Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Ministro Orlando Silva é acusado de desviar mais de 40 milhões


O policial militar João Dias Ferreira acusou o Ministro do esporte, Orlando Silva Júnior (foto), de estar envolvido no esquema de corrupção e ter recebido propina das dependências do ministério, de acordo com reportagem divulgada pela revista 'Veja' na sexta-feira. Ferreira é um dos acusados de envolvimento no esquema de desvio de dinheiro do programa Segundo Tempo, criado pelo governo federal para incentivar crianças carentes a praticar atividades esportivas e que em Heliópolis também tem provocado muitas suspeitas.
Em entrevista para a revista, o policial revelou detalhes de como funcionava a operação dentro do ministério, e disse que o esquema pode ter desviado mais de R$ 40 milhões nos últimos oito anos. O dinheiro deveria ser usado para comprar material esportivo e alimentar crianças carentes e que teria sido desviado para o caixa eleitoral do PC do B. De acordo com a entrevista, o policial diz que as ONGs só recebiam os recursos mediante o pagamento de uma taxa previamente negociada que podia chegar a 20% do valor dos convênios. Segundo o militar, o ministro Orlando Silva recebeu, pessoalmente, na garagem do Ministério do Esporte, o dinheiro da propina.
O ministro encontra-se em Guadalajara (México) acompanhando os jogos Pan-Americanos, e participa hoje de uma reunião do Conselho de Ministros de Esporte das Américas. Em seu Twitter, Orlando Silva Júnior escreveu que dará na tarde deste sábado uma entrevista coletiva para desmentir a matéria. Ele aponta ainda que o que foi dito pelo policial na reportagem seria uma reação às medidas que tomou em relação às irregularidades no programa Segundo Tempo. "Repudio a farsa publicada hoje em Veja. As calúnias são reações às medidas que determinei para combater irregularidades identificadas", disse o ministro através do microblog.
Informações da Folha de São Paulo.

Instrutor faz sexo com recepcionista em salto de paraquedas


Globo.com
O ator pornô Alex Torres, que também trabalha  como instrutor de paraquedismo, e Hope Howell, recepcionista da escola de paraquedismo, fizeram sexo durante um salto em Taft, nos EUA. O vídeo foi publicado no blog de Torres, segundo reportagem da emissora de TV "KGET". Torres, que atende pelo apelido de "Vodu", retirou na segunda-feira o vídeo do blog depois que o Departamento de Polícia de Taft abriu uma investigação sobre o caso, já que o salto de paraquedas teria sido realizado próximo a um colégio. O dono da escola de paraquedismo, Dave Chrouch, disse que não sabia o que tinha acontecido até a chegada da polícia. Chrouch afirmou que o instrutor foi demitido e que pretende conversar com Hope antes de tomar uma decisão. "Isso não deveria ter acontecido", disse ele.

Unicamp afasta professor que fumou narguilé com alunos

     Marília Rocha – de Campinas – Folha de São Paulo
Prof. Devani em aula nada convencional
A Unicamp decidiu afastar o professor que aparece em um vídeo fumando tabaco em um narguilé (tipo de cachimbo com água) com alunos em uma sala de aula do Cotil (Colégio Técnico de Limeira), ligado à universidade. A suspensão é de 90 dias. A punição foi estabelecida pela comissão processante nomeada pela Unicamp -responsável pelo Cotil- para realizar um processo administrativo contra o docente Devani Ferreira de Morais. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, o professor está em licença médica até janeiro. A suspensão será cumprida a partir de então. Em janeiro deste ano, a mãe de um dos alunos de Morais encontrou as imagens no computador do filho. O material mostrava o professor e estudantes sentados em roda no chão de uma sala de aula utilizando o narguilé.
A universidade iniciou a apuração do caso. Segundo o relatório final, a comissão processante entendeu que houve "infração das normas de conduta profissional" estabelecidas pelo estatuto do servidor da Unicamp. De acordo com a comissão, o professor teve "direito a ampla defesa". A Folha não conseguiu entrar em contato com Morais. Na época em que o caso veio a público, os estudantes foram suspensos por sete dias e uma inspetora foi advertida por não ter impedido o uso de tabaco na escola. O Ministério Público em Limeira (151 km de São Paulo) também recebeu as imagens, mas arquivou o processo por entender que a universidade tomou todas as medidas cabíveis.

Professores aprovados em concurso estadual são nomeados


     Foi publicado nesta sexta-feira, 14, do Diário Oficial do Estado, a nomeação de 1.559 professores aprovados no mais recente concurso para docente da rede estadual de ensino, realizado em janeiro deste ano. A nomeação representa o primeiro grupo de um total de 3,2 mil docentes que serão nomeados até o início do ano letivo de 2012. O resultado do concurso foi publicado no mês de junho, e no mês seguinte foi realizada a convocação. Em agosto e setembro foram feitos os exames médicos, realizados em todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc) do Estado. Agora, em outubro, inicia a etapa de nomeação. A entrada dos novos professores está de acordo com o programa  Todos pela Escola, que tem o objetivo central de garantir a todo estudante o direito de aprender, segundo o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto. “A chegada dos novos docentes tem o objetivo de estabilizar e qualificar o quadro de educadores. A contratação representa um aporte importante para a melhoria do ensino em todas as escolas da rede estadual da Bahia” afirma. Atualmente os efetivos da rede pública de educação da Bahia conta com 40 mil professores.
     Informações de A TARDE.

Polícia Federal prendeu 13 na Operação Shutdown


     Pelo menos 13 pessoas foram presas nesta sexta-feira, 14, no sul da Bahia, durante a Operação Shutdown, da Polícia Federal (PF). A ação da PF busca a repressão ao jogo ilegal nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Floresta Azul e Canavieiras, todas na região cacaueira do Estado. Mais de 125 policiais federais cumprem 25 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão, em residências e estabelecimentos comerciais localizados nos municípios. Até as 10h30, haviam sido apreendidos 12 veículos, sendo algumas caminhonetes de luxo; quatro motocicletas (uma de 1.000 cilindradas); um jet ski; R$ 50 mil em espécie e alguns cofres, que estão sendo abertos pelos agentes. Foram apreendidas também, nos últimos nove meses, 246 máquinas caça-níqueis montadas no Brasil com peças trazidas do exterior. Os investigados pela Operação Shutdown serão indiciados por formação de quadrilha, contrabando ou descaminho e também com base na Lei de Crimes Contra Economia Popular. Somadas, as penas podem chegar a 9 anos de reclusão.
     Informações de A TARDE

Protestos contra corrupção ganham adeptos em todo o país


Em Brasília foram mais de 20 mil

Ao menos 12 cidades, além do Distrito Federal, registraram protestos contra a corrupção nesta quarta-feira (12). O maior número de manifestantes foi anotado em Brasília, onde a PM (Polícia Militar) contou a presença de 20 mil. Já em Manaus foram apenas 15. Organizado por meio da rede social Facebook, o grupo já havia feito na capital federal o mesmo protesto no feriado de 7 de Setembro, quando aproximadamente 10 mil pessoas compareceram à Esplanada dos Ministérios. Parte do grupo carregou uma pizza gigante, desenhada em um painel de 15 m. Outros levaram faixas com a mensagem como "País rico é país sem corrupção", fazendo alusão ao slogan do governo Dilma Rousseff, e "País rico é país sem miséria". Na maioria dos casos, os manifestantes misturaram aos protestos contra a corrupção em Brasília mensagens de indignação contra políticos locais envolvidos em escândalos.
Em São Paulo, cerca de 3.000 pessoas participaram do ato na avenida Paulista, segundo estimativa da Polícia Militar. Elas protestaram pelo fim do voto secreto no Congresso Nacional, pela aplicação da Lei da Ficha Limpa e pela transformação da corrupção em crime hediondo. Os participantes pediram também 10% do PIB para a educação. Um rapaz foi preso após quebrar, com pedras, vidraças do Mc Donald's e do HSBC na Paulista. Ele foi levado ao 8º DP e, segundo a polícia, foi identificado como skinhead. Em Santos (SP) houve uma manifestação que contou com a presença de 60 pessoas.
Comunidade Mandela-RJ, presente.
No Rio de Janeiro, segundo os organizadores, o protesto reuniu 2.500 pessoas na avenida Atlântica, em Copacabana. A manifestação foi uma reunião de diversos movimentos que, com vassouras verdes e amarelas nas mãos, pediam desde o fim da impunidade, a saída do governador Sérgio Cabral (PMDB) até a nacionalização das jazidas de petróleo do pré-sal.
OUTROS LOCAIS
Manifestante preso em São Paulo
Em Florianópolis, segundo a PM, o protesto reuniu cerca de 300 pessoas, que caminharam na avenida Beira-Mar Norte durante a manhã exibindo cartazes e usando camisetas com frases contra a corrupção. Em Belo Horizonte, cerca de 200 pessoas marcharam da Praça da Liberdade com cartazes e faixas seguiram em passeata até a praça Sete, no centro. Em Goiânia, segundo a PM, 2.500 pessoas participaram da marcha. Os manifestantes seguiram da Praça Universitária à Praça Cívica, em um percurso de dois quilômetros pela avenida Universitária. Eles vestiam roupas pretas. Em Recife, o protesto reuniu cerca de 150 pessoas. O grupo, animado por um carro de som, saiu da praça de Boa Viagem e caminhou cerca de um quilômetro, na orla. Em Salvador, o ato também reuniu aproximadamente 150 pessoas. Os manifestantes caminharam cerca de dois quilômetros, do Cristo da Barra até a Base Aérea. Em Curitiba, cerca de 500 pessoas participaram do protesto --a maioria eram jovens, com idades entre 15 e 20 anos. Quando o grupo caminhava por uma avenida do centro da cidade, um veículo avançou duas vezes, de ré, em direção aos manifestantes. Ninguém foi atingido. No Rio Grande do Sul, cerca de 50 integrantes do grupo Anonymous se reuniram no parque da Redenção, em Porto Alegre, para distribuir panfletos que convidavam para uma caminhada no próximo sábado até a praça da Matriz, onde ficam as sedes do Legislativo e Executivo gaúcho. Os manifestantes vestiam roupas pretas e máscaras de Guy Fawkes, inglês que inspirou personagem terrorista da história em quadrinhos e do filme "V de Vingança". O grupo diz que, após a caminhada, irá acampar na praça da Matriz até o domingo para protestar "contra a corrupção e a impunidade". Não houve nenhum incidente na tarde desta quarta, segundo a Brigada Militar. Em Fortaleza (CE), o protesto reuniu cerca de 500 pessoas. Os participantes, animados por um carro de som, fizeram uma caminhada carregando faixas e cartazes com frases como "reaja, omissão mata". Em Belém, Teresina, São Luís e Maceió, cidades onde manifestantes tinham marcado marchas semelhantes por meio de redes sociais, não houve registro de protestos, segundo a PM.
Informações da FOLHA DE SÃO PAULO. Fotos de Rafael Andrade e Eduardo Anizelli (Folhapress) e Ueslei Marcelino (Reuters)

Correu Maratona e deu à luz horas depois


Amber e sua June (Foto:AP)

Poucas horas após terminar neste domingo (9) a Maratona de Chicago, de 42 quilômetros, a americana Amber Miller deu à luz sua filha, June. Ela disse nesta segunda (10) que sentiu as contrações ao cruzar a linha de chegada. A mãe de 27 anos é uma experiente maratonista que descobriu que estava grávida pouco depois de se inscrever para a maratona, meses atrás. Decidiu que esperaria até o último minuto para decidir se participava ou não da corrida. Como a previsão era de que o parto só ocorreria mais à frente, o médico permitiu que a mulher participasse da maratona, mas com a condição de que ela cumprisse metade do trajeto caminhando. Ela completou o percurso em 6 horas e 25 minutos, marca bem mais lenta que sua média. Recuperada após o parto, Miller disse que não se sentiu mal em nenhum momento durante a corrida, e que muitos corredores passavam dando gritos de encorajamento. Ela só reclamou de algumas bolhas nos pés que resultaram da maratona.
Com informações da Tribuna da Bahia.

Wagner repassa 22,5 milhões para ALBA cobrir parte do rombo


Mesmo depois de reiterar a escassez de recursos extras no orçamento do Estado, o governador Jaques Wagner autorizou um repasse de R$ 22,5 milhões para suplementação do orçamento da Assembleia Legislativa da Bahia, segundo informações do A Tarde.O gestor fez o anúncio nesta terça (11), durante inauguração do showroom do grupo italiano Natuzzi, em Simões Filho. Com um orçamento de R$ 303 milhões, aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2011, a Assembleia Legislativa gastou mais do que o previsto, o que motivou o pedido de suplementação há duas semanas. O presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT), afirmou que os recursos autorizados para suplementação, R$ 17,5 milhões, são para cobrir o reajuste dos deputados, pensionistas e aposentados – dinheiro que já havia sido prometido pelo governador desde dezembro do ano passado. Além disso, o governador concedeu mais R$ 5 milhões, recursos que, segundo Nilo, são insuficientes para cobrir o rombo de R$ 39 milhões nas contas da Casa. “Precisamos de mais R$ 17 milhões para fechamos as contas. Estamos  conversando para chegar a denominador comum, mas não vou entrar em polêmica com o governador”, afirmou Marcelo Nilo. Wagner afirmou que o governo está com o orçamento apertado e ressaltou que, “por enquanto”, ainda não possui os outros R$ 17 milhões  dos recursos pleiteados pela Assembleia.  “Não tenho interesse em criar problema para nenhum poder. Mas tenho que garantir recursos para o Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Contas”, destacou Wagner.
Com informações do Bahia Notícias.

Médico ganha quase 37 mil por 7 horas de trabalho


Se, no mês de julho, a prefeitura de Macaúbas (sudoeste baiano) usou 60% de todos os recursos da União repassados ao Hospital Regional do município para pagar a 12 médicos plantonistas contratados por inexigibilidade de licitação, no mês seguinte a situação se agravou. Destacado pelo Bahia Notícias, a gestão da cidade, comandada por Amélio Costa Júnior, o “Amelinho”, repassou, em agosto de 2011, 63% dos R$ 472.796,68 destinados pelo Fundo Nacional de Saúde ao “teto municipal da média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar” a apenas 12 profissionais de medicina. Foram gastos R$ 11,8 mil a mais que no mês anterior, um total de R$ 296.290,00. O ato foi publicado na edição do Diário Oficial do Município Nº 595, do dia 5 de outubro. Um dos contratados, Antônio Rodrigues Silva, recebeu R$ 36,9 mil para trabalhar, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), por apenas 7 horas semanais. Outro médico, Érico Cardoso de Azevedo, faz plantão de apenas quatro horas por semana no local e ganha R$ 20,9 mil. Em termos de comparação, o teto do funcionalismo público, que tem como base o salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal, é de R$ 26,7 mil. Mais uma vez, o portal BN tentou entrar em contato com a prefeitura de Macaúbas, mas os telefones não foram atendidos. 

Finalmente! Aleluia! A Justiça vive!


Aumento dado pela Embasa é considerado ilegal. Justiça acata Mandado de Segurança do Democratas.
O juiz Ricardo D’ Ávila (5ª Vara da Fazenda Pública) reconheceu, nesta segunda (10), a ilegalidade do reajuste de 13,64% nas contas da Embasa, em vigor desde maio. A decisão julgou mandado de segurança interposto pelo Democratas. “Como é um julgamento de mérito, a Embasa tem de suspender imediatamente a cobrança do reajuste até que aconteça uma decisão contrária da Justiça, o que não acredito, porque o aumento é mesmo abusivo”, disse o deputado Bruno Reis, líder do bloco parlamentar DEM/PRP na Assembleia Legislativa. Em maio, o parlamentar conseguiu uma liminar suspendendo o reajuste. No mês seguinte, a desembargadora Telma Brito, presidente do TJ-BA, acatou pedido do governo de suspensão da liminar. “O aumento é vergonhoso porque a legislação prevê que o reajuste tarifário não pode ser utilizado para custeio da ampliação dos serviços da Embasa”, disse o advogado Sandro Moreno, que ingressou com a ação na Justiça. O defensor também informou que vai pedir na Justiça a devolução dos valores pagos a mais na conta de água desde maio. Não custa lembrar ao leitor deste blog que a Embasa é uma empresa do Governo do Estado da Bahia e é administrada por indicados do PC do B.
Informações do Bahia Notícias.

Quem matou Jackson Miranda?


Há dois anos, na manhã de um sábado, em 10 de outubro de 2009, era assassinado o locutor e jornalista Jackson Miranda (foto) dentro de sua casa. Ele foi alvejado com dois tiros, um na garganta e outro na cabeça. Um homem misterioso, que não foi identificado pela esposa nem por um amigo que dormia no sofá da sala teria invadido a residência do comunicador e o matado. A ex-delegada Lígia Sales chegou a afirmar a este blog que só faltavam detalhes para elucidar o crime. Só que ela foi transferida para Paulo Afonso e o novo delegado mal tomou posse. Só que duas perguntas estão bradando em som angustiante: Quem matou Jackson Miranda? Até quando este crime ficará insolúvel?  


Dilma aprova aviso prévio de até 90 dias


Além dos 30 dias tradicionais, trabalhador terá direito ao acréscimo de três dias a cada ano de serviço
Tânia Monteiro, da Agência Estado – em O Estado de São Paulo.
BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que aumenta o tempo de concessão do aviso prévio nas demissões sem justa causa para até 90 dias. O projeto de lei foi sancionado sem vetos.
O texto aprovado pelo Congresso Nacional aumenta o prazo do aviso prévio proporcionalmente ao tempo de serviço prestado na mesma empresa. Assim, além do direito aos 30 dias de aviso prévio (já previsto em lei), o trabalhador terá direito ao acréscimo de três dias a cada ano de serviço, limitado a 90 dias de aviso prévio.
A presidente Dilma Rousseff também sancionou a lei originada da Medida Provisória 534, que inseriu no Programa de Inclusão Digital os tablets produzidos no país. No caso dessa MP, houve apenas um veto do ministério da Fazenda, mas que diz respeito apenas à definição do que é tablet, não mudando em nada a essência da medida. As duas leis devem ser publicadas no Diário Oficial da União da próxima quinta-feira.

Superfaturamento no Amapá de até 2.760%


Estimativa é de desvios de R$ 400 mi em contratos irregulares nos últimos 10 anos
Bruno Paes Manso, Enviado especial para O Estado de São Paulo.
MACAPÁ - Sobrepreços de 2.760%, alugueis de computadores mais altos do que o valor do equipamento, escritório de funcionários da Prefeitura de Macapá criado especialmente para fraudar licitações, empresas de transporte público cujo objetivo principal é a lavagem de dinheiro. Essas são algumas das irregularidades investigadas pela Polícia Federal no inquérito da Operação Mãos Limpas, que atualmente se encontra no Superior Tribunal de Justiça (STJ) aguardando apresentação de denúncia.
A estimativa é de que nos últimos dez anos tenham sido desviados R$ 400 milhões só em contratos irregulares do governo do Amapá e da Prefeitura de Macapá. Incluídos os desvios ocorridos no Tribunal de Contas do Estado e na Assembleia, são estimados prejuízos de R$ 1 bilhão aos cofres públicos. As conclusões do inquérito da Operação Mãos Limpas foram reveladas pelo Estado no domingo.
Para contratar a instalação de 200 filtros nas escolas do Amapá, a Secretaria Estadual de Educação pagou sobrepreços de 2.760% mediante contrato de emergência em 2005.Três anos depois, a empresa fornecedora do equipamento, Top Line, contratou o presidente da comissão de licitação do Amapá para seu quadro de funcionários.
Além de caros, os filtros puseram em risco a saúde dos alunos, pois eram feitos com tubos de PVC para canalização de esgoto e usavam carvão aditivado, que causava contaminação. Houve ainda prejuízos anuais de R$ 825 mil pelo pagamento da manutenção dos filtros que não era realizada.
Só nos contratos emergenciais de duas empresas de segurança, a Serpol e a Amapá Vip, com a Secretaria de Educação, os desvios ocorridos ao longo de seis anos são estimados em R$ 70 milhões. Em mais de duas toneladas de documentos, a PF não encontrou nenhum contrato que possa ser definido como regular.
Conforme a apuração avançava, mais irregularidades surgiam. Foi o caso do empréstimo de R$ 1 milhão feito pelo proprietário da empresa Amapá Vip, Alexandre Gomes de Albuquerque, para o então titular da pasta de Educação, José Adauto Bitencourt. Em 2008, a mesma Amapá Vip foi contratada pela Superintendência Federal da Agricultura do Amapá, sem licitação, para receber R$ 408 mil nos trabalhos de erradicação da mosca da carambola.

Deputado de Sergipe quer Jandaíra e Rio Real fora da Bahia


Márcio Macedo - PT-SE – (foto) , deputado federal, iniciou uma campanha para tentar mudar os municípios baianos de Rio Real e Jandaíra para o vizinho estado sergipano. O parlamentar elabora uma emenda constitucional para desmembrar o estado. Caso a mudança ocorra, a Bahia perde um de seus cartões postais turisticos, a praia de Mangue Seco, que fica em Jandaíra, além de uma área de 1.134 km² e 48 mil habitantes. O marco divisor dos dois estado passaria a ser o Rio Itapicuru. O parlamentar, natural de Rio Real, justifica que a medida se deve à desatenção do governo baiano com as cidades. Ele argumenta que as populações recorrem a municípios de Sergipe como Estância e a capital Aracaju para receber assitência médica, por exemplo. "Vou fazer uma pesquisa de opinião pública junto às duas comunidades para saber o que elas acham. Se concordarem, e houver amparo legal na Constituição, apresento (a proposta)", detalhou, ao jornal A Tarde.
Já o deputado coordenador da bancada federal baiana, Nelson Pelegrino - PT-BA - afirmou que irá mobilizar os parlamentares votados nas duas cidades para a luta contra a irreverentemente chamada “invasão sergipana”. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (10), após a publicação de uma matéria sobre o tema no jornal A Tarde, e repercutida pelo Bahia Notícias, relatar a intenção do congressista do estado vizinho. Macedo, que é nascido em Rio Real, alega que o governo baiano não dá atenção básica à região que tem que buscar serviços essenciais do outro lado da divisa, o que é verdade e não acontece somente com estes dois municípios. Sergipe vem sempre socorrendo o povo baiano, principalmente na questão de saúde. “Vamos mobilizar, também, as lideranças políticas locais para combater essa pretensão sem sentido. Isso não é uma ação unilateral, é uma proposição totalmente descabida. Vamos lutar da mesma forma que estamos lutando contra a separação do oeste da Bahia para ser transformado em um novo estado”, declarou Pelegrino.
É sempre assim. Não cuidam bem do nosso interior baiano, mas quando aparece alguém querendo cuidar é um Deus nos acuda. Na nossa proposta de criação do Estado da Bahia do Norte, Jandaíra e Rio Real ficariam bem no mapa e seriam pontos turísticos bem melhor tratados. O deputado Nelson Pelegrino só luta por Salvador. Pergunte aos seus assessores quais as emendas que o seu mandato liberou para os dois municípios?

Senador Pedro Simon, do PMDB, convoca juventude contra a corrupção


O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez um apelo à juventude brasileira para que saia às ruas para apoiar a Segunda Marcha contra a Corrupção, programada para acontecer em diversas capitais brasileiras na próxima quarta-feira (12). "Onde você estiver, vá para a rua. Exija. Cobre. Se quiser dizer desaforo de nós, diga, mas vá para a rua", convocou o peemedebista, durante pronunciamento. A Marcha, que tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), levará como uma de suas bandeiras a defesa da manutenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como órgão competente para examinar processos e punir magistrados que desonram a toga, atribuição que vem sendo ameaçada pela Ação Direta de Inconstitucionalidade número 4638. A Adin foi ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para que tais punições sejam reservadas apenas às corregedorias dos tribunais.

Gilmar é o candidato do PT em Cícero Dantas


Gilmar, vice-prefeito de Cícero Dantas

Enquanto o PT de Heliópolis bate cabeça com o PC do B, dividido entre lançar candidato ou apoiar o prefeito atual, o PT de Cícero Dantas está unido e lança o vice-prefeito Gilmar para a sucessão de Weldon. A resolução foi tomada ontem, 09 de Outubro, em reunião do Diretório Municipal e também dá a Gilmar espaço para construir uma aliança que consolide o caminho para o partido administrar Cícero Dantas. O PT deixa claro que quer continuar o legado deixado pela administração de Weldon de Zé de Isaac. Veja a resolução na íntegra:
“RESOLUÇÃO SOBRE O PROCESSO DE DEFINIÇÃO DE CANDIDATURAS DO PT DE CÍCERO DANTAS EM 2012 APROVADA PELO DIRETÓRIO MUNICIPAL EM 09 DE OUTUBRO DE 2011
1. Nossa vitória nas eleições do ano passado representou um avanço histórico na efetivação do nosso projeto político nacional. Eleger Dilma a primeira presidenta do Brasil carrega a simbologia e a perspectiva real da construção de um país justo, democrático e soberano. Consolida o nosso objetivo de tornar o Brasil uma alternativa concreta e bem-sucedida frente aos profundos impasses gerados pelo neoliberalismo. Baseada nos valores da igualdade social, da inclusão, da democracia e da pluralidade.
2. Na Bahia o processo de transformação da sociedade também está em curso. A reeleição do Governador Wagner no primeiro turno com ampla vantagem sobre as forças conservadoras no estado, reforça o aprofundamento das mudanças.
3. O Programa Político que vem se efetivando no Brasil e na Bahia se afirma na inversão das prioridades, numa sociedade marcada por profundas desigualdades sociais. Inclusão, Desenvolvimento e Democracia são conceitos que passaram a ser inseparáveis, mais do que partes de um mesmo projeto.
4. Além disto, a superação da pobreza extrema é uma meta a ser atingida, bandeira histórica das lutas sociais e que pela primeira vez na nossa história é possível de ser vislumbrada. Com tudo isso, a esperança está renovada no compromisso com as mudanças, conduzindo estas experiências de transformações sociais e econômicas numa verdadeira transição democrática.
5. Em Cícero Dantas o processo de transformação começou com posse do Prefeito Weldon em 2005, a qual propiciou estabilidade política e administrativa no município nos últimos 23 anos. Abrindo caminho para a grande transformação que ocorre na atual gestão com a contribuição do PT. É reconhecidamente, se não determinante, a extraordinária colaboração do vice-prefeito Gilmar para aprofundar as transformações em curso no município.
6. Por isso, a maior tarefa nossa é conduzir o processo político vitorioso desde 2002 no Brasil, 2006 na Bahia e 2008 em Cícero Dantas. Devemos orientar-nos no programa político para encontrar as composições capazes de aprofundar as conquistas sociais, e lastrear suas relações na preparação e na disputa das eleições de 2012.
7. Cabe ao PT conduzir as relações políticas na perspectiva das próximas eleições e articular as forças políticas que se identifiquem com o projeto de desenvolvimento municipal.
8. O PT e os partidos aliados no âmbito municipal terão em 2012 a responsabilidade de pavimentar os caminhos do nosso projeto. O PC do B e o PSB, partidos que com o PT compuseram historicamente um bloco que comungam de um mesmo projeto, têm grande responsabilidade na coesão dos partidos da base dos governos Wagner e Dilma.
9. No município não há oposição, ideologicamente falando. Ficou evidente nas eleições de 2010, onde os ditos opositores locais se aliaram aos candidatos de mesmo partido e os aliados locais apoiaram candidatos de partidos opostos.
10. Nosso projeto é completamente oposto ao dos tucanos e democratas (ex-PFL), que levaram o país à bancarrota econômica, privatizaram o estado, geraram desemprego em massa e aumentaram o universo da exclusão econômica e social.
11. As conquistas alcançadas pelo povo brasileiro, após as eleições do companheiro Lula e da companheira Dilma para presidente; pelo povo baiano, após a eleição do companheiro Wagner a governador e as alcançadas, especificamente, pelos cícero-dantenses após a eleição do vice-prefeito Gilmar, não podem ser interrompidas, razão pela qual, propomos a pré-candidatura de Gilmar para prefeito nas próximas eleições.
12. Sem dúvida e sem arrogância, podemos afirmar que Gilmar é o mais preparado para continuar o legado da administração do prefeito Weldon e o mais capacitado para fazer as correções necessárias para avançar as transformações sociais.
13. Assim, o PT por meio do Diretório Municipal delega a sua Comissão Executiva para, junto com o pré-candidato a prefeito, buscar entendimento com os partidos no município para consolidar alianças, tendo em vista as eleições 2012.”