Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Adla Fontes representou o CEJDS no FACE em Ribeira do Pombal

Do jornal INFORJOVEM, do Colégio Estadual José Dantas de Souza, em Heliópolis - Ba.

A aluna do 2ª série C do Colégio Estadual José Dantas de Souza, Adla Fontes, foi a primeira colocada na eliminatória do colégio para seleção do seu representante no 1º FACE – Festival Anual da Canção Estudantil - promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia – que teve sua fase regional em Ribeira do Pombal, no último dia 18 de agosto. Adla Fontes é filha de Juarez Carlos de Oliveira e de Dona Raimunda Fontes Oliveira, residentes no povoado Massaranduba. Ela é estudante do turno vespertino e irmã da professora Adriana Fontes. A música interpretada é de sua autoria e tem como título Penso comigo. A letra prega a tranqüilidade de um dia ser capaz de espalhar harmonia entre as pessoas.
Adla Fontes disputou a indicação com seu colega de sala Roberto Ferreira, que cantou a composição Eu vou salvar e com Pétala Tâmisa que interpretou Degrada-ção. A diferença foi apertadíssima: Adla Fontes 84 pontos, Roberto Ferreira 82 e Pétala Tâmisa 82. As três músicas foram gravadas e enviadas para a DIREC 11, de Ribeira do Pombal, para registro e arquivo. A eliminatória do CEJDS foi realizada no sábado, 07 de junho. Antes do evento, foi exibido o vídeo “Antônio Coca – sem falta de teoria”, de autoria do professor Landisvalth Lima, que marca a trajetória de vida de um dos poetas mais populares do Nordeste, residente em Heliópolis, o Antônio Pedro Caldas, conhecido por Antonio Coca. O encerramento, na época, ficou por conta da banda CRONNUS.
O evento regional aconteceu no Clube Visgueira, em Ribeira do Pombal e a disputa foi apertadíssima. Olindina, Fátima e Cipó levaram os três primeiros prêmios. Adla Fontes esteve muito bem no palco, mas não foi desta vez. A apresentação foi da Coordenadora Regional do FACE, profª Lílian Peixinho, da Direc 11. Prestigiando o evento estava a Profª Nádia Dorian Cerqueira, diretora regional da DIREC 11.
O resultado final ficou assim. 1º Lugar: música Respiro Você, defendida por Gilmar de Castro, da cidade de Olindina – Colégio Oliveira Brito. 2º Lugar: canção Lembranças de Amigo, da intérprete e compositora Wilmaiali Oliveira, da cidade de Fátima – Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima. 3º Lugar: música Encontro, de Iriane Barbosa, interpretada por ela e sua irmã Isabela, do Colégio Maria Macedo, da cidade de Cipó. O prêmio para o primeiro lugar foi um computador completo. O segundo lugar recebeu um aparelho de som e o terceiro um aparelho de DVD com MP3.
A nossa representante, Adla Fontes, ficou na 10ª colocação e disse que estava feliz pela participação. Ela deu o seu melhor. Representou dignamente o Colégio José Dantas de Souza.
Informes e dicas

GINCANA
A 1ª Gincana do CEJDS será dia 05 de setembro. Uma das tarefas já foi definida: arrecadação de alimentos. A distribuição será feita pelos alunos do CEJDS aos carentes. Boa ação.

Filosofia e Sociologia
Estas duas disciplinas já estavam inclusas na matriz curricular do CEJDS, mas, a partir de agora, 2008, terá que ter 2 aulas por semana nas suas respectivas séries. Liderança de grupo desapareceu.

Novas disciplinas
Teatro, Informática Educativa e Espanhol são as novíssimas disciplinas do CEJDS. A primeira será a base para realização do I Festival de Teatro do CEJDS, que comporá a Semana da Cultura, quando novembro chegar.

Candidatíssimo
O professor Allan não resistiu aos apelos alucinógenos da política e é candidato a vice-prefeito em Poço Verde – SE. Na última eleição, ele ficou 1º suplente de vereador. Será que agora vai?. Todos do CEJDS torcem pelo seu sucesso. Se mais professores se candidatassem, o Brasil tinha tudo para ser um pouco melhor.

Aviso importante
Banda CRONNUS. Atração da I Gincana Cultural do CEJDSO diretor do CEJDS faz questão de informar aos alunos que é importante participar ativamente da eleição municipal. Entretanto avisa: faltar aula para ir a comícios não é um bom negócio. “É possível participar do processo eleitoral e continuar fazendo suas atividades escolares”, afirma o diretor.

Novos professores

Além dos colaboradores Clóvis Júnior e Dalila Torres, da Professora de Português Adriana Fontes e do Professor de Matemática Gilvândio, agora foi solicitada a contratação do professor José Mário. Ele já ministra aulas de História, Sociologia e Português. Se depender da Profa. Nádia Dorian, Gerente da DIREC 11, nenhum colégio ficará sem professor. Ela detesta ver aluno sem aula.

Cálculo exato

O aluno Everton Souza Santos, da 2ª série A, matutino, do CEJDS, foi o 1º colocado na Olimpíada Brasileira de Matemática, versão 2008, realizada na escola em 26 de Agosto último. Ele cravou 16 alternativas certas, acertando 80% das questões da prova. Só para se ter uma idéia, o 2º colocado acertou apenas 9 questões. Os professores Claudiano, Alan, Gilvândio e Roque que se cuidem!

O próximo desastre

O alunado do CEJDS está contando os dias para a chegada do próximo amistoso entre alunos e professores. O último ficou marcado na história: 18 X 7. Os bravos professores conseguiram tomar 18 chulapadas virílicas. Dizem que a culpa foi dos alunos. Só havia uma única torcedora na arquibancada. Vai ser difícil ela torcer sozinha na próxima vez. Desastre à vista!!!

Sala de informática

Finalmente! A sala de informática do Proinfo funciona. Ainda sem a Internet, mas funciona. Os 10 computadores em rede já estão sendo disputados. Muitos já dominam o rato, falta o resto. A outra sala, com 21 computadores, será liberada em breve.

Teatro

As turmas do 1º e 2º anos A e B, do turno matutino do CEJDS, já estão ensaiando as peças que serão apresentadas no final do ano, na 1ª Semana Cultural do CEJDS. O 1º ano está montando O Noviço, de Martins Pena. O 2º ano monta Os irmãos das almas, do mesmo autor.

O administrador e o crítico de Vara Curta

Todos nós sabemos quão difícil é administrar com sucesso, principalmente recursos públicos. Há uma quantidade enorme de políticos que não sabem nada e apregoam revoluções impossíveis. Já topei com muitos. Conheço esquerdista que só votaria em Che Guevara. Mesmo morto, seria o maior de todos os presidentes do Brasil. Maior ainda que Lula. Agora, quando estão no poder....Nossa! Que diferença!!!
Jadiel vivia batendo no prefeito da cidade, dizendo que o mesmo era incompetente. “Se fosse eu seria assim. Se fosse eu o prefeito seria assado.” De tanto criticar, o povo o elegeu vereador. Na câmara só fazia bater. Nada havia de certo. Tudo estava errado. Se fosse ele a coisa seria diferente etcétera e tal. Chegaram as novas eleições e Jadiel era o nome mais cotado para prefeito. Todos os opositores reuniram-se em torno do seu nome. A campanha foi para as ruas. Era Jadiel o líder das pesquisas. Finalmente o município de Vara Curta teria um prefeito competente. Os varacurtenses já tinham na ponta da língua o nome do futuro prefeito: Jadiel Morais.
Faltava pouco para o dia do pleito quando começa um zumzumzum pela cidade. Um absurdo! A lotérica fechada. Algum problema aconteceu. Estava fora o sistema! E agora? Como pagar as contas de água e luz. Como retirar o bolsa-família. E a aposentadoria, meu Deus! Ninguém conseguia pagar nada nem receber, já que era a única, poderíamos dizer, agência bancária da cidade. Quem era o proprietário da lotérica? Era o candidato a prefeito, o crítico das coisas erradas, o Jadiel Morais.
O tempo foi passando e a paciência dos varacurtenses diminuindo. Muitos se deslocavam para outras cidades. Lá, tudo funcionava bem. Um apostador, vendo a Mega Sena acumulada, e doido para ficar rico, fez a aposta em outra cidade e resolveu descobrir a verdade. Não demorou muito. Revelou o cliente, depois de ligar para uma quantidade enorme de 0800, que o Jadiel não estava administrando bem a sua lotérica. Havia um rombo e a lotérica foi fechada até a quitação do débito. O candidato apoiado pelo prefeito descobriu tudo. Em menos de quinze dias foi de povoado em povoado mostrando a “competência” de Jadiel. O resultado foi o esperado: Jadiel perdeu!
Em política, a incompetência do adversário conta muito. Não basta criticar. Tem que ter competência para fazer sempre melhor que o outro.