Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Reeleição cínica

O presidente da Câmara Municipal de Heliópolis, vereador José Mendonça Dantas, gastou todo seu estoque de cinismo na noite desta segunda-feira e impôs a chapa que vai administrar a casa em 2011 e 2012, promovendo a sua própria reeleição. O fato é que ninguém sabia que a eleição seria nesta data, já que havia um acordo para realização do pleito na quarta-feira, dia 15 de Dezembro.
Tudo começou no período da tarde quando as comissões permanentes se reuniram para análise do Projeto de Lei nº 35/2010, que trata da reforma do Código Tributário de Heliópolis. A vereadora Ana Dalva já estava com 20 emendas prontas para diminuir altas taxas e abrandar punições severas existentes no documento. Como parte do projeto havia sido entregue somente pela tarde, a vereadora Naudinha pediria vista na Sessão da noite. Com as vinte emendas para serem votadas e com o provável pedido de vistas, estava óbvia a inviabilização da votação, até porque três vereadores da bancada do prefeito alegavam desgaste político se votassem a favor do projeto.
Logo ao abrir a sessão, o presidente informou que o prefeito havia retirado o Projeto da pauta e que a eleição para a mesa diretora seria naquele dia. Após o tempo dedicado ao público, com a palavra de Gilmar, sobre questões ambientais, do professor Quelton comunicando a sanção do Plano de Carreira do Servidor, do ex-prefeito Zé do Sertão alegando inconstitucionalidade do Projeto de Lei nº 35 e do Secretário de Educação, professor Antonio Valter, divulgando ações de sua pasta, começou a sessão de horror.
A chapa estava apresentada com Mendonça (Presidente), Claudivam (Vice-presidente), Giomar Evangelista (1º Secretário) e Clóvis Pereira (2º Secretário). A vereadora Ana Dalva alegou que não havia tido nenhum comunicado e que o processo democrático havia sido enterrado naquela casa. De última hora, Ana Dalva tentou lançar o vereador Gaminha como presidente, mas este não topou a parada, mesmo sabendo que teria o voto de Clóvis Pereria, de Ana Dalva e de Naudinha. O jogo ficaria 4 a 4. Como ele é mais velho que Mendonça, venceria a eleição.
Renilson rifado
A sede de poder do vereador Mendonça está custando o sossego até dos aliados. No acordo da eleição passada, Renilson Alves seria agora o presidente da casa. Mendonça quebrou o acordo e Renilson nem mesmo compareceu à última sessão do ano. Daí em diante foi tudo patético. Uma comédia repleta de cinismo tendo como protagonista um clown disfarçado de comunista de prestígio, colocando o Legislativo como vassalo do Executivo. Foram seis votos favoráveis e dois contra. O óbvio ululante!
Conselho Tutelar
Quase 4 mil eleitores compareceram para escolher os cinco novos conselheiros da cidade de Heliópolis. A votação foi no último domingo e a apuração só terminou na manhã de 2ª feira. Os novos Conselheiros Tutelares são Zezinho da Capoeira, Ademário (reeleito), Adelson de Aroaldo, Ieié da Cajazeiras e Ivone de Joaci. Raimundo, irmão do professor Landisvalth, não conseguiu se reeleger e ficou na 3ª suplência com 760 votos. Pedro Fotógrafo, colaborador deste blog, obteve quase 400 votos. Segundo a vereadora Ana Dalva, o exemplo de democracia dado na eleição dos membros do Conselho Tutelar deve servir de base para os vereadores que se elegeram para a mesa diretora da Câmara Municipal de Heliópolis nesta segunda-feira.