Exclusivo!

Rede com nova direção na Bahia

Os novos dirigentes da Rede na Bahia (foto: Landisvalth Lima) O partido Rede Sustentabilidade elegeu neste domingo (10) a sua nova com...

Novidade

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Caos na Saúde: Hospital descumpre decisão judicial e menino morre

                 FELIPE LUCHETE – da Folha de São Paulo

A Polícia Civil de Alagoas vai abrir inquérito para investigar quem é o responsável pela morte de um menino de dois anos que não foi operado na Santa Casa de Misericórdia de Maceió mesmo com determinação da Justiça para que fosse atendido em 24 horas. Segundo o Ministério Público, Gabriel Juan da Silva deveria ter feito a cirurgia no dia 4 de agosto, data da decisão judicial. Ele tinha cardiopatia congênita e precisava de correção no estreitamento da artéria. Segundo o promotor Luiz Medeiros, a criança precisava de atendimento imediato, mas um médico do hospital disse que ele estava bem e poderia aguardar em casa. A cirurgia foi marcada para o dia 31 de agosto, mas o menino morreu oito dias antes.
O pedido de liminar para que a Justiça obrigasse o hospital a fazer a operação está ligado a uma ação civil do Ministério Público em andamento na Justiça que aponta falta de atendimento na Santa Casa a pacientes com doenças cardíacas. Segundo o promotor, outra criança morreu à espera de cirurgia três dias depois de Gabriel. A Secretaria Estadual de Saúde disse que também apura o caso e que fará um mutirão para agilizar cirurgias cardíacas. De acordo com a pasta, 57 crianças e 99 adultos aguardam na fila. A reportagem ligou para a assessoria de imprensa e setores da Santa Casa na tarde desta terça-feira, mas não conseguiu contatar alguém para comentar o caso.