Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Antonio Coca é homenageado no Fórum Pensar Cedro


O poeta sergipano Antonio Pedro Caldas, o nosso Antonio Coca, natural de Cedro de São João, radicado na cidade de Heliópolis e pai da chefe de cartório Socorro Caldas, foi um dos homenageados na noite de sexta-feira, dia 17, na Câmara de Vereadores cedrense. Antonio Coca é muito querido na cidade. Lá criou os seus filhos e matava a sede de muitas famílias transportando água em sua carroça. Enquanto trabalhava, tirava versos de improviso e acabou gostando da atividade. Hoje é filho ilustre de Cedro de São João e reconhecido como poeta. Tem livro sobre a História de sua cidade natal, sobre a Copa de 70 e a Copa de 2010.
A homenagem recebida fez parte do Fórum Pensar Cedro, já em sua sexta edição. Este ano o tema é todo dedicado à cultura artística. O evento contou com a direção do Dr. Ailton Rocha, organizador do fórum. Estavam ainda presentes a vereadora Maria do Carmo Sá, o vereador Edson Vieira de Melo, o vice-prefeito Claudionor Vieira de Melo, o secretário de articulação política do governo de Sergipe, representando o governador Marcelo Deda, João Francisco dos Santos (Chico Buchinho). Além de Antonio Coca, foram homenageados Flodoaldo da Silva Dórea (artista plástico)  e José Rocha (poeta), representado pelo Sr. Luís Manuel.
Após a solenidade na Câmara Municipal foi a vez da música. Artista locais e o seresteiro Auvanildo brindaram a noite com composições que fizeram o povo dançar e cantar no Largo da Independência. Lá também estavam expostas variedades de rendas produzidas pela comunidade local. Cedro de São João é também famosa pela sua saborosa carne-de-sol. Antonio Coca estava acompanhado deste blogueiro, de sua filha Socorro Caldas e de inúmeros parentes e amigos.
Reunião da oposição
No último sábado, dia 18 de Dezembro, na casa do ex-secretário Ronaldo e da conselheira tutelar Paulinha, houve uma reunião com vários líderes da oposição política em Heliópolis. Além deste blogueiro, estavam presentes a vereadora Ana Dalva, Gama Neves, o ex-vereador Dé do Poço, Zetinho da Balança, Isaías Ribeiro, o ex-vereador Mundinho do Tijuco, Gerson da Serrota e outros. Uma coisa ficou decidida: Heliópolis será o centro. Não haverá discussões sobre troca de favores. A ideia é pensar Heliópolis. Outra coisa que ficou certo: não há candidatos. Não é hora de falar em nomes. Na hora certa o candidato ou candidata será aquele ou aquela que conseguir unir o grupo em torno de uma proposta única de administrar. Bom!
Um vice X uma primeira-dama
Já não é mais segredo em Heliópolis. Depois de algumas regalias cortadas pelo prefeito, o vice-prefeito do PT resolveu dar o troco à primeira-dama do PC do B. Zé Guerra está lutando em Salvador, com ajuda de Pelegrino e Maria Del Carmem, para que a direção do Colégio Estadual José Dantas volte para o PT. Como eu já saí do PT, não resta mais ninguém na escola filiado ao partido de Lula, pelo menos que a gente saiba. Se bem que o PT está aceitando todo tipo de produto. Difícil vai ser tirar a primeira-dama. O PT de Zé Guerra só é forte para perseguir autênticos ex-companheiros.
A esquerda bastarda
O novo livro do professor Landisvalth, este blogueiro, está garantido. O contrato com a Editora LivroNovo de São Paulo já foi assinado. Todo processo industrial está em curso e deve durar uns 60 dias. O formato é 14 X 21, com capa de 4 cores, orelha e miolo em offset. O livro terá divulgação nacional em vários sítios da Internet. São 170 páginas aproximadamente de retratos vivos e cruéis da nossa região. Quem fará a apresentação do livro é o professor Marcos José da cidade de Fátima. Já na apresentação a obra mostra qualidade indiscutivelmente superior.
Certificação na rede estadual
E por falar no professor Marcos José, fiquei sabendo por ele do resultado da prova de certificação dos profissionais de educação do Estado da Bahia. O concurso foi realizado em 19 de setembro e eu fui o único aprovado de Heliópolis, mais por sorte e menos por eficiência. Em Fátima, Marcos José (Português) e João Batista (Biologia) foram os agraciados. E aí não tem novidade nenhuma. Os caras botam prá lá. Dormem mais em livro que língua sob o céu da boca. Merecem, sim, estes suados 15% sobre os salários. Eu não só mereço como preciso. Vale dizer que nós fomos aprovados entre os 1.600 que disputaram as vagas reais. Ao todo, cerca de 21 mil professores fizeram as provas em duas etapas. Viva!