Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Inquéritos inconclusos em Heliópolis

A Delegada de Polícia de Heliópolis, Dra. Ligia (foto), vem se queixando da quantidade de inquéritos que não consegue dar fim por conta da falta de colaboração das testemunhas. Para que a Justiça mande decretar prisão de um suspeito, é preciso que haja prova. Uma delas é a testemunhal, a mais comum. Ocorre que as pessoas não querem se envolver. Chegam inclusive a dizer tudo, são contra a prática do crime, mas não querem assinar depoimentos ou participar de nenhum processo.
Há casos incríveis de pessoas que estavam na hora do evento e não viram nada, não sabem de nada. A delegada chama a atenção destas testemunhas informando que, caso fique provado, por outro meio qualquer o crime, quem o ocultou, mesmo como testemunha, será indiciado por coautoria. Dra. Ligia pede a colaboração de todos e diz que a Polícia Civil está fazendo sua parte e precisa que o povo faça a sua. “Não se pode construir uma sociedade moderna com pessoas com medo de denunciar o que está errado”, disse.
Uma das causas deste medo de envolvimento em processos vem da própria Justiça. Os processos não andam, principalmente contra os poderosos. Isso gera certa insegurança na população. De fato, o povo não acredita na eficiência do Poder Judiciário. É comum ouvir dizer que quem tem dinheiro para pagar advogado está protegido. “Quem manda é o dinheiro”, muitos afirmam com convicção. Há uma cultura que insiste em manter viva a ideia do jeitinho brasileiro para tudo ou a máxima do manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Se isso é um exagero, o que dizer do processo de corrupção que envolveu funcionários dos Correios em Heliópolis e em outras cidades da região? A Dra. Ligia tem a resposta na ponta da língua. “Deu um trabalho danado, mas tudo foi concluído e enviado para o Polícia Federal por se tratar de lesão contra a União. Mas ainda não obtivemos resposta alguma. Estou ansiosa para saber se tanto trabalho valeu a pena.”, conclui. Quanto ao crime que abalou a cidade, o assassinato do radialista Jackson Miranda, Dra. Ligia afirma que está faltando alguns detalhes, mas que não pode adiantar nada para não prolongar ainda mais o inquérito e prejudicar as investigações.
Rapidíssimas
Um aviso ao Diretor Regional da DIREC 11, professor Pedro Fernando: A Primeira-Dama do município de Heliópolis e Diretora do Colégio Estadual José Dantas de Souza há muito que não aparece na escola. Quem colocará falta na professora? *** Há um boato na cidade de uma briga feia entre o alcaide e esposa X um vereador. Soube depois que foi por questões administrativas. O vereador reclamava da ausência de administração e que isso estava permitindo o crescimento da candidatura a prefeita da vereadora Ana Dalva. Outros juram que a questão envolveu dinheiro. Prefiro acreditar na última hipótese.*** Desta vez ninguém pode reclamar: as obras da BA 393 seguem em ritmo acelerado. Não teremos provavelmente outro inverno escorregando em um lamaçal. *** A renovação na Câmara de Vereadores de Heliópolis deve ser a maior da história na próxima eleição. Há inúmeros nomes novos, inclusive de jovens estudantes, em busca de uma cadeira no Legislativo Municipal.