Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Ana Dalva lança informativo


A veradora Ana Dalva, do PPS de Heliópolis, está lnçando um informativo para prestar contas do seis primeiros meses de mandato. O nome do informativo é ANA DALVA NEWS e vai aqui publicado o seu conteúdo. Quem desejar receber via e-mail é só pedir pelo landisvalth@oi.com.br. Inclusive contribuir com críticas e sugestões.

Ana Dalva NEWS

Informativo do mandato da vereadora Ana Dalva
Heliópolis – Bahia - Nº 01 – JULHO de 2009
Ana Dalva deixa claro:
“Não faço oposição a Heliópolis”

A vereadora Ana Dalva Batista Reis, eleita pelo Partido Popular Socialista – PPS – do município de Heliópolis, integrante da coligação A Vontade do Povo, deixa claro que sua participação no parlamento de Heliópolis é marcada pela coerência. Eleita simbolicamente como a líder da oposição, insiste na tese de não fazer oposição a Heliópolis. “Esta coisa de rotular as pessoas como de oposição leva logo a se pensar em ser contra os que estão no poder. Não faço oposição às pessoas, faço aos atos errôneos das pessoas. Se o prefeito fizer uma boa administração, é minha obrigação referendá-lo. Se ele continuar administrando Heliópolis da maneira como vem, continuarei sendo combativa, porque sou oposição ao erro, à corrupção, à falta de compromisso com o povo.” disse.
Ana Dalva questiona contas da Prefeitura e da Câmara
A vereadora Ana Dalva não se conforma com as contas apresentadas ao TCM pelo Prefeito Valter Rosário e pelo Presidente da Câmara. Ela questiona a quantidade de contratos de consultoria, de aluguel de carros para a área da saúde, de aluguel de carro para a Câmara Municipal, da quantidade de combustíveis gastos pela prefeitura e câmara. Ana Dalva também está achando muito alto o custo do lixo para o município e vai questionar seriamente. Outra questão diz respeito aos gastos com a festa de Emancipação Política de Heliópolis, no dia 11 de Abril. Luiz Caldas, Dragões do Forró e Marcelo de Dunga custaram aos cofres públicos mais de 50 mil reais. Também diz na prestação de contas que a prefeitura comemorou o Sábado de Aleluia, que também foi dia 11 de abril, fato muito estranho. O que ainda torna a prestação mais estranha ainda é que houve uma divulgação na cidade informando ter sido Luiz Caldas presente de um deputado. De tudo, o que deixou a vereadora mais irritada foram os mais de 7 mil reais de diárias gastos pela Câmara. Ana Dalva quer saber quem foi o beneficiário, já que nenhum vereador ou funcionário fez uso e o presidente da casa disse que também não utilizou uma única diária sequer.
Ana Dalva presta contas
Os primeiros seis meses de mandato da vereadora Ana Dalva foram marcados pela cautela e pela tentativa da convivência harmoniosa entre os pares. Ela tentou dialogar muito com o presidente do legislativo e deu um tempo para que o prefeito municipal se organizasse na sua nova função. Passados os tradicionais cem dias, Ana Dalva percebeu que a mudança tão propalada era mais um calote no eleitor. A percepção veio com a apresentação de projetos. No início, Ana Dalva reclamou de um erro grosseiro em um dos projetos e de alguns artigos carregados de inconvenientes. Esse, só os erros foram corrigidos, os inconvenientes não. Daí em diante, passaram a não corrigir mais nada. Tudo que viesse do prefeito, coerente ou não, a Câmara fechava questão, até em projetos que eram verdadeiros cheques em branco. Percebeu-se a má vontade dos vereadores em questionar os projetos. Alguns até admitiam os erros e problemas, mas diziam que dariam um voto de confiança ao prefeito. Para completar, todos os projetos apresentados pela vereadora Ana Dalva estão engavetados. Nem mesmo foram analisados pelas comissões. Entretanto, todos os dez projetos oriundos do executivo foram aprovados sem nenhuma vírgula de alteração sequer, alguns inclusive aprovados em um único dia. Para Ana Dalva só há uma realidade a ser dita nesta história toda: o Legislativo de Heliópolis está subserviente e vassalo do Poder Executivo. Isto, segundo ela, é perigosíssimo para a democracia e para o povo de Heliópolis.
Proposituras apresentadas pela vereadora Ana Dalva até Junho
Moções –
Foram ao todo 7 Moções: 1 - Agradecendo aos agentes públicos a transferência do lixão. 2 - Lamentando falecimento de EUFLAUSINA ISIDIA DOS SANTOS. 3 - Agradecendo trabalhos prestados do ex-Diretor Administrativo, Sr. Paulo Eliomar Dantas Andrade, ao Legislativo Municipal. 4 - Lamentando falecimento de MARIA FRANCISCA DE PINHO. 5 - Lamentando falecimento de MARIA DE SOUZA ANDRADE. 6 - Lamentando falecimento de ADALGISA BATISTA ROSÁRIO. 7 - Apresentando congratulações à CHAPA 2 pela vitória na eleição do STR de Heliópolis. Todas aprovadas.
Requerimento – Foi o que convocou o Secretario de Educação para esclarecimentos.
Indicações – Foram 11 indicações: 1 – Solicitou abastecimento de água à comunidade de Tanquinho. 2 – Pediu o início do calçamento da Rua Isaías Ribeiro. 3 - Indicou necessidade de obras de escoamento de águas na avenida Poço Verde. 4 – Pediu melhoria das estradas de Arrozal. 5 – Solicitou colocação de bancos no largo do cemitério. 6 – Solicitou organização dos logradouros públicos de Heliópolis. 7 - Indicou necessidade de criação da Casa do Estudante de Heliópolis em Aracaju e/ou Paripiranga. 8 – Solicitou limpeza em frente à escola João Benício, no povoado Farmácia. 9 – Pediu melhoria do acesso ao povoado Farmácia. 10 - Mostrou necessidade de realizar operação tampa-buraco na periferia da cidade de Heliópolis. 11 – Pediu melhoria da iluminação pública do povoado Farmácia.
Projetos de Lei - Foram apresentados 7 Projetos de Lei – 1º - Denominando de VICENÇA DE JOÃO MAIA o logradouro do povoado Farmácia conhecido até então por RUA DOS VIEIRAS. 2º - Denominando de JOÃO VIRGÍLIO o logradouro do povoado Farmácia que dá acesso ao povoado Serra dos Correias. 3º - Denominanda de MANOEL CAETANO a avenida principal do povoado Farmácia. 4º - Denominando de JOÃO PEQUENO o logradouro do povoado Farmácia localizado aos fundos do armazém do Sr. João Benício e que forma cruzamento com o logradouro denominado Rua dos Vieira. 5º - Denominando de rua FRANCISCO CLAUDINO DOS SANTOS (Chico de Minininha) o logradouro público conhecido popularmente de rua do Açude, que tem início na praça Isabel Ribeiro seguindo em direção ao açude público de Heliópolis. 6º - Tornando obrigatória a realização de exames básicos de saúde nos estudantes da rede municipal de ensino em, pelo menos, uma vez por ano. 7º - Tornando obrigatória a apresentação do cartão de vacinação atualizado do estudante no ato da matrícula escolar nas Creches e no Ensino Fundamental, até o 5º Ano, na Rede Municipal de Ensino. Todos esses projetos estão com tramitação estagnada.
Outros – Além disso tudo, a vereadora Ana Dalva apresentou emendas a projetos oriundos do executivo, mas todas fora rejeitadas pela bancada do prefeito. Ela também é membro da Comissão de Educação e Saúde e da Comissão de Constituição e Justiça. Em ambas exerce a função de Secretária.
Destaques em discursos - 1 – “O prefeito de Heliópolis, acredito, está confiando na existência de médicos em Poço Verde, Cícero Dantas, Ribeira do Pombal e Aracaju, mas nunca é demais lembrar que muitos casos poderiam ser resolvidos aqui, principalmente aqueles que podem salvar uma vida em um minuto”. Em 02.03.2009. 2 – “Eu estou aqui neste parlamento e eu sou a comprovação de que o povo valoriza sim os políticos que trabalham. Não pensem que o povo é massa de manobra. Comecem a trabalhar estrategicamente em benefício do povo.” Em 02.03.2009. 3 – “Em Heliópolis não vi nenhum professor comemorar a nomeação do professor Antônio Valter para a Secretaria de Educação ou do professor José Mário para a secretaria de Administração, mas vi professores festejarem a demissão de um diretor de colégio. Aqui, comemora-se a desgraça do outro.” Em 16.02.2009. 4 – “Estamos com 46 dias de uma nova administração e já estou assistindo ao mesmo lengalenga de sempre.(...)O lado que ganhou fica em silêncio e o povo necessitado chora baixinho na esperança de tudo melhorar. Falam que devemos dar um tempo para que as coisas se ajeitem. A dor não espera, a fome não espera, mas o povo tem que ter paciência.” Em 16.02.2009. 5 – “Aqui não se usa a razão para melhorar um projeto. A questão aqui é ser contra ou a favor do prefeito e não contra ou a favor de Heliópolis. É uma questão do grupo político. Se for assim, meu voto é contra.” Em 18.05.2009. 6 – “Espero explicações, Sr. Presidente, pois creio que esta casa não pode cometer erros. Temos que dar exemplo de seriedade na aplicação dos recursos. (...) Cheguei aqui depois de muitas dificuldades e lutas. Não quero decepcionar meus eleitores, minha família e o povo de Heliópolis.”, em 18.05.2009. 7 – “Perco a esperança quando descubro que a Prefeitura Municipal de Heliópolis gastou quase 15 mil reais com aluguel de 13 automóveis e uma criança quase morreu sufocada por não existir atendimento 24 horas no posto de saúde, sequer para fazer uma inalação.”, em 01.06.2009.