Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Xarope para gripe mata criança

                                                                          Clarissa Pacheco
Foi removido no início da manhã desta quinta-feira, 4, o corpo da menina E. G. S., de oito meses, que morreu no final da noite de ontem em Plataforma, depois de tomar um xarope feito a base de chicória para gripe. Segundo informações de agentes da 5ª CP (Periperi), a criança já chegou ao posto de saúde de Plataforma sem sinais vitais.
A mãe  da menina, Cleise Karla Guedes Santos, de 21 anos, disse que a filha estava gripada e que ela a medicou com um xarope utilizado rotineiramente pela mãe quando a criança estava doente. A menina teria dormido em seguida, mas não acordou. A mãe levou a filha ao posto de saúde, mas, como já chegou sem vida, a médica não emitiu um atestado de atendimento clínico.
Ainda de acordo com agentes da 5ª CP, sem o atestado médico, a causa da morte só poderá ser identificada após o resultado do laudo do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML), que deve sair em aproximadamente 30 dias. 
        Fonte: A Tarde On Line. Colaborou Danile Rebouças.

Óxi: nova droga se espalha pelo Brasil


Uma droga parecida com o crack, só que mais devastadora, já se espalhou por dez estados do Brasil e recentemente chegou a São Paulo. Ainda desconhecido pela maioria da população, o óxi ou oxidado tem o princípio ativo da pasta base da folha de coca. Enquanto o crack é obtido a partir da mistura e queima da pasta base com bicarbonato de sódio e amoníaco, no óxi são utilizados cal virgem e algum combustível, como querosene, gasolina e até álcool de bateria - substâncias que barateiam o custo do entorpecente. Ele é inalado ou fumado, assim como o crack, na lata ou no cachimbo. Produzida na Bolívia e no Peru, começou a entrar no Brasil em 2005 pelo interior do Acre e, em pouco tempo, chegou a Rio Branco, onde atualmente há um número elevado de usuários, e se espalhou para outras capitais da região Norte, como Manaus, Belém, Macapá e Porto Velho. Nos últimos meses, houve apreensões e registros de usuários em Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Piauí - onde foram confirmadas 18 mortes só neste ano por conta do uso do óxi. Há rumores da circulação da droga também no Mato Grosso, Maranhão e Paraná, embora não haja registros oficiais.
  ( Fonte: Portal UOL).

Assaltantes são mortos em Paulo Afonso


Após roubar caixa eletrônico no interior do estado, dois homens foram mortos após troca de tiros com policiais, no km 45 da BA-201, em Paulo Afonso, na madrugada deste sábado (30). Segundo a polícia, eles estavam com uma pistola e uma espingarda calibre 12. A polícia informa que, durante a madrugada, cerca de dez homens roubaram um caixa eletrônico da prefeitura de Rodelas (norte da Bahia). Os suspeitos colocaram o equipamento em uma caminhonete e fugiram em direção a Paulo Afonso. Durante a fuga, os suspeitos foram surpreendidos por uma barreira do Batalhão da Polícia Militar de Paulo Afonso, nas proximidades da barragem de Itaparica, a cerca de 100 km de Rodelas. Ao perceber a presença da polícia, eles atiraram e abandonaram a caminhonete, fugindo por um matagal às margens da rodovia. Houve perseguição e troca de tiros. No veículo dos bandidos, foram encontrados coletes à prova de bala, máscaras conhecidas como brucutus e munições, além do caixa eletrônico, que não chegou a ter o dinheiro retirado.   
(Fonte: Bahia Notícias)

Castro Alves: meditação por 78 mil


Uma prefeitura no interior da Bahia resolveu inovar em serviços alternativos à população e agora se complicou com o Ministério Público (MP)que apura o caso. O MP entrou com uma ação contra o prefeito de Castro Alves, Cloves Rocha Oliveira (DEM), por ter contratado sem licitação um centro de, conforme é descrito em sua razão social, “meditação, esoterismo, auto-hipnose e vidas passadas”, no valor de cerca de R$ 78 mil. O Centro Holístico de Terapias foi contratado para o município 25 mil habitantes, que fica a pouco menos de 200 quilômetros da capital. Não se sabe ao certo, quais tipos de serviço foram fornecidos a população, nem se a "auto-hipnose" foi usada em benefício próprio do prefeito ou de terceiros. 
(Fonte: Bahia Notícias)