Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Câmara unida aprova Regime Jurídico do Servidor

O primeiro projeto por acordo foi aprovado na sessão da última segunda-feira na Câmara Municipal de Heliópolis. Trata da Lei que estabelece o Regime Jurídico Único do Servidor Municipal de Heliópolis. Isto só foi possível porque o SINDHELI, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Heliópolis, cansado de tanto apanhar da administração Valtinho, resolveu reagir. Se dependesse dos seus dois ex-presidentes, Antonio Valter e José Mário, os servidores ficavam a ver navios. É bom que se diga que quem fez maior papelão foi Zé Mário. Todos sabem que ele segue ordens de Valtinho, mas não dá para ser testa-de-ferro. Ele foi presidente do SINDHELI e poderia zelar por este histórico. Apresentar um projeto com 210 artigos às 18:00 horas, com urgência urgentíssima, para ser apreciado às 19:00 só porque tem maioria é abusar da sorte e do poder. Quem ficou bem na fita foi o vereador Mendonça. Convocou o sindicato para se reunir com as comissões da casa e melhorar o projeto. Para garantir um acordo mais amplo, o SINDHELI convidou também a vereadora Ana Dalva, Líder da oposição. Foram três dias de discussão. Sexta-feira e Sábado, 28 e 29, no SINDHELI, com as presenças de Ana Dalva, Giomar, Mendonça, Claudivam, os secretários Antonio Valter e Zé Mário, além dos dirigentes do SINDHELI e do advogado sindical. Já na segunda-feira, foram mais de três horas para fecharem todos os pontos. Por incrível que pareça, o mais difícil de negociar era justamente o secretário Zé Mário.
Por fim, bateram o martelo. Em três sessões, no mesmo dia, o projeto foi aprovado por unanimidade e segue para assinatura do alcaide. Uma das conquistas dos servidores mais festejada foi o adicional por triênio. Por sugestão da vereadora Ana Dalva, a licença-maternidade será de 180 dias. Vale ressaltar que os vereadores Giomar Evangelista e Ana Dalva Reis participaram de todas as discussões, sempre ao lado da diretoria do SINDHELI. O lado amargo é ainda a visão que se passa no meio político quando o assunto é servidor público. As conquistas são vistas como favores e os benefícios incomodam muito, principalmente prefeitos ruins e secretários de finanças testas-de-ferro.
Exame de 10 reais
O vereador Mendonça continua duvidando da denúncia da vereadora Ana Dalva sobre a cobrança de exames dentro do posto municipal de saúde. Ao invés de apurar, quer fazer com que o público desacredite na vereadora, informando que ela pegou a informação na rua, de ouvi dizer. Na sessão da última segunda-feira, a vereadora voltou a confirmar e sustentou a denúncia. Este blog vai ajudar o vereador a se convencer do fato. Basta que ele pergunte ao funcionário Zaqueu, servindo na própria Prefeitura, quem foi que pagou o exame do filho dele nestas mesmas condições.
Os Grilos em Heliópolis
O grupo que fez zoada para apoiar a 1ª Dama Pombalense, Cecília, está já bem diminuto. Correm nos bastidores que restaram apenas Mundinho do Tijuco, o vereador Valdelício e o vice-prefeito Zé Guerra. E parece também que este último está quase abandonando o barco. Já fora visto ao lado dos Pardais em pontos da cidade. Falam até de um telefonema da Deputada Fátima Nunes para seu vice. Esta Irada! E com justa razão!
Com que roupa?
A situação da Deputada Fátima Nunes, em Heliópolis, não é nada boa. Considerada uma parlamentar de participação ativa em suas bases, aqui não teve sorte. O seu representante, o atual vice-prefeito Zé Guerra, comprometeu o PT e seu principal nome com jogadas políticas desastrosas. Agora, abandonado pelos Pardais, Zé Guerra vive o seu inferno astral. Sem prestígio, apega-se às bóias de Valdelício e Mundinho do Tijuco e pode abandonar Fátima. A saída boa era ter o apoio de Valdir do Bujão e do vereador Renilson. Será? Com que roupa Fátima vai para 2010?
Eleição antecipada
Esta coisa de ficarem lançando nomes para uma eleição que só acontecerá em 2012 é típica das administrações ruins. A oposição vê logo a possibilidade de ser governo e parte para as articulações. Aqueles que votaram no governo, por não desejarem ser oposição, passam a se distanciar do prefeito para evitar a contaminação da impopularidade. Este fenômeno está acontecendo em Heliópolis desde março, e vem aumentando de intensidade.
Desaparecido
E por falar em eleição, quem anda desaparecido há um bom tempo é o ex-prefeito Zé do Sertão. Dizem que, quando aparece, vai pras bandas da Cajazeira, do Angico, chega de madrugada e não aparece na janela. Uma coisa é certa: diz que é candidato a deputado e com grandes possibilidades de ser eleito para a Câmara Federal. Bom, eu não duvido! Tudo é possível! Mas, pelo que sei, no interior, a gente tem que sair por aí batendo nas costas de um amigo e de outro para pingar os votos. Ou, ainda é possível, com a modernidade, aparecer na mídia. Não vi Zé do Sertão na TV e nem na janela. Como ele vai ser deputado? Certo fez a vereadora Ana Dalva, brincando com o fato. Perguntada sobre a candidatura de Zé do Sertão, ela respondeu: “Não sei se ele vai ser candidato. Ainda não conversamos sobre isso. Mas, se você o encontrar por aí, diga-lhe que eu topo fazer uma dobradinha com ele. Serei candidata a Deputada Estadual.” É isso!