pessoais e bagagens das vítimas foram reconhecidos por familiares. Notícias desencontradas da SSP do Espírito Santos chegaram a gerar esperança de encontrar os estudantes ainda vivos.
       Louise Lobato - Com informações das repórteres Carol Neves e Mayra Lopes do CORREIO
Carro dos jovens foi encontrado na noite desta terça
(Foto: Divulgação / PRF)
Os corpos dos cinco estudantes universitários capixabas que estavam desaparecidos desde a sexta-feira (21) foram resgatados no Sul da Bahia durante a madrugada desta quarta-feira (25), segundo informações do Comando Independente de Policiamento Especializado da Mata Atlântica da Polícia Militar da Bahia. O veículo onde os corpos de quatro universitários estavam, um Punto com placa OBC-9685, foi içado das margens do rio Mucuri por volta das 2h. O corpo de André Gallão, que seria o dono e motorista do carro, foi encontrado ainda no início da noite desta terça-feira (24), ao lado do carro.
Os estudantes estavam desaparecidos desde a última sexta-feira (20), quando saíram de São Mateus, município no norte do Espírito Santo, para uma festa em Prado, no extremo-sul baiano. O corpo de André foi reconhecido por familiares que acompanharam o resgate, e a polícia acredita que ele tenha sido projetado para fora quando o veículo saiu da pista.
Os corpos das outras quatro vítimas, Izadora Ribeiro, Rosaflor Oliveira, Amanda Oliveira e Marllonn Amaral, encontrados dentro do carro de André, foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas e devem ser liberados ainda na manhã de hoje para o sepultamento em cidades da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Ainda de acordo com a polícia, os pertences das vítimas que estavam dentro do veículo foram reconhecidos por familiares.
Segundo o coordenador regional da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, o delegado Marcus Vinicius Almeida Costa, apesar de necessidade de outras perícias serem realizadas no local do acidente e no veículo, tudo aponta para um acidente.
"Ao que tudo indica, não há nenhuma dúvida de que a causa dessa tragédia foi um acidente de carro, inclusive pela alta velocidade marcada pelo veículo", afirma o delegado Marcus Vinícius. "Além disso, como o acidente aconteceu antes da ponte do rio Mucuri, antes do município de Itabatã, isso invalida as situações de reconhecimento dos universitários em outras cidades, ou no posto de gasolina da cidade. Acredito que a frentista que disse ter visto os jovens, assim como outras testemunhas, se equivocaram e podem ter sido influenciadas pela exposição das fotografias dos jovens, e pela proporção da tragédia", conclui.
Ainda conforme o coordenador, os corpos de André, Izadora, Rosaflor, Amanda e Marllonn estão em processo de identificação, e devem ser liberados para as respectivas famílias no final da manhã desta quarta-feira (25).
     Localização de veículo
O carro de André foi encontrado em uma região de difícil acesso antes da ponte do rio Mucuri, depois de uma curva na BR-101. O veículo estava capotado e parcialmente submerso. Segundo o repórter Beto Ramos, da Rádio FM Abrolhos, o Punto foi localizado por volta de 18h por um morador de Itabatã, que sentiu um mau cheiro forte vindo do local e avisou as autoridades. O carro caiu cerca de 15 metros de altura, segundo o repórter.
Ainda segundo Ramos, o local onde o carro caiu é antes do posto de gasolina de Mucuri, onde eles teriam feito um lanche. Essa informação pode ter prejudicado as buscas, que estavam sendo feitas já a partir do posto da cidade.
     Entenda o caso
Izadora Ribeiro, Marllonn Amaral, Amanda Oliveira, Rosaflor Oliveira e André Galão viajavam em um carro modelo Punto, placa ODC-6985, para comemorar o aniversário da mãe de Izadora, que mora em Prado. Até a manhã desta terça-feira (23), eles não haviam sido encontrados.
Segundo o delegado Walter Barcelos, os celulares dos cinco jovens pararam de funcionar quase simultaneamente. "Eles saíram do Espírito Santo por volta das 19h e, por volta das 21h, os celulares apagaram ao mesmo tempo perto do município de Pedro Canário, na divisa com a Bahia", disse o delegado ao CORREIO. A viagem deveria durar aproximadamente três horas.
Com a demora dos jovens, os pais da Izadora fizeram o trajeto contrário da viagem à procura de acidente. Como não encontraram, procuraram a polícia em São Mateus para informar o desaparecimento. "Se eles fossem mudar o trajeto iriam avisar a gente", disse Doralize Ribeiro, mãe de Izadora.