Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Domingo tem a 4ª Festa do Carro de Boi

A 4ª Edição da Festa do Carro de Boi de Heliópolis, organizada pelo empresário Zé de Miguel, acontecerá neste domingo, 23 de Janeiro. A previsão é de cerca de 140 carros de bois vindos de vários municípios da Bahia e de Sergipe. Fala-se superar em animação e tamanho a Festa do Carro de Boi de Tomar do Geru, município sergipano. O ano passado, a festa ganhou enorme dimensão por sofrer concorrência de uma outra organizada pelo prefeito Walter Rosário, de caráter puramente político. A festa de Zé de Miguel deu um banho na concorrente e se solidificou. Hoje já é uma tradição e parece que não sofrerá mais boicote.
Zé de Miguel fez questão de visitar este blogueiro e trouxe de presente um chapéu de couro novíssimo para a vereadora Ana Dalva, que já garantiu presença no evento domingo. Há confirmação também da presença de Gama Neves. Pela noite haverá shows na Fazenda União. Estima-se um público superior a 4 mil pessoas no evento, superando o público do ano passado, até então um dos maiores.
Pardais em crise I
Não é só Aroaldo Barbosa, secretário de obras, e o vice-prefeito que estão em pé de guerra com o prefeito Walter Rosário. A coisa está tomando proporções quase assustadoras. Ontem foi a vez do diretor do Posto Médico, Douglas, pedir demissão. Há indicativos informando que o rapaz, que presta bom serviço à comunidade, estaria descontente com a carga elevada de serviço e com a desorganização da administração como um todo.
Pardais em crise II
Já não é mais novidade na cidade também mais uma baixa na administração do Waltinho do seu Detinho. O tesoureiro Valternan Gama já não assina mais nada. Em seu lugar está o conhecido Ninho de Estelita, vassalo literal do vereador José Mendonça Dantas. Valternan é filho de Valdir do Bujão.
Pardais em crise III
Outro fato silencioso é a volta de Zé Mário para a pasta da administração. Sua ida a Brasília foi mais curta do que se pensava. Voltou à condição anterior também o seu substituto Genilson Ribeiro, da ala pardalista de Aroaldo Barbosa. É esta ala, segundo fontes fiéis, que está provocando todo descontentamento no grupo e pretende lançar o nome de Aroaldo para voltar à prefeitura. Vale lembrar que o ex-prefeito está na lista negra do TCM e do Ministério Público.
Arrogância I
Palavras ouvidas de um político ligado aos Pardais. “Vamos lançar Aroaldo Barbosa e Gama será vice. Ana Dalva vai ter que se contentar com a reeleição para vereadora!”. Nossa! E é tão simples assim, é? Tem gente que sempre nessas horas se esquece de que o povo é quem decide.
Arrogância II
Palavras ouvidas de um político ligado aos Bem-te-vis. “Ana Dalva vai ter que se contentar com a vereança. A chapa está pronta. É Zé do Sertão na cabeça e Rubinho na vice. Celso apoiando, é vitória certa!”. Por Deus! Ana Dalva não vai nem poder escolher o seu destino? Tadinha!
Esgotinho
Depois de concluída a BA 393 de Heliópolis a Poço Verde, faltando apenas ajustes e sinalização, as obras da parte Heliópolis-BR 110 andam a todo vapor. Isto obrigou a prefeitura municipal a fazer sua parte: a rede de esgoto da área urbana da estrada, diga-se um trecho da Balbino Torres, outro no povoado Farmácia e outro na passagem do Tijuco. A rede já foi iniciada, mas os canos utilizados são tão estreitos quanto os de pia de lavar prato. O mesmo serviço feito na Avenida Maximiliano Leite, e que custou uma fortuna. Isso vai dar problema.

Crônicas de Viagem I

  Tinha Rodelas no meio do caminho

Deve ser difícil para um cientista político explicar resultados de eleições e encontrar certa lógica. Eu não consigo entender os resultados discrepantes entre Sergipe e Bahia nas últimas eleições.... Pausa!
Você não está entendendo nada também sobre esse início de Crônica, não é mesmo? Mas afinal? É ou não é uma crônica de viagem?
Explico.
Saímos de Aracaju dia 12 de Janeiro, por volta das seis da manhã. Carro revisado, tudo nos lugares, vacinas tomadas e tanque cheio. Da capital de Sergipe até Canindé do São Francisco todas as estradas estão recuperadas, recapeadas ou refeitas. Tanto as Federais como as Estaduais. É bom lembrar que a BR 101 está sendo duplicada em toda a sua extensão no Estado de Sergipe. Destaque para a Rota do Sertão (estadual), um tapete!
Foi só sair de Sergipe e cair numa buraqueira de fazer dó. A BA 210, uma sequência da Rota do Sertão em Sergipe (SE 206), que vai para Paulo Afonso, Glória, Rodelas, Abaré e Ibó, é coisa de doer na alma e na suspensão (foto ao lado). Só um pequeno trecho de Paulo Afonso até depois de Glória foi recuperado. O resto é bagaceira. Há locais onde não há sequer vestígios de que um dia houve asfalto. Só o guia Quatro Rodas viu ali asfaltamento.
Estrada ruim viagem atrasada. Nossa primeira parada foi em Rodelas (foto da praça principal ao lado). Ficamos surpresos com a organização do município. Apesar de sofrer com a estrada, tudo parece muito bem cuidado e limpo. Almoçamos na churrascaria Rodeio e a atendente nos disse que a estrada era responsável pela queda vertiginosa do movimento. Ana Dalva e as meninas gostaram de Rodelas e foi aí que surgiu a dúvida do início desta crônica.
Com a administração feita pelo petista Marcelo Deda, esperava-se uma vitória esmagadora e folgada em Sergipe. Entretanto, o povo, mesmo admitindo ser ele um bom governador, o derrotou em Aracaju, notadamente pelos problemas não resolvidos na área da saúde. A questão da saúde na Bahia é ainda pior que em Sergipe. Se compararmos as estradas, nossa! Sergipe é infinitamente bem melhor administrado nessa área. Outro detalhe: Deda disputou contra um candidato forte, que foi o ex-governador João Alves. Na Bahia, o governador petista Jacques Wagner disputou contra dois fortes candidatos, o ex-governador Paulo Souto e o ex-ministro Geddel Vieira Lima.
Agora vamos comparar os resultados:
Sergipe – Deda: 52,08% - João Alves: 45,19%
              Bahia – Wagner: 63,83% - Souto: 16,09% - Geddel: 15,56%
Em Rodelas, Wagner teve 67,55% dos votos válidos. Já em Abaré, outra cidade prejudicada pelas péssimas condições da BA 210, Wagner venceu apertado Geddel – o governador teve 49,89 % e o ex-ministro 48,13%. Onde está a lógica?
Seguimos viagem sofrida até a BR 116 e passamos pela primeira vez sobre a ponte que liga Ibó-BA e Ibó-PE, recentemente liberada para o tráfego (Foto). Finalmente acabou aquela travessia de balsa pelo Velho Chico. Só para lembrar, é obra do Governo Federal.



Aracaju-Belém-Heliópolis!

         Finalmente consegui alguns dias de férias após seis longos anos de trabalho. Nestes últimos tempos, não conseguia paralelizar as férias das minhas funções na Bahia e em Sergipe. Como agora aconteceram, aproveitei para fazer uma viagem até Belém, no Pará. Como a passagem de avião está mais cara que beijo de artista morto, fui de carro mesmo. Aproveitei para visitar algumas cidades ao longo do trajeto da BR 316. No roteiro, Teresina, Caxias e São Luís. Estavam comigo como testemunhas, acompanhantes e auxiliares: Ana Dalva, Pétala e Héstia. A partir de hoje, mesclando outros fatos, quando for possível, registraremos as impressões dos quase 4.300 quilômetros do trajeto Aracaju-Belém-Heliópolis. Usaremos o título Crônicas de Viagem.