Exclusivo!

Lena morreu!

Landisvalth e Bassuma estão fora do PV



Na última segunda-feira, dia 14 de Fevereiro, o professor Landisvalth Lima, idealizador deste blogue e candidato a deputado federal na última eleição, pediu desfiliação do Partido Verde. O ato ocorreu na sede do PV, no Rio Vermelho, em Salvador, no mesmo momento em que Luís Carlos Bassuma, Rose Bassuma, Jurecê Lordelo, Paulo Oliveira e mais vinte grandes figuras do partido faziam o mesmo. Os motivos foram a entrada do prefeito de Salvador no PV, João Henrique, tida como fato concreto, a adesão ao Governo Wagner e a falta de um espaço mais democrático para debater questões da legenda na Bahia.
O encontro aconteceu por volta das 20 horas. Bassuma enumerou os motivos ao presidente da legenda Ivanilson Gomes. Os presentes fizeram questão também de relacionar os principais motivos ao dirigente do PV. O último a se pronunciar foi Ivanilson que pediu aos ex-verdes que não fechassem as portas e que mantivessem a disposição de sempre dialogar. De forma que o encontro foi cordial e não houve maiores problemas.
Jurecê Lordelo disse que formalizava sua saída do partido porque, além dos problemas internos conhecidos de todos, o PV baiano não tem um projeto político e isso não era compatível com a sua história de vida. O professor Paulo Oliveira disse que com este novo grupo recomeça uma nova caminhada e que continua em busca de utopias, onde será possível que a paz, a liberdade, a solidariedade e alteridade e o respeito profundo pelo outro sejam regentes das nossas vidas.
Para Rose Bassuma, “as causas são muitas, como a falta de valores na prática da direção do partido, falta de coerência do estatuto com as suas ações e atitudes e falta de posturas éticas, que não dignificam seus filiados. Durante a campanha pudemos perceber estas deficiências e pensamos por muito tempo e tomamos esta decisão.”, pontuou. Já Bassuma, que inclusive pensou em abanar a política, só vê sentido permanecer num partido que seja referência “para quem ainda não perdeu a esperança de ver um dia a política sendo exercida com ética. Para quem não desiste de sonhar e lutar pelo resgate da educação pública de qualidade. Para quem jamais desanima enquanto não puder viver num mundo de paz e de justiça, num mundo com oportunidades iguais para todos.
O professor Landisvalth Lima disse que infelizmente o projeto durou pouco tempo. Foram quinze meses ricos, mas que acabaram morrendo na praia. Até agora, só ele pediu para sair do PV de Heliópolis. Dos membros da direção, Pedro Oliveira (Pedro Fotógrafo) já avisou que não sai. Marcone Reis está pensando em ficar e Raimundo Lima ainda não se pronunciou. O professor foi claro: “Saí do PT para fazer oposição a este projeto cínico de deixar a casa limpa na frente e jogar o lixo debaixo do tapete. O PV não poderia aderir a nenhum governo. Nosso projeto era para o futuro. O diabo é que tem gente que não pode viver sem um carguinho no governo!”, finalizou. Os sem-partido devem ir para o PHS – Partido Humanista da Solidariedade. O grande evento de filiação deverá ocorrer dia 31 de Março, em Salvador. O número do PHS é 31.
(Foto: Pedro Oliveira - Bassuma, Landisvalth e Raimundo Lima na Convenção do PV)