Exclusivo!

Lena morreu!

Os fatos da semana na ISTOÉ


por Antonio Carlos Prado e Laura Daudén

Revista publica foto inédita de Hiroshima bombardeada
A revista americana “Life” publicou na semana passada fotografias que permaneceram inéditas por 67 anos em seus arquivos. Mostram a condição de terra arrasada em que ficaram as cidades japonesas de Hiroshima (foto) e Nagasaki após o bombardeio atômico que sofreram dos EUA em agosto de 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial. A revista revelou também a carta que à época o fotógrafo Bernard Hoffman enviou ao seu editor, Wilson Hicks: “A vontade de querer chorar deve-se a essa nova e terrível arma que é a bomba atômica. Nada tem a ver com a morte de japoneses.” Voltando-se no tempo, compreende-se a frieza de Hoffman. Os japoneses eram então para os americanos o que são hoje os terroristas do 11 de Setembro – objetos de ódio por terem traído os EUA bombardeando a base naval de Pearl Harbor. Ao final da guerra não bastava aos EUA ser belicamente fortes – era preciso parecer belicamente fortes. Fica claro assim que bombardear o Japão seguiu uma estratégia militar e política.
Habitante leiloa cidade de Butch Cassidy
O ex-presidente americano Ulysses Grant visitou a pequena cidade de Buford em 1869. Dez anos depois, as suas ruas foram chacoalhadas por um fantástico assalto conduzido pelo célebre bandoleiro Butch Cassidy. E fim. Esses são os únicos acontecimentos da história de Buford, que chegou a ter, em seus tempos áureos, quase dois mil habitantes. Agora a cidade ocupa o noticiário porque está sendo leiloada por seu último habitante ­– o perse­verante Don Sammons. Ele pede US$ 100 mil como lance mínimo. 
15% das mulheres têm orgasmo com ginástica
Prazer na vida nunca é demais. Por isso esta notícia interessa às mulheres felizes e infelizes em seus relacionamentos sexuais. Pesquisa da Universidade de Indiana, nos EUA, revela que 15% das mulheres chegam ao orgasmo durante a prática de exercícios físicos. Mais: indica quais modalidades de ginástica podem proporcionar maior e mais demorado prazer sexual. Os exercícios abdominais são poderosos: 51,4% dos casos. Na sequência do leque do prazer estão o levantamento de peso, a ioga, a bicicleta e a corrida. 
Um bilhão de pessoas vai morrer devido a cigarro
Pelo menos um bilhão de pessoas morrerão ao longo deste século por causa do consumo de tabaco ou da exposição a ele. A informação consta do relatório divulgado na semana passada pela Fundação Mundial do Pulmão e Sociedade Americana do Câncer. O tabaco é responsável pela morte de cerca de 50 milhões de pessoas na última década.
      Veja mais em clicando aqui.