Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Livronovo lança A Esquerda Bastarda na Internet



O segundo romance do professor Landisvalth Lima já está à venda no sítio da Editora Livronovo. O lançamento foi esta semana. O autor está aguardando apenas os volumes para divulgação na Bahia e em Sergipe. Landisvalth Lima afirma que fará pelo menos quatro eventos. Salvador, Heliópolis, Aracaju e Fátima estão na lista. Ele não descarta lançamentos em outras cidades. Quem desejar adquirir a obra é só acessar http://www.livronovo.com/a-esquerda-bastarda.html.

Marina vai sair do PV

O grupo de Marina Silva pode dizer adeus ao PV. Isso porque as relações entre a atual direção do PV e a ex-candidata caminham para o impasse. O atrito foi explicitado na reunião da executiva nacional do partido, realizada nesta quinta-feira(17) em Brasília. Ao ignorar os apelos do grupo de Marina e de militantes históricos, como o deputado federal Alfredo Sirkis (RJ) e o jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira (RJ) para que se promovam eleições neste ano para a renovação dos quadros de direção, a executiva decidiu adiar para 2012 a convenção já programada para meados deste ano. De acordo com o deputado Alfredo Sirkis, em declaração ao Estadão, o grupo de Marina ainda tentará mobilizar as bases do partido para que a convenção ainda se realize em 2010. “Não está descartada a hipótese, porém, de Marina e os verdes históricos saírem para criar um novo partido”, declarou o deputado. “Tudo indica que estamos caminhando para uma presidência vitalícia, num partido que é parlamentarista. É desalentador, porque 2012 é ano eleitoral e dificilmente a executiva convocará uma convenção”, desabafou Sirkis. O atual presidente do partido, José Luiz Penna, teve garantida permanência no cargo por mais um ano.

Fonte: Bahia Notícias

Rádio proibida de falar de prefeito processado

O Juiz Eleitoral da cidade de Jaguarari, a 409 quilômetros de Salvador, proibiu a emissora de rádio local Liderança FM de “veicular, transmitir, divulgar e comentar andamento ou informações" sobre a ação na Justiça de impugnação do mandato do prefeito Antônio Ferreira do Nascimento (PT). De acordo com a reportagem da Folha de São Paulo, a decisão tomada pelo juiz Adrianno Espíndola Sandes na última quinta-feira (17) prevê crime de desobediência, podendo os responsáveis ficarem de 15 dias a seis meses detidos. O radialista da Liderança FM, Everton Rocha, criticou a determinação do juiz. "Eu me sinto amordaçado. A imprensa tem uma dificuldade muito grande de trabalhar no interior porque a política é muito forte e influente", afirmou. O radialista disse ter se reunido com o juiz para questionar a determinação e ouviu, como justificativa, o fato de que o processo tramita em segredo de Justiça. Informações da Folha de São Paulo. 

Reforma Política: Fim da reeleição e mandato de 5 anos

A comissão especial da reforma política no Senado aprovou o fim da reeleição e mandato de cinco anos para presidente da República, governadores e prefeitos, na tarde desta quinta-feira (17). A nova medida seria válida para os eleitos a partir de 2014, então quem está no cargo hoje poderia tentar a reeleição mais uma vez.  Assim, caso houver reeleição da presidente Dilma Rousseff, ela exerceria um mandato de nove anos, já que o segundo teria duração de cinco. Não valeria para o prefeito Waltinho (graças a Deus!) e outros eleitos em 2008 o mandato de cinco anos, mas a reeleição estaria mantida (infelizmente!). O presidente da comissão, Francisco Dornelles (PP-RJ), e o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) foram os únicos a defender o modelo atual, de quatro anos, com direito à reeleição. Já o senador Itamar Franco (PPS-MG) foi uma das principais vozes pelo fim da reeleição. Informações do Estadão e do Bahia Notícias.

Força Nacional é enviada a Rondônia

Uma grande onda de protestos de trabalhadores da obra de construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, a cerca de 120 quilômetros de Porto Velho, está, desde a última terça-feira (15), destruindo boa parte da estrutura do canteiro central, além de promover atos de vandalismo na região. Após mais de 40 ônibus terem sido incendiados, juntos com parte dos alojamentos dos operários, o governo estadual solicitou o apoio da Força Nacional, que chegou nesta quinta à capital rondoniense. Não se tem informações concretas sobre as reinvidicações dos manifestantes. Veículos de imprensa como G1 e Folha de São Paulo afirmam que tudo começou após uma briga que envolveu dois funcionários. Houve bloqueio de trecho da BR-364, saques em comércios locais e a invasão de uma agência bancária.
Fonte: Bahia Notícias.

Prefeito de Maceió desvia 200 milhões

O prefeito de Maceió, Cícero Almeida  - PP (foto), foi denunciado nesta terça-feira (15) pelo Ministério Público de Alagoas, sob suspeita de ter desviado R$ 200 milhões do município. A denúncia, entregue ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), aponta a participação do gestor em um conjunto de fraudes em licitações e contratos irregulares, entre os anos de 2005 e 2008, com empresas de recolhimento de lixo. O MP constatou que houve manipulação de documentação, que deveria ser apresentada para licitação na capital alagoana e execução de procedimentos ilícitos para favorecer determinadas empresas. Para o MP, o alcaide teria cometido os crimes de prevaricação e ordenação de despesa não autorizada. Além de Almeida, também foram denunciados o ex-secretário municipal de Finanças, Fernando Dacal, o ex-superintendente municipal de Limpeza Urbana, João Vilela, e o empresário Lucas Queiroz Abud, proprietário da Viva Ambiental. A condenação definitiva em qualquer destes crimes acarreta a perda de cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação. Além disso, o prefeito pode ser obrigado a reparar o dano causado ao patrimônio público. Nunca se roubou tanto neste país!
Fonte: Bahia Notícias

Bassuma pode ir para o PSOL


Depois de não ter garantias de que o PHS manterá uma posição contrária ao PT, o ex-deputado federal Luiz Bassuma poderá aportar no PSOL. Amigo da senadora Heloisa Helena (AL), com quem tentou articular uma aliança local com o PV, quando disputou o governo da Bahia, ele mantém conversas com lideranças estaduais e nacionais da sigla. Até o momento já foram realizados três encontros, o último neste domingo (14). O único entrave para a entrada na sigla é a tendência Ação Popular Socialista (APS), derivada do PT, que abriga nomes como Hilton Coelho e Hamilton Assis. Eles contestam a luta de Bassuma contra o aborto e querem escolher o candidato da legenda a prefeito de Salvador, objetivo principal do ex-verde. Bassuma está ouvindo várias lideranças e ligou para o professor Landisvalth Lima que fez questão de dizer que, para o interior, o PSOL é problema por não aceitar coligações com ninguém. Entretanto, para a capital, a história é outra. Agora não seria surpresa se a candidatura de Bassuma a prefeito de Salvador fosse barrada por figuras históricas do partido como o Hilton Coelho.
Fonte parcial: Bahia Notícias, do Samuel Celestino.

Jornalista da Paraíba critica o carnaval


A apresentadora Rachel Sherazade, da TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba, fez duras críticas ao carnaval durante apresentação do jornal Tambaú Notícia, na quinta-feira (3). A jornalista paraibana afirmou que o carnaval não é nem uma festa popular e nem "genuinamente brasileira". “O Carnaval virou negócio, e dos ricos. Que os digam os camarotes VIPs", criticou. Bem que se ela conhecesse como são feitas as festas em nossa região talvez descobríssemos os verdadeiros motivos da falta de saúde e do declínio da nossa educação. Vale a pena ver o vídeo até o final. Confira.
Fonte: Bahia Notícias – do Samuel Celestino