Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

PV vai de Bassuma, Edson, 61 Estaduais e 25 Federais











A convenção estadual do PV definiu no último sábado (19), por aclamação, que Luiz Bassuma (discursando 1ª foto) será de fato o candidato do PV ao governo do estado.  Por unanimidade também foram aprovadas as candidaturas de 61 nomes para a Assembléia Legislativa e 25 nomes para disputa à Câmara Federal. Da nossa região, estavam presentes o professor Landisvalth Lima, que será candidato a Deputado Federal pelo PV e ainda Genildo Reis (foto 6 - com Neilton Rocha, Edson Duarte e Landisvalth), de Ribeira do Amparo, Neilton Rocha, de Euclides da Cunha (na última foto - com Raimundo Lima, Landisvalth e Lilia Amorim) e Geraldo Leite (no centro da foto 4 com Landisvalth), de Olindina – todos candidatos a deputado estadual. A eleição para o senado não foi por unanimidade. Disputavam João Jorge (Olodum), Beth Wagner e Edson Duarte. Beth Wagner mudou os seus planos, desistiu da candidatura e concorrerá mesmo a uma cadeira na Assembléia Legislativa. A indicação do nome de Edson Duarte (discursando - 2ª foto)para concorrer a vaga foi uma escolha interna do partido, incluindo da pré-candidata a presidente, Marina Silva. Apesar da indicação, Duarte resolveu concorrer a vaga com os outros candidatos baianos de forma democrática, deixando que a decisão fosse tomada pelos integrantes do PV. Edson Duarte foi escolhido candidato ao senado pelo PV com 103 votos contra dois de João Jorge e uma abstenção. O advogado Roque Aras, que também já foi vereador, deputado estadual e federal, e a jornalista Helô Sampaio, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia - Sinjorba - foram os nomes escolhidos para a suplência do Senado. De acordo com Ivanilson Gomes, presidente do partido, e que também será candidato a deputado estadual, a escolha pelo PV de uma candidatura única ao senado não foi uma opção somente na Bahia, mas em todo Brasil. "Foi uma decisão da Executiva Nacional", explica.

O candidato a governador pelo PV, Bassuma, disse ao portal Bahia Notícias que, no seu entendimento, a ocasião da oferta de seu nome ao cargo maior do Executivo baiano acontece em um momento energético propício. Conhecido por levar em consideração o etéreo em suas relações pessoais e políticas, o deputado federal considera que uma série de “coincidências” o levam a acreditar que a sociedade – baiana e brasileira – será levada por uma espécie de “onda” que dará ao partido visibilidade e, assim, trará a si mesmo e a Marina Silva grandes resultados nas eleições de outubro. “Tenho sinais claros de que vem aí uma onda. E uma onda, por definição, a gente não controla. Ela simplesmente contagia as pessoas espontaneamente, deixa elas tomadas por um sentimento”, divaga. Bassuma considera alguns encontros inesperados durante os últimos tempos com pessoas de forte poder pessoal e espiritual, como no caso da candidata a vice Lília Amorim (com Ana Dalva - 7ª foto), escolhida apesar do pouco tempo de conhecimento mútuo, é um exemplo de que as melhores forças estão se concentrando ao lado do PV. O candidato diz estar plenamente convencido de que a ex-senadora acreana chegará ao segundo turno do pleito
A candidata a vice do PV, Lília Amorim, disse ao portal Bahia Notícias, do jornalista Samuel Celestino, que considera sua aparição original em público no começo de carreira política como uma ação de “plantar uma sementinha”. A veterinária cadeirante era pré-candidata a deputada estadual pelo partido quando conheceu Bassuma e, segundo ela, o entendimento foi imediato e teve ecos com vários outros quadros do partido, até que viesse o convite que a fez mudar de idéia. Caso eleita, ela acredita que a melhor maneira de ser uma vice influente é aparecendo para o público e, após ficar mais conhecida, poder falar melhor a linguagem política para influenciar aprovação de projetos e estabelecimentos de políticas relacionadas à sua atuação. “A idéia, para mim, é ter visibilidade, mostrar a minha cara”, planeja.
A caravana de Heliópolis contou com Raimundo Lima , presidente da Comissão Municipal Provisória do PV, Marcone Reis (Tesoureiro), Pedro Oliveira (Fotógrafo e membro da Comissão), além do professor Landisvalth Lima, pré-candidato a Federal e a vereadora Ana Dalva que, triste com a decisão do seu partido (PPS) de não se coligar com o PV, assistiu ao evento como convidada. (Todas as fotos são de PEDRO OLIVEIRA - contato para casamentos, batizados e eventos: 75-9914-1874).