Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Melancolias, medos e bolodoros!


Terminou melancolicamente mais um ano do legislativo municipal de Heliópolis. O único projeto em pauta era a terceira e última votação do Orçamento 2012. Só a vereadora Ana Dalva votou contra. Na ata lida da sessão anterior os poucos presentes ouviram as denúncias da vereadora do PPS sobre superfaturamento de obras na cidade, noticiado amplamente nos blogs da região. A bancada do poder silenciou. Nenhuma defesa, nenhuma contestação. Uma vírgula sequer de defesa. A vereadora Ana Dalva até que estava preparada para um grande debate, mas este não aconteceu. Ouviu-se ao final um melancólico “declaro encerrada a sessão!”.
Bingo grátis
O PMDB de Heliópolis encontrou uma fórmula mágica para divulgar suas ideias: bingo grátis. No último domingo, a presidenta do partido no município, Nilda Santana, que é de Camaçari e da FECOMÉRCIO, auxiliada pelo ex-vereador Mundinho do Tijuco, fez sorteio de blocos, cimento e outros. Se o objetivo foi divulgar o nome do santo, a coisa funcionou. Havia muita gente de toda região. Se o objetivo foi debater Heliópolis, ou os seus problemas, nada aconteceu.
Medo de falar
Muita gente se queixa das notas e postagens que são difundidas por este blog, mas não quer falar quando tem oportunidade. Em associação com o Jornal IMPACTO, de Jorge Souza, estamos tentando fazer uma série de entrevistas com os principais personagens da política local. Ninguém quer falar! Há mais de dois meses circulam de mão em mão as perguntas deste blog e ninguém quer responder. Só um político enviou suas respostas, mas de perguntas que ele mesmo fez para ele! É mole! É claro que este blog não vai aceitar entrevista direcionada. Propaganda pessoal não vale.
Candidato do PT?
Ser petista é um exercício inútil em nossa região. Acreditem, a maior barreira enfrentada pelo pré-candidato a prefeito do PT de Cícero Dantas, o vice-prefeito Gilmar, é o próprio PT. Conversando com petistas e aliados em Cícero Dantas, a candidatura menos cotada é a do vice-prefeito. A rejeição começa com fatimistas e chega até ao pessoal do PSB. Os ligados ao prefeito Weldon também não querem Gilmar. A oposição ao nome do bancário ficou mais clara após um indigesto almoço do petista com o ex-prefeito Zelito. Talvez aí tenham encontrado a desculpa para tirá-lo do páreo.
E do PT do AZZ de Heliópolis?
Aqui o buraco é mais embaixo. Depois da inteligente jogada política de se filiar ao “partido da moda”, o ex-ferrenho opositor de Lula, eleitor de Collor e FHC, ex-prefeito Aroaldo Barbosa de Andrade, agora desfila com a estrela vermelha do PT e quer ser candidato, mesmo estando na lista negra dos não-candidatáveis. Correndo por fora, também quer uma vaga na cabeça da chapa executiva a ex-vereadora Maria Zizélia, ou Zélia de Antônio Jackson.  Também concorre a um espaço de destaque o atual vice-prefeito Zé Guerra, que ainda não é um ex. O único discurso comum é que não vão apoiar o PC do B nem que a foice e o martelo recaiam sobre suas gargantas! A coisa está tão séria que até ameaças de bastidores os petistas estão recebendo. Agora, uma perguntinha deste blog: E se Wagner, em nome da união dos aliados no poder, ordenar o apoio? Como vai ficar? Que digam Aroaldo, Zélia e Zé Guerra.
E o outro PT do VR?
Este PT não quer saber de romper com o PC do B e o vereador Renilson Alves seria o nome indicado do partido para compor a chapa com os pseudo-comunistas. Só uma coisa está certa, ou quase certa: Renilson não será mais candidato a vereador. Pelo menos é isso que ele anda alardeando por aí já há décadas.
Retaliação
A ação do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos, que acompanhado da vereadora Ana Dalva encontrou irregularidades com a merenda escolar do prédio do Povoado Sapé, já teve seu primeiro resultado: a professora Maria Andrade, professora do Tijuco, foi comunicada do corte do transporte escolar. Ela terá que dar aula gastando do próprio bolso. O secretário de educação Antônio Valter é um democrata muito gentil.
Dívidas pessoais!
Este blogueiro avisa mais uma vez aos informantes que não divulgaremos questões relacionadas à vida privada das pessoas. Questões de dívidas são as que mais aparecem, e todos envolvendo autoridades ou ex-autoridades do município de Heliópolis. Vídeos com políticos ou familiares bêbados, ou supostamente drogados, como ainda cópias de processos de dívidas em execução, etc, estão todos devidamente deletados. Agora, qualquer denúncia envolvendo flagrantes crimes contra o dinheiro público de Heliópolis, ou de qualquer cidade da região, divulgaremos. Caso não seja possível agora, um dia todos saberão.
     Imagem da postagem: A Liberdade, do pintor frânces Eugène Delacroix (1798 - 1863).