Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

O futuro dos políticos de Heliópolis

Já que este blog é mais analítico que noticioso, e já que não acontece nada de novo entre a Vaca Brava e o Tijuco, vamos colher informações do futuro de alguns políticos de Heliópolis, se a coisa continuar andando neste ritmo. São opiniões colhidas em diversos pontos da cidade.

1- Zé do Sertão – Tem que vencer desta vez por ele. Na eleição passada, venceu porque lhe deram o poder. As atrapalhadas pardalescas fizeram José Emídio renascer das cinzas. Se perder agora, mostrará que foi incompetente e será difícil convencer o povo novamente.
2- Zé Guerra – A sobrevivência do PT está em suas mãos. Se sua candidatura crescer, o PT vai junto. O contrário também é verdade. Se perder essa, entrará para a história como o político que mais tempo dirigiu um partido de oposição e não elegeu um vereador sequer. Seguramente dará adeus à política. Não terá mais clima para o embate democrático. Será conhecido como o homem que impediu o PT de fazer o prefeito de Heliópolis. Mas o PT sobreviverá.
3- Gama – Está tocando fogo no resto de pólvora que tem. Sua salvação é Toxó, Tonho de Belo e Senhor de Alfredo. Desgastado, procura uma saída na teimosia duma candidatura inviável. Mas não tem nada a perder. Quem perde é Toxó. A candidatura de Gama ajuda o prefeito e sepulta definitivamente Marivaldo e o vereador Valtinho.
4- Mendonça – Agarra-se à candidatura de Waltinho do BNB, seu cunhado, para continuar sobrevivendo politicamente. Está bem para vereador, tem o apoio do PC do B e continuará respirando, mesmo que Waltinho perca. Se o cunhado vencer, será Secretário e uma das cabeças principais do futuro governo.
5- Renilson – Está arrependidíssimo de ter entrado no PT, mas ainda tem eleitores fiéis. Na hipótese de desistir de uma candidatura a vereador, pode garantir a eleição de um outro. Se o nome de Zé Guerra pegar, tem eleição garantida.
6- Gaminha – Há um cheiro de despedida da política. Meteu-se numa transação comercial sem nenhum pudor. Sua candidatura já é uma desmoralização. Sua eleição, um absurdo. Já anunciou que não será candidato a vereador. Tomara! Será o seu melhor gesto político e encerrará sua carreira como presidente do Legislativo Municipal.
7- Valdir do Bujão – Continuará sendo o homem que foi sem nunca ter sido.
8- Landisvalth – Dificilmente será candidato a alguma coisa este ano. Sua missão de organizar o Colégio Estadual José Dantas de Souza ganha corpo.
9- Waltinho do BNB – Se o poder cair-lhe no colo e souber aproveitá-lo, poderá ser a nova revelação da política municipal. Se optar para fazer o que os outros fizeram, será apenas mais um.
10- Ana Dalva – É a sua última tentativa. Ninguém agüenta dar tanto murro em ponta de faca. Se vencer, para qualquer cargo, será uma das grandes revelações da política de Heliópolis, esteja do lado que estiver.