Exclusivo!

Lena morreu!

Depenaram o Largo do Cemitério!


Era uma vez um largo arborizado!

A bestialidade se confirmou: a administração municipal de Heliópolis depenou o largo do cemitério. Na contramão da história, derrubou árvores com décadas de vida. Absurdo é que as árvores não estavam ameaçando vidas humanas e nem mesmo colocando em risco alguma propriedade. O único pecado que elas cometiam era fazer sombras generosas. Em conversa com Genilson, ele disse que cortaria algumas e deixaria outras. Eu disse a ele que as árvores não estavam prejudicando em nada e que o largo ficaria bonito com elas. Não adiantou. Mesmo que ele porventura resolvesse aceitar meus argumentos, a derrubada estava decidida. Algum chefe superior determinou. Quando saí, ele disse a Jorge Souza que o problema era estético. Para o meu ex-aluno do curso de Letras da Ages, árvore enfeia o ambiente. Tamanha bestialidade nos deixa decepcionado. Agora, que não há mais árvores (só o Pinheirinho restou), matem a saudade da melhor paisagem que tínhamos no largo do cemitério. Guardei esta foto porque sabia que eles cortariam tudo só porque a vereadora Ana Dalva pediu que não cortassem. São vingativos. Agora, resta-nos sentar nos bancos de cimento debaixo de um sol forte ou ficarmos numa outra sombra, de longe, vendo o amarelo e o vermelho do largo, de estética duvidosa.
Nada de Nada!
Nem mesmo no dia do aniversário de Gama Neves houve alguma manifestação política por parte da dita oposição em Heliópolis. Estamos aguardando uma entrevista de Aroaldo Barbosa no jornal de Jorge Souza para ver se há algo que se possa vislumbrar no horizonte. Depois falará Gama Neves e, na sequência, Ana Dalva. Também já está na lista a ex-vereadora Zélia Maranduba.
Ana Dalva é Bicampeã
Ana Dalva
A vereadora Ana Dalva (PPS) terá mais um título para sua coleção: venceu pela segunda vez a Medalha de Ouro do Instituto Tiradentes, de Minas Gerais. Ela foi a mais citada numa enquete feita no portal do Instituto como a mais atuante em Heliópolis. A Medalha de Prata este ano ficou com Josefa Naudija (PSDB) e a Medalha de Bronze com o vereador José Clóvis (PSD). Com o título de melhor vereadora do primeiro ano de mandato e com a participação na lista dos destaques regionais do Joilson Costa, Ana Dalva já está na história como a vereadora mais atuante e a mais premiada de Heliópolis.
Dr. Jairo quer ser prefeito
Dr. Jairo
Se depender da vontade do Dr. Jairo (PT), vice-prefeito de Ribeira do Pombal, a eleição deste ano está nas mãos do Partido dos Trabalhadores em Ribeira do Pombal. Considerado um bom articulador, está em constantes conversas com Nilson Brito, Berguinho, Sampa Rio e até Dadá. E se Dadá lançar seu candidato? Dr. Jairo acha que fica bom também, desde que os outros opositores de Zé Grilo apoiem o PT. De todas as contas que faz, só sabe que o PT não será mais coadjuvante do processo. Estava na hora!
Zé Grilo procura candidato
Zé Grilo
Agora só restam os vereadores Toninho e Ricardo Maia. Um dos dois será o candidato de Zé Grilo. Numa pesquisa feita para consumo interno, deu Toninho com 34%, mas o prefeito ainda não bateu o martelo. Está aguardando chegar a hora tardia e está torcendo para que haja uns 4 candidatos. Sua vida ficaria bem facilitada.
Dadá e Fátima Nunes?
Fátima Nunes
Um forte cabo eleitoral disse a este blog que há um acordo sendo costurado em Ribeira do Pombal. Dadá apoiaria Dr. Jairo e teria o apoio fechado do PT para deputado estadual, com Fátima Nunes saindo para federal. E Nilson Brito? Este indicaria o vice-prefeito. Se eles conseguirem, segundo o informante, adeus, Grilos!
Acordo em Heliópolis?
Um outro acordo foi sugerido para Heliópolis: O filho de Aroaldo Barbosa, Adilson, seria o vice-prefeito do prefeito. Mas nesse caso o PT seria rifado da chapa. Como ficaria Renilson? Teria que se contentar com a reeleição para vereador mais uma vez! Celso Oliveira vai ser convencido a aceitar a proposta. Será?
E se fosse verdade?
Se o PT se ajeitar com o PCdoB, como ficaria a situação de Zé do Sertão? Fato é que Ana Dalva e Gama estão certos e ficariam na condição real de opositores do poder. E Zé? Lançaria candidatura a prefeito? Coligaria com o PCdoB? Chega a dar dor de cabeça!
Conselho de Dr. Jairo
Um recado dado por Dr. Jairo para Ana Dalva. Não aceitar esta história de Vice. “Se o PT de Pombal estivesse com um vereador eu estaria em posição bem melhor”, disse. “Se não for para a cabeça da chapa, qualquer acordo que vocês façam, não esqueçam de garantir o mandato de vereador ou vereadora.”, concluiu. Segundo Dr. Jairo, um bom mandato de vereador transforma um município e determina os rumos de uma política mais ética.
A candidatura de Zélia
Jailma
Gilmar
Um mesmo cabo eleitoral que revelou o possível acordo entre Dadá e Fátima Nunes também afirmou que a candidatura de Zélia Maranduba (PT) em Heliópolis é “negociável”. Explico: segundo ele, Jailma, prefeita de Banzaê, quer ser deputada estadual pelo PT em 2014. Neste tererê a esposa de Antônio Jackson pode ser “sacrificada” em nome de apoios para 2014. Isto envolve até mesmo Aroaldo Barbosa, Zé Guerra e Renilson Alves. Além disso, Jailma conta com a possível ida de Fátima Nunes para uma candidatura federal. É um grande angu de caroço! Quase tudo no PT é muito complicado. É pragmatismo demais para o meu gosto.
Um almoço da pesada
Depois do indigesto almoço entre Gilmar (PT), vice-prefeito de Cícero Dantas, e o ex-prefeito Zelito Ribeiro, a coisa esfriou para o petista. Ele continua candidato, mas sem a militância do partido. Ainda não engoliram o almoço. Falam até em Fátima Nunes como a candidata. Weldon de Zé de Isaac, prefeito, apoiaria e a vitória é quase um fato. Só que Fátima Nunes não quer ser prefeita. Deseja a Câmara Federal. Isto até Julho chegar.