Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Vídeo mostra Gaddafi vivo implorando misericórdia

     Este vídeo, postado há pouco mais de 20 minutos, mostra o ex-ditador líbio sendo levado pelos rebeldes. São vários os momentos em que o ditador é golpeado. Em pelo menos um momento, Gaddafi implora para permanecer vivo. As cenas são fortíssimas.

ISTOÉ revela que denúncias contra ministro do PCdoB envolvem PT e até PSB


Agnelo Queiroz - Governador do DF - PT.

     Nos últimos dias, o escândalo dos desvios de verbas de ONGs ligadas ao Ministério do Esporte, detonado pelo policial militar João Dias Ferreira, atingiu em cheio o ministro Orlando Silva e colocou em xeque a administração de nove anos do PCdoB à frente da pasta. Agora, uma nova e importante testemunha do caso pode dar outros contornos à história, ainda repleta de brechas e pontos obscuros. O que se sabia até o momento era que os comunistas, além de terem aparelhado o Ministério do Esporte, montaram um esquema de escoamento de verbas de organizações não governamentais para abastecer o caixa de campanha do partido e de seus principais integrantes. Em depoimentos ao longo da semana, o PM João Dias acusou Orlando Silva de ser o mentor e principal beneficiário do esquema. A nova testemunha, o auxiliar administrativo Michael Alexandre Vieira da Silva, 35 anos, apresenta uma versão diferente. Em entrevista à ISTOÉ, Michael afirma que o atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e ex-ministro do Esporte, hoje no PT, mas que passou a maior parte de sua trajetória política no PCdoB, é quem era o verdadeiro “chefe” do esquema de desvio de recursos do Esporte. Até então, Agnelo vinha sendo poupado por João Dias. 
     Michael foi a principal testemunha da Operação Shaolin, deflagrada no ano passado pela Polícia Civil do DF e na qual foram presas cinco pessoas, entre elas o próprio soldado João Dias. Seu papel nesse enredo é inquestionável. Michael trabalhou nas ONGs comandadas por João Dias, conheceu as entranhas das fraudes no Ministério do Esportes e, durante um bom tempo, esteve a serviço dos pontas-de-lança do esquema. Sobre esse período, ele fez uma revelação bombástica à ISTOÉ: “Saquei R$ 150 mil para serem entregues a Agnelo (então, ministro)”, disse ele na entrevista.
Orlando Silva - Ministro dos Esportes - PCdoB.
     Em 2008, Michael já havia denunciado todo o esquema das ONGs no Ministério do Esporte e, desde então, passou a colaborar secretamente com os investigadores. Hoje, se mudou de Brasília e vive escondido. Os depoimentos de Michael serão cruciais para o andamento inquérito 761 sobre o envolvimento de Agnelo, que corre no STJ e deverá ser remetido ao STF pelo procurador-geral da União, Roberto Gurgel. Partícipe do esquema, Michael tem uma série de elementos para afirmar categoricamente que era Agnelo “quem chefiava o esquema”. Durante o tempo em que trabalhou no Instituto Novo Horizonte, o auxiliar administrativo ficou sabendo de entregas de dinheiro e da liberação de convênios, por meio de Luiz Carlos de Medeiros, ongueiro e amigo do governador. “Medeiros falava demais... Sempre comentava que estava cansado de dar dinheiro para Agnelo”, diz. Sobre o ministro Orlando Silva, Michael afirma que ouviu seu nome uma única vez e por meio do delegado Giancarlos Zuliani Júnior, da Deco (Divisão Especial de Repressão ao Crime Organizado). “Contei a Giancarlos sobre a existência de um cofre num depósito de João Dias, em que havia armas e documentos que poderiam incriminar algumas pessoas. Aí ele me perguntou se eu sabia do envolvimento de Orlando Silva e da ONG Cata -Vento”, lembra. 
     Na entrevista à ISTOÉ, Michael revela ainda que o esquema de fraudes com ONGs de fachada transcende as fronteiras do PCdoB e do Esporte. Atingiria também, segundo ele, o Ministério da Ciência e Tecnologia, então na cota do PSB. Ele conta que chegou a ser convocado pela CPI das ONGs para falar sobre o tema, mas seu nome foi retirado da lista de depoentes na última hora sem qualquer justificativa. Sobre o envolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia, Michael diz que o Instituto Novo Horizonte chegou a assinar convênios com a Secretaria de Inclusão Social, subordinada à pasta, para a instalação de uma biblioteca digital em Natal, no Rio Grande do Norte, no valor de R$ 2 milhões. Esses contratos, segundo Michael Vieira, teriam sido avalizados pelo então secretário, o atual deputado distrital Joe Valle (PSB), amigo de Medeiros e definido no grupo como laranja de João Dias no comando do Instituto Novo Horizonte. 
João Dias, o policial da crise.
     Com todo esse arsenal de informações, entende-se por que a investigação sobre as fraudes do PCdoB no Distrito Federal foi deflagrada a partir de denúncia de Michael ao Ministério Público. O que Michael contou à ISTOÉ, com riqueza de detalhes, também está registrado em outros 11 depoimentos que prestou em sigilo à Polícia, ao Ministério Público e à Justiça nos últimos três anos. Michael e o policial João Dias participavam de um mesmo esquema enquanto Agnelo Queiroz ocupou o Ministério do Esporte. Depois, tomaram rumos diferentes. Agnelo se elegeu governador do Distrito Federal e o PM circula ao seu lado até hoje, mesmo sendo réu em um processo que apura desvio de dinheiro público. No governo do DF, emplacou um afilhado político, Manoel Tavares, na BRB Seguros, a corretora do Banco Regional de Brasília, um dos cargos mais cobiçados do governo local. Até bem pouco tempo atrás, o PM mantinha silêncio absoluto sobre as fraudes das quais participou, confiante de que sua relação com autoridades influentes lhe serviria de salvo-conduto. “Ele fez isso por dinheiro e para se livrar das denúncias que fiz a seu respeito”, afirma Michael. Ele assegura que João Dias tentou silenciá-lo, primeiro com ofertas financeiras, e depois com ameaças de morte. Por causa do assédio, Vieira entrou no Programa de Proteção a Testemunhas. Mas após alguns meses abriu mão da proteção para tentar retomar sua vida. Hoje, Michael vive com mulher e filhos de pequenos bicos e da ajuda de amigos numa cidade do interior de outro Estado. Não se arrepende de ter denunciado o esquema, mas passou a desconfiar de tudo e todos, especialmente depois que foi usado pelo ex-governador Joaquim Roriz para atingir Agnelo na campanha eleitoral do ano passado.
     À ISTOÉ, Michael pediu que seu rosto não fosse inteiramente revelado. A decisão de romper o pacto de silêncio deve-se, segundo ele, à indignação com a postura de João Dias no episódio. “Não posso aceitar que um cara como João Dias pose de bom-moço para a sociedade”. O desabafo, no entanto, não invalida as denúncias a respeito do esquema no Esporte nem as desqualifica, afinal não se espera que pessoas escaladas para participar de fraudes sejam selecionadas num convento. Mas é fato que João Dias tem uma ficha corrida para lá de complicada. Levantamento da ISTOÉ encontrou nada menos que 15 ocorrências policiais contra o PM, que tem fama de truculento. Há acusações de lesão corporal, roubo e ameaças de morte. Brigas no trânsito, dentro de hospitais e até tentativa de golpe na locação de imóveis e na contratação de funcionários para atuar nos convênios do Segundo Tempo. 
     A trama policial tem contaminado o ambiente político em Brasília. Até o final da semana, a presidente Dilma Rousseff, temendo precipitar uma crise com um importante aliado, o PCdoB, hesitava em mudar o comando do Ministério do Esporte. Na quinta-feira 20, Dilma disse a assessores que não agiria sob pressão e reclamou publicamente do “apedrejamento moral” que o ministro do PCdoB estaria sofrendo. Chamou os comunistas de aliados históricos. “Temos de apurar os fatos, temos de investigar. Se apurada a culpa das pessoas, puni-las. Mas isso não significa demonizar quem quer que seja, muito menos partidos que lutaram no Brasil pela democracia”, afirmou. Em Brasília, Orlando Silva reuniu-se por cinco horas com a cúpula do PCdoB. 
     Ao chegar de Angola na noite da quinta-feira 20, Dilma Rousseff convocou uma reunião de emergência com a coordenação política do governo. No encontro, comentou que não tinha convicção sobre as denúncias contra Orlando Silva, mas admitiu que o desgaste político sofrido era irreversível. Dilma também consultou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre o andamento das investigações na Polícia Federal e no Ministério Público. Na avaliação da presidente, as explicações que o ministro dos Esportes deu na Câmara e no Senado não foram suficientes para reverter o quadro. Pesam também contra Orlando os embates com a Fifa e a CBF para a organização da Copa de 2014. Dessa maneira, o mais provável é que a presidente aguarde os desdobramentos do caso para tomar uma decisão de cabeça fria. Nas fileiras comunistas, caso o PCdoB não perca o ministério, o nome mais cotado para substituir Orlando Silva é o da ex-prefeita de Olinda (PE) Luciana Santos, hoje deputada federal. Seu nome já havia sido sugerido por Dilma quando montou a equipe, mas Orlando acabou mantido por pressão do PCdoB – além de apoio aberto do ex-presidente Lula. Caso a presidente resolva retirar a pasta das mãos dos comunistas, já há articulações para tentar emplacar no cargo o ex-ministro Márcio Fortes, hoje presidente da Autoridade Pública Olímpica. Procurado por ISTOÉ, Agnelo estava fora do País e até o fechamento desta edição não havia se manifestado.
     Veja reportagem completa clicando aqui.

Veja Iguaí presta solidariedade ao Landisvalth Blog

     O Blog Veja Iguaí - http://vejaiguai.blogspot.com/ - prestou solidariedade à luta deste Landisvalth Blog. Em e-mail diz:
      “Iguaí-BA, 22 de outubro de 2011.
     Nós do Blog do Veja Iguaí somos solidários a causa do Blog Landisvalth. Em nossa humilde opinião, há, digamos, um equivoco da juíza e do autor, o prefeito: "excessos de mídia" devem "andar" na área cível e não criminal. 
     Se assim desejar, estamos dispostos a divulgar suas ideias e fazer parcerias de divulgação dos seus textos e dos nossos texto.
     Sem mais para o momento, renovamos estima e consideração ao seu blog.
     Atenciosamente,
     Gustavo Correia.
     Agradecemos ao Gustavo. Vamos fazer uma parceria interessante.

A TARDE noticia censura a este blog


     O jornalista Levi Vasconcelos, da coluna TEMPO PRESENTE, da página de opinião de A TARDE, ratificou na edição deste sábado (22) que o ato da Juíza de Cícero Dantas foi realmente censura. Além de A TARDE, outros blogues noticiaram a medida inédita em nossa região, a exemplo do Blog do Joilson Costa (R. do Pombal), Blog do Bruno (Banzaê), Arildo Leone (Cipó), o portal Interior da Bahia, o Recôncavo News, O Folha do Nordeste (Cícero Dantas), o Portal Heliópolis, o Teixeira News (Teixeira de Freitas), o TucanoBR.com, o blog do Rodrygo Ferraz, o blog do Carlino Souza, o Adustina.net, O Impacto Jovem Blog e outros. Além disso, quase todas as emissoras deram destaque à decisão da Juíza, em especial a Rádio Pombal FM e a Buqueirão FM (Cícero Dantas). Neste sábado, alem do jornal A TARDE, o portal BAHIA NOTÍCIAS, do Samuel Celestino, reproduziu o teor contido na coluna de Levi Vasconcelos. Vejam:
     “O professor Landisvalth Lima, dono e autor do blog landisvalth.blogspot.com, foi impedido judicialmente de escrever sobre a gestão do prefeito de Heliópolis, Walter Almeida Rosário (PCdoB). A decisão partiu de liminar concedida pela juíza Denise Vasconcelos Santos, da Vara Cível da Comarca de Cícero Dantas. Em ação, o prefeito acusa o blogueiro de atingir sua “honra” e “imagem”, ao “divulgar informações falaciosas, infundadas e não condizem com as verdades dos fatos”. A magistrada, na liminar, determinou a retirada imediata do site todas as informações que “denigram o prefeito, bem como que se abstenha de efetuar inserções com o mesmo fim”, determinou. Estabeleceu uma multa diária de R$1mil em caso de descumprimento. Aqui vale observação do colunista Levi Vasconcelos, do A Tarde: “Dois equívocos no caso, um do prefeito e outro da magistrada. O do prefeito: os que se julgam prejudicados por eventuais excessos da imprensa devem mover ações criminais e não cíveis. O da juíza: nome da liminar é censura”.

Moradores de Heliópolis envolvidos em acidente

     Um motorista morreu e seis pessoas ficaram feridas na tarde desta sexta-feira (21) no km 355 da BR-110, próximo ao município de Catu, a 78 km de Salvador, na localidade de Sítio Novo. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um veículo Astra, placa NYO-0500, se chocou de frente com um carro modelo Gol, NTW-8826, da Prefeitura de Heliópolis e pegaram fogo. As vítimas ficaram presas às ferragens. O condutor do Astra, Alex de Melo Dantas, 18 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. Os passageiros do veículo Astra, Elisandro Nunes dos Santos, Rafael Almeida Motinho dos Santos, 17 anos, tiveram lesões graves. Eneregildo Pereira de Jesus (Delé), 47 anos, motorista do Gol, uma mulher de prenome Valdenir (Popular Dedê, empresária da Loja Big Modas em Heliópolis), Claudemir da Silva dos Santos (Bizinho, irmão do vereador Claudivan) e seu filho Jenesom Alan Santana Santos, que estavam no Gol, todos de Heliópolis, ficaram gravemente feridos, inclusive com várias queimaduras. A PRF informa que todos foram encaminhados para o Hospital de Catu, mas, devido a gravidade dos ferimentos, estão sendo transferidas para hospitais de Salvador.
     Informações do Correio.

Batalhão de Choque invade presídio de Serrinha


               Da Redação de A TARDE, com informações de Alean Rodrigues. Foto de Luiz Tito.
     O Batalhão de Polícia de Choque invadiu, às 14h, o Conjunto Penal de Serrinha, onde cerca de 125 presos encontram-se rebelados nesta sexta-feira (21). Neste momento, o que se pode ouvir são gritos de presos, tiros e uma fumaça preta. Os policiais também usam cães de guarda. Até antes da invasão, uma pessoa havia sido morta pelos presos por enforcamento e há informações não confirmadas de uma pessoa queimada durante o motim, que começou por volta das 14h de quinta-feira (20). Outras dois presos estavam sendo mantidos reféns no primeiro andar Pavilhão C, com cordas feitas de lençóis amarradas no pescoço. O movimento é chamado pelos detentos de "Comando do Belo" em referência a Edvaldo Castro do Nascimento, que é apontado como líder da rebelião. Ele está preso há quatro anos no local cumprindo pena de 22 anos por latrocínio. Um policial, que não quis se identificar, disse que Edvaldo Castro comanda o tráfico de drogas na região de dentro do presídio. Para isso, ele mantinha contato com a mulher Daiana Silva de Jesus através de um celular. Há informações que esse aparelho foi apreendido, o que levou Edvaldo a iniciar o motim. Daiana, que está do lado de fora do presídio, nega a acusação de tráfico de drogas. Os rebelados pedem transferência para outras unidades, a permissão para entrada de alimentos enviados por familiares e que as visitas sejam feitas nos pavilhões do Complexo. Atualmente, acontecem uma área reservada para visitas, que conta com seis quartos para encontros íntimos. O major César Bonfim, diretor do presídio, disse que os presos destruíram as câmeras e fecharam os portões do complexo com colchões. O major disse que além de Edvaldo foram identificados outros oito internos que estariam comandando a rebelião. Caso a participação deles seja confirmada, eles vão responder por dano ao patrimônio, cárcere privado, tortura, além de homicídio e lesão corporal se houver mortos e feridos. A negociação é comandada pelo major Júlio Ferreira, que representa a Superintendência de Gestão Prisional ligada a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), além do tenente-coronel Vítor da 16ª CIPM, do coronel Fonseca do Pelotão de Choque e do major Marcos Aurélio. A juíza da Vara Crime, Maria Angélica Carneiro, a promotora Núbia Rolim dos Santos, a defensora Elaine Moura Pimentel e os delegados de Serrinha, Daniel Tuy, e de Araci, Ana Carina Guerra, estão do lado de fora da unidade acompanhando a negociação que foi suspensa devido às novas exigências - não divulgadas pela polícia - feitas pelos presos.  O Complexo conta com 460 presos, sendo que a capacidade é para 476 internos.

João Dias quer nocautear Orlando Silva

     O autor das denúncias da suposta participação do ministro do Esporte, Orlando Silva, em um esquema de desvio de verbas afirmou , por meio de seu advogado, que participará de audiência na Câmara na próxima semana e dará um"nacaute" no ministro. De acordo com o G1, a sessão que contará com a presença do denunciante, o policial militar João Dias Ferreira (foto), deve acontecer na Comissão de Fiscalização e Controle. O defensor de Dias, Michael Roriz, se encontrou com os líderes do PSDB no Congresso nesta quinta-feira (20), para negociar a presença de seu cliente na Casa.
     Informações do Bahia Notícias

Video mostra Gaddafi ainda vivo

Um vídeo divulgado por emissoras de TV árabes mostram o ex-ditador líbio, Muammar Gaddafi, ainda vivo após ter sido capturado em Sirte, sua cidade natal, nesta quinta-feira.

Cleide Santana (PV) pode ser a nova vereadora em Cícero Dantas


Cleide Santana (PV)

      O grande teste da validade da Lei que determina ser o mandato do partido está à prova. É que o presidente do PV de Cícero Dantas, Jorge Luiz, entrou, no último dia 17 de outubro, com uma Ação Declaratória de Perda de Mandato na sede da 82ª Zona Eleitoral contra os vereadores que deixaram o PSDB, José Carlos Ribeiro da Silva - "Carlinhos" - (hoje PDT), Robson Nascimento dos Santos (hoje no PP), Herivaldo Alves Moreira (também hoje no PDT) e  Jocineide Dantas de Andrade (agora no PDT).
     Os vereadores questionados no processo foram eleitos pela Coligação Sempre de Braços Abertos Para o Povo, composta pelos partidos PSDB/ PDT/ PTB/ PTN/ PTC e PV. O que Jorge Luiz quer é que seja aplicada a tese de que os mandatos pertencem aos partidos e, neste caso, só a suplente Josefa Cleide Santana (PV) seria a única da coligação por direito a ocupar uma das vagas, exatamente porque até mesmo os suplentes melhores colocados também promoveram mudança de partido.
Jorge Luiz - Presidente PV de C. Dantas
     Há ainda alguns senões a serem resolvidos que darão dor de cabeça a quem vai decidir. Temos quase certeza de que vão usar o argumento de que mudaram de partido, mas para legendas da mesma coligação. Se a coligação tem força de partido, em tese trocaram seis por meia dúzia. Outra questão é, se os quatro forem punidos, e só Cleide Santana tiver as condições para assumir o mandato, como ficarão as três vagas restantes? Outro problema é de ordem política. Com esta ação, o PV, claro, não mais configurará numa possível futura coligação onde os vereadores processados porventura possam estar. Jorge Luiz tem consciência disso e disse que já está conversando com outros partidos. Um convite o presidente do PV já recebeu: o do PT, que terá como candidato a prefeito o atual vice-prefeito Gilmar. Tudo indica que Jorge Luiz é candidatíssimo a vereador. Se ele não for, vai sua mulher Cleide Santana. 

Casal morre de mãos dadas após 72 anos de convivência


Norma e Gordon: nem a morte os separou
Um casal do Estado de Iowa, nos Estados Unidos, que viveu junto durante 72 anos, morreu de mãos dadas em um hospital na semana passada, com um intervalo de apenas uma hora. Norma Stock, 90 anos, e Gordon Yeager, 94, casaram-se em 1939 e tiveram quatro filhos. Na última quarta-feira, quando iam ao centro da cidade de Des Moines, eles sofreram um acidente de carro. No hospital, foram levados para a unidade de terapia intensiva e os enfermeiros entenderam que não podiam separá-los. "Eles foram colocados no mesmo quarto e ficaram de mãos dadas", disse Dennis Yeager, filho do casal. Gordon morreu segurando a mão de sua mulher e rodeado por seus familiares. "Foi estranho, eles estavam de mãos dadas e meu pai parou de respirar, mas eu não consegui perceber o que estava acontecendo porque o monitor do coração continuava funcionando", disse Dennis. Uma hora depois, Norma também se foi. "Nenhum deles sobreviveria sem o outro", disse Donna Sheets, outra filha do casal. No funeral, Norma e Gordon continuaram de mãos dadas. Segundo a família, o casal seria cremado e suas cinzas seriam misturadas. “Eles eram um casal à moda antiga. Acreditavam na frase ‘até que a morte os separe’”, resumiu o filho Dennis.
As informações são do MSNBC.com e do UOL.

O mundo está livre de mais um ditador: Gaddafi está morto.


     "Nós confirmamos que todos os vilões, e também Gaddafi, deixaram nosso amado país. Acredito que seja o momento de começar uma nova Líbia, com uma Líbia unida, um só povo e um só futuro", afirmou ele em uma coletiva de imprensa em Trípoli. "Esperávamos por este momento há muito tempo. Gaddafi está morto", acrescentou. O premiê disse ainda que o anúncio oficial de libertação do país deve ocorrer até esta sexta-feira. Ele também pediu que a vizinha Argélia entregue os membros da família de Gaddafi que fugiram para lá em agosto. Dois dos filhos do ex-ditador, sua filha e sua mulher estariam na Argélia. Jibril afirmou também ter recebido relatos ainda não confirmados de que um dos filhos de Gaddafi, Saif al Islam, foi encontrado perto de Sirte, e que seu comboio estava sob ataque. Comandantes das forças rebeldes da Líbia afirmaram nesta quinta-feira que oGaddafi foi capturado e morreu, segundo agências de notícias e emissoras de TV. A emissora de TV árabe Al Arabiya que o corpo do ex-ditador --que os rebeldes dizem ter sido morto durante operação militar em Sirte, sua terra natal-- chegou à cidade de Misrata. Mais cedo, Mohamed Abdel Kafi, membro do CNT (Conselho Nacional de Transição), órgão político rebelde, disse à Reuters que o corpo era levado para um lugar secreto por razões de segurança. Comandantes das forças rebeldes da Líbia afirmaram nesta quinta-feira que Gaddafi, cuja captura foi reportada mais cedo, não resistiu aos ferimentos e morreu, segundo agências de notícias e emissoras de TV. As forças do CNT (Conselho Nacional de Transição), órgão político dos rebeldes, anunciaram a captura de Gaddafi nesta quinta-feira. Citado pela agência France Presse, o porta-voz do CNT (Conselho Nacional de Transição), órgão político rebelde, Abdel Hafez Ghoga, confirmou a morte do ex-ditador em Sirte. "Nós anunciamos ao mundo que Gaddafi foi morto pelas mãos da revolução", disse. "É um momento histórico. É o fim da tirania e da ditadura". O chefe militar do CNT, Abdul Hakim Belhaj, também afirmou à rede qatariana Al Jazeera que Gaddafi havia morrido devido à gravidade de seus ferimentos durante sua captura em Sirte. À agência de notícias Reuters, Abdel Majid Mlegta, também do CNT, afirmou que Gaddafi foi capturado e ferido nas duas pernas, quando tentava fugir em um comboio atacado por caças da Otan, a aliança militar do Ocidente. "Ele também foi atingido na cabeça", disse. "Houve muitos disparos contra seu grupo e ele morreu".
      Com informações da Folha de São Paulo. Vídeo da CNN.

Manifestantes jogam ovos na prefeita de Barreiras


Uma audiência pública para apresentação da proposta de doação de sete hectares do terreno pertencente ao Parque de Exposições de Barreiras para a construção de um shopping center e um hotel acabou em tumulto na noite desta segunda-feira (17). De acordo com o Jornal Nova Fronteira, os barreirenses estão divididos e, por conta disso, o encontro, na Câmara de Vereadores, exaltou os ânimos dos prós e contras ao projeto. Ainda segundo o site, durante a audiência houve trocas de empurrões, xingamentos e até socos. Até a prefeita Jusmari Oliveira (PSD) foi alvo dos contrários à entrega do espaço. Três ovos foram arremessados na direção da gestora, mas o alvo não foi atingido. Os seus assessores, que participavam do empurra-empurra, foram as vítimas. Por conta da confusão, 20 policiais militares e alguns agentes civis, além da guarda municipal, precisaram ser acionados para conter os exaltados. Manifestantes chegaram a jogar um pedaço de arame na rede elétrica, o que gerou curto circuito. Com a queda de energia, ficou impossível continuar as discussões no Legislativo municipal. Uma nova audiência foi marcada para esta quarta-feira (19), às 16h, na Câmara. Ainda segundo o portal, os 11 edis deverão aprovar, na íntegra, o projeto de doação da área. Mas, opositores prometem entrar com uma ação popular para impedir que parte do Parque de Exposição Geraldo Rocha seja doado.
Informações do Bahia Notícias.

Santa Brígida pode sofrer intervenção


Por conta do contínuo descumprimento de uma determinação judicial, a prefeitura de Santa Brígida, no nordeste do estado, poderá perder sua autonomia no município. A medida extrema e excepcional foi requerida pelo Ministério Pública Estadual que, através do procurador-geral Wellington César Lima e Silva e de seu assessor especial, promotor Paulo Modesto , por conta de uma determinação de fevereiro de 2009 para que o Executivo local substituísse todos os veículos de carga, utilizados no transporte escolar de crianças e adolescentes, por meios adequados. O não cumprimento já acarretou no bloqueio de 10% do repasse mensal da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o que também não fez a prefeitura cumprir a ordem judicial. Na representação, os promotores explicam que a intervenção é “remédio drástico, a ser invocado apenas quando indispensável à garantia dos princípios insculpidos nas Constituições Federal e Estadual, como no caso do descumprimento reiterado e injustificável de ordem ou decisão judicial.”
Informações do Bahia Notícias.

Brasil importa lixo hospitalar norte-americano desde 2001


A interdição, na última sexta-feira (15), de uma loja e de um galpão pertencentes à uma empresa têxtil pernambucana reforçou as suspeitas de que lixo hospitalar norte-americano entrava no país e era utilizado na confecção de peças de roupas há anos. Os dois estabelecimentos interditados pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ficam nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe e de Toritama e pertencem à empresa Na Intimidade, que funciona com o nome fantasia Império do Forro de Bolso. Nos locais, os fiscais encontraram pedaços de tecido com manchas que, assim como o material apreendido na semana passada, no Porto de Suape, podem ser de sangue. Também foram encontrados forros de bolso prontos para a venda. Vários deles ainda continham a logomarca de hospitais norte-americanos.
Dados da Império do Forro disponíveis na internet indicam a Altair Moura como responsável e contato da empresa. De acordo com notícias publicadas por vários sites e jornais, o mesmo Moura já foi sócio de outra importadora de tecidos também instalada em Santa Cruz do Capibaribe, a Forrozão dos Retalhos. Antigos registros da Forrozão no site Brasil Web Trade - uma ferramenta de comércio eletrônico do Banco do Brasil – de fato apontam Moura como sendo o contato da companhia. No cadastro de empresas importadoras disponível no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio consta que, entre os anos de 2001 e 2009, a Forrozão pôde comprar dos Estados Unidos até US$ 1 milhão anuais em mercadorias. Já a Na Intimidade começou a importar o mesmo valor em tecidos norte-americanos a partir de 2009.
Apesar de encontrar o material irregular na loja e no galpão pertencentes à Império do Forro, onde repórteres do jornal Folha de S.Paulo já haviam comprado cerca de quatro quilos de tecido com os nomes de hospitais norte-americanos, a Receita Federal e a Anvisa não confirmam se a empresa é responsável por importar as mais de 46 toneladas de lençóis, fronhas, toalhas de banho, batas, pijamas e roupas de bebês sujas de sangue retidas na semana passada, no Porto de Suape, em Pernambuco. As autoridades investigam se o material guardado na loja e no galpão é parte da carga de outros seis contêineres que, segundo a Receita Federal, a importadora recebeu desde o início do ano e que não foram fiscalizados pela alfândega. “Ainda não sabemos se os outros contêineres continham o mesmo material. O advogado da empresa [com quem o inspetor se reuniu pela manhã] alega que não, mas nós queremos saber o que foi feito de todo o material, se ele foi empregado na produção ou descartado”, disse o inspetor-chefe da Alfândega da Receita Federal no Porto de Suape, Carlos Eduardo da Costa Oliveira, à Agência Brasil, na última sexta-feira. A Agência Brasil telefonou para os números de contato das duas companhias e de Moura, mas ninguém atendeu.
Informações de A TARDE.

Vereador aparece de cueca em gabinete


A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) pode abrir processo por quebra de decoro parlamentar contra o vereador Gêra Ornelas (PSB), que aparece despachando em seu gabinete de cueca samba-canção. Ornelas também aparece acariciando os cabelos de uma mulher que aparenta ter boletos de cobrança nas mãos. As imagens foram feitas pelo próprio parlamentar, que usa uma caixa de papelão para camuflar a câmera, e fazem parte de um processo por improbidade administrativa movido contra Ornelas pelo Ministério Público Estadual (MPE).
O vídeo, divulgado pelo jornal Hoje em Dia, foi entregue aos promotores por um ex-assessor do socialista, que acusa o vereador de exigir parte do salário do então funcionário para mantê-lo trabalhando no gabinete. O parlamentar está no quarto mandato e a ação civil pública foi encaminhada ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
No processo, o MPE acusa Ornelas de receber indevidamente pouco mais de R$ 600 mil. Durante as investigações, os promotores conseguiram na Justiça a quebra do sigilo bancário do vereador e constataram que o dinheiro foi depositado diretamente em sua conta. No depoimento prestado ao MPE, o parlamentar não conseguiu explicar a origem dos recursos e os promotores pedem à Justiça seu afastamento, bem como o sequestro de bens de Ornelas e a devolução dos valores, que teriam sido fruto de propinas.
Mas, além da questão legal, as atitudes de Ornelas também devem ter desdobramentos políticos, principalmente por causa das imagens do parlamentar despachando de cuecas em seu gabinete. A mesa diretora da CMBH encaminhou representação ao corregedor, vereador Edinho Ribeiro (PTdoB) para que o caso seja apurado.
"Foi desrespeitosa a atitude do vereador. Vamos tratar (a questão) com muita seriedade, mas ele (Gêra Ornelas) terá amplo direito de defesa", afirmou Ribeiro. "Nós precisamos agora ver os autos dessa investigação. Precisamos que o Ministério Público nos envie esses autos", acrescentou o vereador, que assumiu, porém, não ter feito requisição oficial da documentação ao MPE.
Informações de A TARDE.

Ministro do PC do B compra terreno que seria desapropriado pela PETROBRÁS


Já em situação complicada após as denúncias de corrupção no ministério dos Esportes, o chefe da pasta, Orlando Silva, tornou-se manchete nesta terça-feira (18) mais uma vez, agora devido à aquisição à vista de um terreno que deve sofrer grande valorização devido à passagem de um duto da Petrobrás. Segundo matéria do portal UOL, em agosto de 2010, Orlando Silva comprou, por R$ 370 mil, um terreno no distrito de Sousas, em Campinas (SP). No mesmo condomínio, terrenos sem dutos por perto custam entre R$ 15 e R$ 20 cada m². Nessa área, um terreno de 20 mil m² está sendo oferecido por R$ 380 mil, quase a mesma quantia paga pelo ministro em 90.000 m². Apesar de poucas casas por perto, o lote escolhido pelo ministro não favorece quem busca tranquilidade, já que o local é de acesso razoavelmente difícil, e fica em frente a um pesqueiro, o que provoca grande movimentação. As metas estabelecidas pelo Plano Diretor de Dutos transformam a área em que está a propriedade do ministro em um local atrativo para operações da Petrobras. O projeto prevê desativação de dutos em áreas densamente povoadas e demonstra grande preocupação com a vizinhança. O ministro nega que conhecer a possibilidade de desapropriações na área. Documentos da própria companhia, entretanto, mostram que há planos para mudanças nos dutos. Um funcionário do condomínio disse ao portal que a equipe de uma empresa que trabalha para a petrolífera esteve lá e avisou que os primeiros terrenos à esquerda da portaria passarão por uma desapropriação parcial.
Informações do Bahia Notícias.

Eliana Calmon afirma que há bandidos que se escondem atrás da Justiça


Após protagonizar grande polêmica no meio jurídico e político brasileiro ao afirmar que existem bandidos "escondidos atrás da toga" no judiciário brasileiro, a ministra Eliana Calmon (foto), corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltou a público para defender a manutenção de poderes da entidade. Um processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) da Associação dos Magistrados do Brasil (Amab) pede que o CNJ perca o direito de fiscalizar os juízes infratores. Em participação de um evento organizado pelo jornal Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira (17), ela explicou que sua afirmação não foi genérica, mas reafirmou que há caso de bandidos que tentam se esconder atrás da Justiça. "Não temos uma sociedade de santos, temos uma sociedade que tem um esgarçamento moral muito forte", afirmou a corregedora. Segundo ela, o país tem uma tradição "patrimonialista, o Estado é efetivamente espoliado sem muito pudor, e naturalmente que o Poder Judiciário não pode ser diferente dos outros poderes e nem pode ser diferente da sociedade brasileira", afirmou.
Informações do Bahia Notícias.

CGU aponta irregularidades no Ministério dos Esportes


A cobrança para devolução de dinheiro de contratos irregulares de ONGs e governos com o Ministério do Esporte aumentou 5.020% nos últimos cinco anos, passando de R$ 44 mil para R$ 10 milhões, informa reportagem de Dimmi Amora, publicada na Folha desta terça-feira. Entre as irregularidades apontadas pela CGU (Controladoria-Geral da União), responsável por analisar os processos, estão compras superfaturadas, entrega de lanches em quantidades abaixo da prevista e contratação de empresas com sócios ligados às próprias ONGs que receberam recursos do ministério. Ao todo, 67 convênios do Ministério do Esporte foram considerados irregulares, somando R$ 26,5 milhões.
Ministro Orlando Silva, do PC do B.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, é acusado de participação num esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo, que dá verba a ONGs para incentivar jovens a praticar esportes. A acusação foi feita à revista "Veja" pelo policial militar João Dias Ferreira. Segundo Ferreira, o ministro teria recebido dinheiro vivo na garagem da pasta, o que Silva nega. À revista um funcionário do policial, Célio Soares Pereira, afirmou ter entregue dinheiro ao próprio ministro na garagem do ministério, em Brasília, no final de 2008. Ontem, em entrevista em Brasília, Silva negou envolvimento em irregularidades na pasta, que chefia desde 2006, e defendeu o programa Segundo Tempo.
O Ministério do Esporte informou por meio de nota que o crescimento dos pedidos de devolução de dinheiro em convênios irregulares é resultado da fiscalização constante e do cumprimento da lei. Segundo o órgão, o trabalho é feito em parceria com os órgãos de controle para "garantir a correta aplicação dos recursos públicos".
 Informações da FOLHA DE SÃO PAULO.

Juíza manda retirar deste blog postagens “que denigram” a imagem do prefeito de Heliópolis


A Meritíssima Juíza de Direito da Vara Cível da Comarca de Cícero Dantas, Dra. Denise Vasconcelos Santos, acatou as argumentações do prefeito de Heliópolis, Walter Almeida Rosário, que entrou com uma Ação Inibidora alegando que o Landisvalth Blog vem publicando matérias visando atingir “a honra e a imagem” do prefeito, divulgando informações “falaciosas, infundadas e não condizentes com a verdade dos fatos.”
Na decisão da magistrada, datada de 5 de Outubro último, ela acata a Liminar e determina que o professor Landisvalth Lima “retire na sua página da Internet toda e qualquer informações que denigram” o prefeito Walter Rosário, “bem como que se abstenha de efetuar inserções com o mesmo fim.” A decisão foi recebida pelo professor há poucos instantes, entregue pelo Oficial de Justiça Thiago Andrade Vieira e deve ser acatada até meia-noite. Em caso de não cumprimento, o professor terá que arcar com multa diária de 1 mil reais. O professor também já entrou em contato com o seu advogado, o dr. José Leão, porque a decisão cabe recurso. A manifestação deve ser feita em até 15 dias. A partir de amanhã, por isso, não deverá conter este blog postagens que contrariem a decisão da magistrada.

Acidente em Tucano mata irmão de Zé Grilo




Um ônibus com 32 passageiros que seguiam de Conceição do Coité para Caldas do Jorro, no município de Tucano, no nordeste baiano, bateu de frente com um carro de passeio na manhã deste domingo (16), no Km 298 da BR 116 Norte, próximo ao Jorrinho. O motorista do carro, Antônio Ferreira Neto (Antônio Brito), de 51 anos, irmão do prefeito de Ribeira do Pombal, José Lourenço Junior, morreu na hora. Alguns passageiros sofreram ferimentos leves, mas passam bem. De acordo com um deles, o ônibus seguia tranquilo pela via quando, de repente, o automóvel invadiu a contramão e foi na direção do veículo. “Galego tentou desviar jogando o carro para o acostamento, mas não teve jeito, o Uno foi na mesma direção. Foi um momento de pânico para os passageiros depois que o carro foi para o acostamento levantou os pneus da dianteira e traseira e o carro andou por mais de 20 metros só com os dois pneus, parecia filme", contou ao site Calila Notícias. A Polícia Rodoviaria Federal (PRF) de Feira de Santana esteve no local e interditou a rodovia nos dois sentidos por mais de uma hora e meia. O congestionamento chegou a 5 km.
Antonio Brito com Zé Grilo
Na sexta-feira, 14 de outubro, Antônio Brito, residente  em Salvador, fez parte da mesa das autoridades na Câmara de Vereadores, quando na oportunidade o Vice-Governador Otto Alencar assinou a Ordem de Serviço para o asfaltamento das avenidas do centro da cidade de Ribeira do Pombal e como  também participou dos festejos profanos da padroeira  do município no sábado, 15 de outubro. O corpo, após ter sido retirado das ferragens com muito trabalho, foi levado para IML de Feira de Santana, seguindo posteriormente para Salvador, onde vai ser sepultado em dia, horário e local a ser divulgado pela família.
 Informações e fotos do Calila Notícias, Bahia Notícias, Joilson Costa e Folha Pombalense. 

Policial chama ministro de “bandido”


O ministro dos Esportes, Orlando Silva, foi chamado de “bandido” neste domingo (16) pelo soldado da Polícia Militar do Distrito Federal que o acusou de participar de desvios de recursos do ministério. O PM postou a mensagem em seu blog na internet. João Dias Ferreira (foto) disse ainda que tem como provar as acusações que fez à revista Veja. "O que falei pra revista está devidamente gravado e será apresentado às autoridades competentes", garantiu. De acordo com o Jornal Folha de São Paulo, em uma mensagem dirigida ao chefe da pasta, Ferreira afirmou: "Você está equivocado, eu não sou bandido, bandido é você e sua quadrilha que faz e refaz qualquer processo do ministério de acordo com sua conveniência e você sabe muito bem disso!”. O policial, que em 2006 foi candidato derrotado a deputado distrital pelo PCdoB em Brasília, também fez uma ameaça à direção nacional do partido, que ontem soltou uma nota em apoio ao ministro baiano. "Sugestão: era bom o PCdoB nacional ficar calado antes de sair em defesa do Orlando sumariamente”, ameaçou. Em entrevista à semanal, Ferreira afirma que Orlando Silva tinha participação direta em um esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo, que distribui recursos a ONGs para projetos de incentivo à prática de esportes por jovens.
Informações do Bahia Notícias.

Até para roubar tem que saber escrever bem


Globo.com
Um ladrão teve frustrada a tentativa de assaltar um banco em New Castle, no estado de Delaware (EUA), depois que o caixa da agência não entendeu o que ele havia escrito em um papel usado para anunciar o assalto, segundo o "News Journal". Thomas J. Love (foto), de 40 anos, entrou no banco e entregou para o caixa um bilhete no qual pedia para ele lhe entregar o dinheiro. No entanto o funcionário não conseguiu decifrar o que estava escrito no papel e pediu para o ladrão reescrever. Love acabou fugindo do banco a pé. Após a polícia receber uma descrição, o suspeito foi preso. Ele foi acusado de tentativa de assalto e foi levado para cadeia com uma fiança fixada em US$ 2 mil.
Com informações da Tribuna da Bahia.

Quebrou braço da garota após ouvir um não


Uma estudante de direito teve o braço quebrado no último dia 30 de setembro, após recusar as investidas de um homem em uma casa noturna de Natal, no Rio Grande do Norte. Rhanna Diógenes, de 19 anos, contou que o agressor usou as duas mãos para quebrar seu braço. “Com um ele me empurrava para o chão e com o outro ele puxou o braço para cima. Só sei que a dor me fez ficar acordada, pois cheguei a desfalecer no chão. Era muita dor. Vi meu braço virado e só pensava em segurá-lo, meu braço ficou solto”, disse. A universitária estava na boate com um casal de amigos e uma amiga. Ela informou que o primeiro contato do criminoso com ela começou instantes antes de ele agredí-la. "Estava conversando com minha amiga em um sofá, quando ele se aproximou e já tentou me beijar. Eu disse que não e me afastei. A partir daí, ele começou a me xingar com palavras que me recuso a repetir”, contou. Rhanna informou ainda que deixou o local e foi para a pista de dança. "Foi aí que ele apareceu de novo, tentando me beijar. Eu expliquei para ele que não o conhecia, que não era para ele fazer aquilo. Ele agarrou meu braço com muita força, como que se fosse me levar para outro lugar. Eu joguei o refrigerante nele e ele me empurrou pelo braço até o chão", contou. A agressão foi registrada pela câmera de segurança do espaço, mas só divulgada esta semana. O titular da  Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, Francisco Quirino Filho, disse que pretende ouvir o agressor nos próximos dias.
Informações do Bahia Notícias.